Televisión Española

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
TVE
Televisisón Española
TVE logo.
País  Espanha
Fundação 28 de outubro de 1956 (57 anos)
Proprietário Estado Espanhol
Presidente Alberto Oliart
Slogan Parte de ti
Cobertura nacional
Página oficial www.rtve.es
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 135
SKY Brasil
Canal 109
Oi TV
Canal 162
Vivo TV
Canal 447
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 205
CaboNNet
Canal 67
TV Alphaville
Canal 139
Vivo TV
Canal 177
Radio Universidad Nacional de La Plata. 85 Aniversario, 1924-2009. Toda una vida.pdf

Televisión Española (TVE) é o canal de televisão mais antigo da Espanha. A empresa foi fundada no dia 28 de Outubro de 1956 e pertence à Corporación de Radio y Televisión Española (RTVE) desde o dia 1 de Janeiro de 2007. A Corporación de Radio y Televisión Española engloba tanto a própria Televisión Española (TVE) como a Radio Nacional de España (RNE), o Instituto Oficial de Radio y Televisión (IORTV) e a Orquestra y Coro de Radiotelevisión Española. Está associada a União Europeia de Radiodifusão.

A TVE é a marca de referência do maior grupo audiovisual da Espanha. Está presente nos cinco continentes via satélite e através dos principais operadores de cabo da Europa, América e Ásia. A RTVE participa no canal de notícias Euronews até maio de 2008 e no apoio à producção de cinema espanhol.

No dia 11 de Maio de 2006, aprovou-se uma nova lei da radiotelevisão pública em Espanha. Em Janeiro de 2007, iniciou-se a aplicação de um polémico plano de reestruturação da RTVE que despede 4.150 trabalhadores fixos maiores de 52 anos (a 31 de Dezembro de 2008, para reduzir custos, enquanto abre as portas a várias centenas de novos trabalhadores mediante oposições, além de fixar uma alta percentagem de trabalhadores contratados.

Frente aos 9.212 empregados da RTVE a finais de 2006, a RAI (Itália) tinha contratado 11.800 trabalhadores, France Télévision tinha contratado 13.500; a BBC superava os 20.000 trabalhadores contratados, enquanto as alemãs ARD e ZDF somavam entre as duas cerca de 40.000 trabalhadores contratados. No entanto, a TVE é a televisão que mais se endividou de todas elas porque desde 1984, os governos PSOE (primeiro) e os conservadores do Partido Popular incumpriram a lei da rádiotelevisão e o ente público RTVE deixou de receber ajudas do estado.

Nos últimos 22 anos, a gestão da TVE não custou dinheiro ao contribuinte, mas o défice contável gerado a partir da aparição das televisões privadas teve que ser pago com subscipções de dívida que a banca privada espanhola assumiu com a garantia do estado e que agora o estado assumirá.

Desde o dia 1 de Janeiro de 2010, financia-se através de subvenções públicas e impostos directos sobre os operadores privados de televisão e telecomunicações, abandonando o mercado publicitário. Espanha é um dos poucos países da União Europeia onde os cidadãos não pagam para subvencionar de maneira parcial ou total a radiotelevisão pública.

Logotipos[editar | editar código-fonte]

Canais da TVE[editar | editar código-fonte]

Canais extintos[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Canal Ano Media
RTVE 2010 24,1%
La 1 2010 16%
La 2 2010 3,1%
24h 2010 0,7%
Teledeporte 2010 1,1%
Clan 2010 3,2%

[1]

Jornalistas[editar | editar código-fonte]

Telejornais[editar | editar código-fonte]

  • Pilar Múñiz (Telediario 1)
  • Ana Blanco (Telediario 2)
  • Oriol Nolis (Telediario Fin de Semana)

Desporto[editar | editar código-fonte]

Informação[editar | editar código-fonte]

Meteorologia[editar | editar código-fonte]

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Canais da TVE[editar | editar código-fonte]

Televisão aberta[editar | editar código-fonte]

Televisão paga[editar | editar código-fonte]

Páginas externas[editar | editar código-fonte]