La Rioja (Espanha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Espanha La Rioja  
—  Comunidade autónoma  —
Bandeira de La Rioja
Bandeira
Brasão de armas de La Rioja
Brasão de armas
Locator map of La Rioja.png
Capital Logroño
Administração
 - Presidente Pedro Sanz Alonso (PP)
Área
 - Total 5,045 § km²
População (2005)
 - Total 301,084
    • Densidade 59,67/km2 
Gentílico: riojano, -a
Províncias La Rioja não está dividida em províncias.
Idioma oficial Castelhano
Estatuto de autonomia 9 de Junho de 1982
ISO 3166-2 ES-LO
Congresso
Senado
4 assentos
1 assentos
Sítio Governo de La Rioja
§ 1,0% da área total de Espanha
0,7% da população total de Espanha
O Ebro em La Rioja

La Rioja é uma comunidade autónoma espanhola constituída por apenas uma província, com o mesmo nome, localizada no norte da Península Ibérica. Inclui parte do vale do Ebro, ao norte, e o sul o Sistema Ibérico.

Por se constituir de uma única província não há Conselho Municipal e é organizado em 174 municípios. A sua capital é Logroño. Outras cidades importantes são Calahorra, Arnedo, Haro, San Asensio, Navalsaz, e Nájera.

Faz fronteira com o País Basco ao Norte (Província de Álava); Navarra, no nordeste; Aragão ao sudeste (província de Saragoça) e Castilla y León no oeste e sul (província de Burgos, Soria).

Antiga terra de tribos pré-romanas como berones,pelendones e bascos, depois de reconquistada dos muçulmanos fez parte do Reino de Pamplona-Nájera, do Reino de Viguera e do Reino de Navarra, sendo posteriormente incorporada o Reino de Castela.

La Rioja permaneceu dividida entre as administrações municipais das províncias de Burgos e Soria até 1833, quando se criou a província de Logroño, mudando o nome da província para La Rioja, em 1980, como um prelúdio para a sua constituição como Comunidade Autônoma, na sequência da aprovação do Estatuto do San Millán, em 1982, segundo a qual é uma região com identidade histórica. A primeira referência a La Rioja aparece na Carta de Miranda de Ebro em 1099.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Bandeira[editar | editar código-fonte]

A bandeira foi aprovada pela antiga província de logronho em 1979 e aparece no Estatuto de autonomia de 1982, segundo o qual a bandera está formada por quatro faixas horizontais e de igual tamanho, de cores vermelha, branca, verde e amarelo.[1] Além disso, o escudo figura no centro da bandeira[2]

Escudo[editar | editar código-fonte]

O escudo de La Rioja é descrito heraldicamente nos artículos sexto e sétimo da Lei 4/1985, de 31 de maio (BOLR n.º 64, de 4 de junho):

"O escudo de La Rioja é, estruturalmente, um escudo partido, timbrado com a coroa real fechada. Na parte direita, de ouro o campo, a Cruz vermelha de Santiago alçada sobre o Monte Laturce e franqueada por duas conchas, esmaltadas en prata e silhuetadas em gules. En la partición esquerda, sobre o campo de gules, un castelo de ouro de três torres sobre uma ponte, pelo qual corre um rio em prata. Na borda luzem três flores de lis."

Demografia[editar | editar código-fonte]

A Rioxa conta, segundo dados do INE de 2010, com uma população de 322.415 habitantes, sendo 161.884 homens e 160.531 mulheres, 713 pessoas a mais que no ano de 2009, com uma densidade populacional de 63,76 habitantes por km².[3] É a Comunidade autónoma com menor população da Espanha. Sua capital, Logronho, com 152.650 habitantes, é a cidade mais povoada.

Comarcas[editar | editar código-fonte]

Comarcas da Rioxa.

A Comunidade da Rioxa carece de uma comarcalização que tenha relevância administrativa. Tradicionalmente é usado os nove partidos judiciais que existiam na antiguidade, correspondentes a Haro, Santo Domingo de la Calzada, Nájera, Logronho, Torrecilla en Cameros, Calahorra, Arnedo, Alfaro e Cervera del Río Alhama.

De forma geral, a Rioxa se considera dividida em três subregiões, quais sejam: Alta, Media e Baja, baseando-se na passagem do rio Ebro, contando cada uma delas como zona de vale na sua zona norte, de clima mediterráneo e zona de serra na zona sul, de clima continental.

Em outras palavras, a Rioxa está dividida da seguinte maneira:

Principais localidades[editar | editar código-fonte]

Concatedral de Santa Maria da Redonda, Logronho.
Localidade Habitantes (2010)[4]
Logroño 152.650
Calahorra 24.876
Arnedo 14.425
Haro 11.960
Alfaro 9.813
Nájera 8.404
Lardero 8.118
Santo Domingo de la Calzada 6.737
Villamediana de Iregua 6.723
Autol 4.385
Logronho, capital de La Rioja com 152.650 habitantes

Ainda na mesma pesquisa, dos 174 municípios da comunidade, em 150 há mais homens do que mulheres, em 2 deles a quantidade é igual e 22 tem mais mulheres que homens.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Artículo 3, apartado 1 del Estatuto de Autonomía de La Rioja (ley orgánica de 9 de junio de 1982). http://www.larioja.org/nuestra_comunidad/estatuto/pdf/estatuto.pdf
  2. Signos de identidad riojana. Artículo séptimo de la Ley 4/1985, de 31 de mayo (BOLR nº 64, de 4 de junio)
  3. Datos de población por municipios del INE
  4. Nomenclátor INE
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.