NHK

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
NHK
Japan Broadcasting Corporation
Nippon Hōsō Kyōkai / Nihon Hōsō Kyōkai
日本放送協会
Logotipo da NHK, conhecido como "os ovos da NHK". A estrutura principal do logotipo pouco mudou desde 1953.
Tipo Rede pública de rádio e televisão aberta
País  Japão
Fundação 22 de março de 1925 (rádio)
1950 (televisão)
Proprietário Governo do Japão
Presidente Masayuki Matsumoto
Chefe do comitê
Kenichiro Hamada
Membros comitê
Ihara Lyot
Susumu Ishihara
Tatsuo Uemura
Kenji Kitahara
Seiichi Otaki
Nami Takenaka
Shun Matsushita
Eiko Watanabe
[1]
Cidade de origem Shibuya , Tóquio
Sede Rua Jinnan, Shibuya , Tóquio
Estúdios Shibuya , Tóquio
Slogan まっすぐ,真剣
Sério, simples
Formato de vídeo 240i (LDTV)
480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos NHK General TV
NHK Educational TV
NHK World
NHK Premium
Cobertura Internacional
Emissoras próprias NHK General TV
NHK Educational TV
Nome(s) anteriore(s) Japanese Radio Station (1925-1926)
Página oficial NHK Online
NHK Brasil
NHK World
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 139
SKY Brasil
Canal 111
GVT TV
Canal 140
Vivo TV
Canal 458
Disponibilidade por cabo
Vivo TV
Canal 171
NET
Canal 147/207
Sim TV
Canal 115
TV Alphaville
Canal 143
Astro
Canal 85
Cabo Telecom
Canal 904 (HD)
TCM
Canal 200

NHK (em japonês: 日本放送協会, transl. Nippon Hōsō Kyōkai, oficialmente em inglês Japan Broadcasting Corporation, Corporação de Radiodifusão Japonesa) é a organização nacional de radiodifusão pública do Japão.[2] A NHK, que sempre se identificou ao seu público pela pronúncia inglesa de suas iniciais,[3] é uma corporação de propriedade pública financiada pelos pagamentos de uma licença de televisão paga por seus telespectadores.

A NHK opera dois serviços de televisão terrestre (NHK General TV e NHK Educational TV), três serviços de televisão via satélite (NHK BS-1, NHK BS-2 e NHK Hi-Vision, um serviço de televisão de alta-definição e três redes de rádio (NHK Radio 1, NHK Radio 2 e NHK FM).

A NHK também fornece um serviço de rádio e teledifusão internacional, conhecido como NHK World. A NHK World é composta pela NHK World TV, NHK World Premium, e pelo serviço de rádio em ondas curtas NHK World Radio Japan.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1925 a Tokyo Broadcasting Station começa a transmitir sob a licença provisória o que seria a Rádio NHK atualmente. O primeiros programas da Rádio NHK divulgava a música japonesa, entretenimento, jogos e música ocidental.[4]

No ano de 1926 Tokyo Broadcasting Station passa a se chamar Nippon Hoso Kyokai (Japan Broadcasting Corporation), ou NHK.

Em 1931 é inaugurada sua segunda estação de rádio a Rajio Nenkan (atual NHK Nenkan). Em 1932 o número de contratos de recepção de radiodifusão ultrapassa um milhão.

No ano de 1943 é publicado seu primeiro dicionário japonês o Nihongo Akusento Jiten (atualmente chamado de NHK Nihongo Hatsuon Akusento Jiten)

Em 1956 é inaugurado seu primeiro museu o Broadcast Museum (Museu da Transmissão) atualmente chamado de NHK Broadcasting em Atagoyama. em 1959 as transmissões da televisão educativa começam a ser implantadas.

Primeira transmissão em cores é feita pela TV NHK em 1960. Em 1963 é lançado o primeiro satélite para transmissão da TV NHK, uma parceria entre Japão e EUA. A TV NHK faz a cobertura do XIII Jogos Olímpicos em Tóquio. É oficializada em 1969 a transmissão permanente da Rádio NHK.

=

Logo NHK Educacional TV
Logo NHK General TV

Transmissão de todos os programas de televisão NHK em cores são oficializados em 1971. Uma revista 50 Anos de Radiodifusão japonês publicada em 1977 pela NHK. Em 1978 iniciam os primeiros testes do satélite de transmissão de TV genuinamente japonês.

Primeira transmissão do teletexto para os deficientes auditivos começado em Tóquio e Osaka eno ano de 1983. É lançado com sucesso o BS-2a em 1984, as primeiras transmissões via satélite são realizadas. Teste de radiodifusão por satélite começam A primeira pesquisa da NHK "Os japoneses e a Televisão" são iniciadas em 1985. Em 1986 a transmissão via satélite do satélite BS-2b é iniciada. Em 1989 a regular transmissão de radiodifusão por satélite começa.

Transmissão via satélite do BS-3b é iniciada as transmissões Hi-Vision começam em testes em 1991. No ano de 1994 as transmissões Hi-Vision fase 2 começam. Em 1995 a NHK Internacional é lançada. Seu primeiro site é inaugurado em 1996. O canal Geral TV começa a ser transmitido 24 horas de serviço em 1997. No ano de 1998 o serviço Digital internacional de radiodifusão da NHK World começa. A NHK World começa suas transmissões 24 horas de serviço em 1999. No mesmo ano o Museu NHK Broadcasting bate recorde com 3 milhões de visitantes.

Transmissões digitais terrestres começar no aniversário de 50 anos da televisão no Japão em 2003. É comemorado o 80º aniversário do início da radiodifusão no Japão em 2005. No ano de 2006 é lançamento de transmissões digitais terrestres em capitais e provinciais em todo o Japão. A NHK On-Demand serviços de distribuição de programas é iniciado. Comemoração do 50º aniversário da televisão educativa e do 20º aniversário da radiodifusão por satélite. [5]

Programação[editar | editar código-fonte]

Notícias[editar | editar código-fonte]

A NHK transmite notícias locais, nacionais e mundiais. NHK News 7 oferece transmissões bilíngües sobre NHK Geral TV NHK World e Premium NHK World. Seu programa de notícias atual (carro-chefe) é o News Watch 9.Transmitido em toda rede. Além disso possui programas como 30 Minutes antigo NHK NewsWatch que durou 6 anos no país. Em 2 de fevereiro de 2009, NHK World mudou e o telejornal carro-chefe para o Newsline , mudando também para canais como NHK Premium. Outros jornais com o Ohayou, News7 e Gendai fazem parte da grade da programação da NHK em 2012.[6] [7] [8] [9] [10]

Alertas de emergência[editar | editar código-fonte]

Por lei a TV NHK está sob a obrigação de transmitir relatórios de emergência, alerta precoce em tempos de desastres naturais, como terremotos e tsunamis . Sua rede nacional de sismógrafos em cooperação como a Agência Meteorológica do Japão, a NHK é capaz de transmitir a notícia em apenas 3 minutos após o terremoto. Eles também transmitem avisos de ataque aéreos em caso de guerra, usando o sistema J-alerta[11] . Todos os avisos são transmitidos em cinco línguas: inglês, mandarim, coreano e português (devido a imigrantes no Japão), além do japonês. Os avisos foram transmitidos durante o dia 11 de março de 2011 terremoto e do tsunami no Japão. [12]

Educativos[editar | editar código-fonte]

Os programas de educação são vistos em todo o país em escolas primárias. Tensai Terebikun MAX (mais conhecido como TTK) é um show que combinando educação com entretenimento. O elenco é formado por 24 crianças de idades de 8 a 14.

Previsão do tempo[editar | editar código-fonte]

Tempo é divulgado com detalhe, de âmbito nacional e internacional para os viajantes.

Esportes[editar | editar código-fonte]

A NHK transmite desde 1953 o torneio de Grand Sumo, o campeonato Koshien Stadium beisebol do ensino médio, os Jogos Olímpicos, Festival Nacional de Esportes do Japão e uma série de outros esportes. NHK também detém os direitos de transmissão da FA Premier League no Japão.

Variedade[editar | editar código-fonte]

O canal dispõe de dois programas de variedades sendo eles o Asaichi e Gatten, onde são apresentados curiosidades, culinária, artistas e ciências.[13] [14]

Música[editar | editar código-fonte]

Um dos programas de música tradicionais da NHK é o Kōhaku Uta Gassen realizado nas festas de fim de ano.[15] O Music Japan é apresentado a cada semana com assuntos do J-music.[16] J-Melo é o programa de música da NHK a ser o primeiro gravado inteiramente em Inglês para consumo internacional. O programa na Orquestra Sinfônica NHK são transmitidos apresentações clássicas do japão e do mundo[17] . O programa Songs apresenta notícias de artistas consagrados na música japonesa, como o ritmo musical Enka entre outros[18]

Drama[editar | editar código-fonte]

Dramas apresentados no Teatro NHK são freguentes e outros em estúdios como a saga "Sakura Yae" , Made in Japan e Love, são as principais dramas do canal.[19] [20] [21]

Documentários[editar | editar código-fonte]

A NHK se tornou conhecido por suas séries de documentários, como os programas História da Família, NHK Especial , BS Documentário Mundial e Darwin,Criaturas lendárias.[22] [23] [24] [25]

Infantil[editar | editar código-fonte]

Okaasan to Issho é o mais antigo espetáculo para crianças no Japão, indo ao ar atualmente na NHK-ETV. Vila Sésamo foi uma dos primeiros programas importados, estreando em 1971. Os programas atuais da NHK para crianças são School Live Show, Lei do R, Adolescentes e Inglês Purekiso.[26] [27] [28] [29]

Serviços da NHK World[editar | editar código-fonte]

Estúdios e Afiliadas da NHK.

NHK World TV[editar | editar código-fonte]

A NHK World TV é a subdivisão internacional da NHK responsável por transmitir notícias e informações sobre o Japão e a Ásia em geral para o resto do mundo. Sua programação é transmitida principalmente em língua inglesa (sendo que alguns programas podem também serem transmitidos em idioma japonês). Começou como um canal de notícias em fevereiro de 2009 usando o logotipo da NHK tradicional. Anteriormente, usava o logotipo dos 3 ovos da NHK. Atualmente, usa o seu próprio logotipo em sua programação, encontrando-se no canto superior esquerdo da tela durante a exibição de seus programas, sendo a única exceção o programa Newsline, sendo que nesse caso o logo se localiza no canto inferior esquerdo da tela.

Pode ser sintonizado via Internet e em sinal FTA via satélite em formato SDTV e HDTV (com idioma inglês e japonês) pelas antenas parabólicas em praticamente todo o mundo, através dos satélites Intelsat 10 em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Macau, Timor-Leste e também em muitos países da Europa, grande parte da África, Oriente Médio, sudoeste e centro da Ásia e parte da Oceania; pelo Intelsat 8 para a região de Macau, Timor-Leste e resto da Ásia e região do Pacífico; e pelo satélite Intelsat 9 para o Brasil e resto do continente americano.[30]

NHK World Premium[editar | editar código-fonte]

A NHK World Premium possui uma variedade maior em sua programação, transmitindo notícias, programas infantis, esportes, música e documentários. Diferentemente da NHK World TV, que transmite sua programação prioritariamente em inglês, a World Premium exibe seus conteúdos voltados mais para a língua japonesa. Na Europa possui o nome de JSTV e nos Estados Unidos é chamado de TV Japan. Esse serviço só é transmitido através de pagamento de uma taxa para a Japan International Broadcasting Inc. (responsável pelo canal), ou através de serviços de TV por assinatura.

NHK World Radio Japan (RJ - Radio Japan)[editar | editar código-fonte]

A Radio Japan transmite notícias, músicas e outras variedades focadas no Japão e o continente asiático em geral num total diário de 65 horas. Ela providencia dois serviços: o General Service, que é transmitido mundialmente nos idiomas inglês e japonês, e o Regional Service que é transmitido em áreas específicas em 17 idiomas, sendo eles: inglês, português, árabe, bengali, birmanês, russo, chinês, francês, espanhol, persa, hindi, tailandês, coreano, vietnamita, suaíli, urdu e indonésio.

Ambos serviços são disponíveis através do rádio de ondas curtas e via Internet, sendo que o General Service também pode ser sintonizado através dos satélites Intelsat 8, 9 e 10 - a mesma forma que a NHK World TV.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Domo-kun (どーもくん) é o mascote oficial da NHK. Feito em animação stop-motion, ele aparece nas vinhetas de 30 segundos da emissora durante os programas com o propósito de identificação do canal para a sua audiência.

Ele ganhou esse nome durante o segundo episódio do seu show, em que o narrador disse "dōmo, konnichiwa" (どうも、こんにちは), que em japonês é uma palavra de boas-vindas que quer dizer "Olá!", mas também pode ser interpretado pela frase "Olá, Domo!", tornando tal frase em um trocadilho. O sufixo kun em seu nome é um pronome usado no Japão para se referenciar a jovens do sexo masculino.

Começou a se tornar um personagem muito popular fora do Japão devido a uma propaganda que circulava na Internet que mostrava dois Domos perseguindo um gatinho, com a frase escrita "Every time you masturbate... God kills a kitten" ("Toda vez que você se masturba... Deus mata um gatinho", em português). No Brasil, ele se tornou popular através de frequentes piadas feitas pela enciclopédia humorística Desciclopédia, que o chama de mafagafo.

Sua popularidade o fez ganhar 5 jogos de videogame pelo Nintendo DSi, ter uma série de mangá própria nos Estados Unidos e no Canadá, ter curtas-metragens próprias feitas e exibidas pela Nickelodeon, além de ter sido usado como propaganda pelo hipermercado americano Target e pela rede de lojas de conveniências 7-Eleven.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre NHK
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.