La 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de es:La 1. Ajude e colabore com a tradução.
La 1
Tipo DVB-T, DVB-C e DVB-S
País  Espanha
Fundação 28 de outubro de 1956
por Santiago González
Pertence a Televisión Española
Cidade de origem Torrespaña (Madrid)
Formato de vídeo 16:9
Audiência 14,2% (janeiro de 2012, formulatv)
Nome(s) anteriore(s) TVE 1
La Primera
Página oficial www.rtve.es
Disponibilidade aberta e gratuita
Espanha TDT
Andorra TDT
Andorra: 45
Disponibilidade por satélite
Canal+
Dial: 11
Disponibilidade por cabo
ONO
Dial: 1
R
Dial: 111
Euskaltel
Dial: 8
Telecable
Dial: 1
Disponibilidade via ADSL
Imagenio
Dial: 1
Orange TV
Dial: 1
Disponibilidade digital
RTVE
Transmissão online

La 1 é o primeiro canal de televisão de Televisión Española, grupo que pertence a corporação pública Radiotelevisión Española. Conta com uma programação generalista para todos os públicos, e desde 2009 é líder de audiência na Espanha.[1]

É o primeiro canal de televisão que emitiu na Espanha, começando suas transmissões oficiais em 28 de outubro de 1956. Desde então recebeu vários nomes como VHF, Primer Programa, Programa Nacional, Primera Cadena, TVE1, La Primera e o atual La 1. La denominação Televisión Española também é utilizada para referir-se só a este canal, embora o grupo gerencia mais canais.

História[editar | editar código-fonte]

Inauguração da Televisión Española[editar | editar código-fonte]

Televisión Española começou suas transmissões regulares em 28 de outubro de 1956, desde seus estúdios localizados en Paseo de la Habana, em Madrid. Em sua origem, TVE foi um agência do governo que dependia da Dirección General de Radiodifusión y Televisión do Ministerio de Información y Turismo, então dirigido por Gabriel Arias Salgado. Por sua vez, o primeiro diretor do canal foi Jesús Suevos Fernández, um dos fundadores de Falange em Galiza. O momento do início da transmissão foi próximo ao aniversário de criação da Falange Española, que ocorreu um dia depois.[2]

As transmissões regulares da TVE começaram às 20:30 horas, com a intervenção do ministro Arias Salgado e o diretor da TVE. Em continuação, foi realizada uma cerimônia religiosa para abençoar os estúdios em honra de Santa Clara, padroeira da televisão.[2] Depois houve um musical, documentário NO-DO, uma exibição de danças tradicionais pelo Coros y Danzas da Sección Femenina, e um concerto de piano.[3] A transmissão acabou antes da meia noite. Na ausência do sistema de videoteipe naquele tempo, os primeiros minutos de transmissão não estão no arquivo do canal, que só tem imagens dos momento gravados pelo NO-DO. Gabriel Arias Salgado pronunciou as primeiras palavras:

Cquote1.svg Hoje, dia 28 de outubro, domingo, dia de Cristo Rei,a quem foi dado todo o poder no Céu e na Terra, inauguram os novos equipamentos e estpudios da Televisión Española.[4] Cquote2.svg

Essa abertura só pode ser assistida em algumas partes da capital espanhola, mas relatos da mídia sugerem que o sinal poderia ser captado à 60 km de Madrid.[5] Muito poucos tiveram um televisor que custava 30.000 pesetas, um preço alto para a época. Houve apenas um parque de 600 beneficiários, que eram em sua maioria idosos presentes em altos cargos do franquismo, pelos seus respectivos Ministérios.[6]

Referências

  1. 2009, el año en que TVE arrebató a Telecinco el liderazgo de la audiencia. 20 Minutos (30 de dezembro bde 2009). Página visitada em 27 de setembro de 2010.
  2. a b El ministro de Información inauguró oficialmente la televisión en Madrid. ABC (30 de outubro de 1956). Página visitada em 27 de setembro de 2010.
  3. El nacimiento y la llegada de la televisión. Ministerio de Educación de España. Página visitada em 26 de setembro de 2010.
  4. TVE, «para servir a Dios y a la política española». ABC (6 de abril de 2010). Página visitada em 26 de setembro de 2010.
  5. El ministro de Información inauguró oficialmente la televisión en Madrid. La Vanguardia (30 de outubro de 1956). Página visitada em 28 de setembro de 2010.
  6. Primeros años de Televisión Española. Televisión Española. Página visitada em 28 de setembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre La 1