Badajoz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Espanha Badajoz  
—  Município  —
Vista do centro da cidade da margem direita do rio Guadiana
Vista do centro da cidade da margem direita do rio Guadiana
Bandeira de Badajoz
Bandeira
Brasão de armas de Badajoz
Brasão de armas
Badajoz está localizado em: Espanha
Badajoz
Localização de Badajoz na Espanha
Badajoz está localizado em: Estremadura (Espanha)
Badajoz
Localização de Badajoz na Estremadura
38° 53' N 06° 58' O
Comunidade autónoma Estremadura
Província Badajoz
Fundação 875 (1 139 anos)
 - Alcaide Miguel Ángel Celdrán Matute (PP) (2007)
Área
 - Total 1 470 km²
Altitude 184 m (604 pés)
População (2012)
 - Total 152 270
    • Densidade 103,59/km2 
Gentílico: pacense
badajocense
badajocenho(a)
Fuso horário CET (UTC+1)
 - Horário de verão CEST (UTC+2)
Código postal 06001 - 06012
Sítio www.aytobadajoz.es

Badajoz é uma cidade e município raiano da Espanha na província de homónima, da qual é capital, da comunidade autónoma da Estremadura. Integra a comarca da Terra de Badajoz, tem 1 470 km² de área e em 2012 tinha 152 270 habitantes (densidade: 103,6 hab./km²), que representa aproximadamente 20% da população da província e 7% da Estremadura.

Batizada pelos seus fundadores muçulmanos Batalyaws (em árabe: ﺑﻂﻠﻴﻮﺱ, a sua designação em português vernáculo era, até ao período da dinastia filipina, Badalhouce,[1] termo esse que persiste ainda hoje em galego.[2] Além de ser a maior cidade da Estremadura, é também o principal centro económico da região estremenha. Situa-se junto à fronteira com a cidade portuguesa de Elvas a 8 km de distância, à beira do rio Guadiana, um dos rios mais importantes da península Ibérica, que atravessa a cidade de leste para oeste, virando em seguida para sul. Apesar da dimensão do município ser bastante menor do que no passado, Badajoz é o terceiro maior município de Espanha em área, a seguir a Cáceres e Lorca. Tem 10 núcleos populacionais, dentre os quais se destacam, além da cidade, Gévora, Valdebótoa e Villafranco del Guadiana, todos com mais de mil habitantes.

A cidade foi fundada em 892 por ibn Marwan, durante a ocupação muçulmana da península Ibérica, num local habitado desde os tempos pré-históricos mais remotos e sobre um povoado visigodo já então desaparecido ou pelo menos muito degradado, usando o ciimo de uma das duas colinas que dominam a cidade: o Cabeço da Muela ou o Cabeço do Monturio. Em frente, na margem direita do Guadiana, situam-se as Cuestas (encostas) de Orinaza ou Cerro de San Cristóbal, também conhecidas antigamente como Baxernal ou Baxarnal. A fundação da cidade é comemorada pelos seus habitantes, denominados pacenses, na festa Almossasa Batalyaws, realizada em finais de setembro.

A parte mais antiga da cidade é chamada Casco Antigo ou bairro histórico. Aí se encontra vários edifícios classificados como "Bem de Interesse Cultural", nomeadamente a catedral, a alcáçova, as muralhas de estilo Vauban, a Igreja de São Domingos e o Real Convento de Santa Ana. Recentemente a Plaza Alta (Praça Alta) e a Praça de Espanha, dois dos locais mais emblemáticos de Badajoz, foram restauradas em larga escala. A última é onde se encontra o ayuntamiento, a catedral, o Arquivo Histórico Municipal, o Museu Catedralício, a Casa del Cordón e a Casa Buiza. Outra praça importante em termos de património é a da Soledad, onde se ecncontram edifícios como a La Giralda, Las Tres Campnas e o Conservatório de Música. A quarta praça monumental da cidade é a de San Andrés, onde se situam a igreja homónima, o Hotel Cervantes a Casa Regionalista e a Casa Puebla. A cidade dispõe de vários parques e jardins.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 875 pelos mouross e tornou-se na capital da poderosa taifa (reino ou principado muçulmano) de al-Batalyaws. Passou para a soberania de Leão em 1230. Foi ao longo dos séculos prejudicada pelas lutas entre Portugal e Espanha, tendo sido ocupada pelos portugueses em 1386 e quase completamente destruída num cerco em 1705. É hoje um importante centro económico.

Clima[editar | editar código-fonte]

Badajoz tem um clima mediterrânico continental com influência atlântica, devido à proximidade com a costa portuguesa. Os Invernos são suaves, com temperaturas mínimas que raramente vão abaixo dos 0 °C, e os Verões são quentes, com temperaturas máximas que por vezes ultrapassam os 40 °C.

As precipitações são irregulares, com uma média anual de 475 mm. Os meses que registam mais precipitações são os últimos do ano, Novembro e Dezembro.

No Outono o clima é mais instável que no início do ano. A humidade e os ventos são reduzidos.

Principais monumentos[editar | editar código-fonte]

Hospitais[editar | editar código-fonte]

  • Hospital Infanta Cristina
  • Hospital Perpetuo Socorro
  • Hospital Materno Infantil
  • Hospital Clideba (Privado)

Universidade[editar | editar código-fonte]

A Universidade da Estremadura tem o seu maior polo em Badajoz, o qual conta com as seguintes faculdades:

  • Medicina
  • Ciências Económicas e Empresariais
  • Direito
  • Engenharias Agrárias
  • Ciências
  • Engenharias Industriais
  • Educação
  • Biblioteconomia e Documentação
  • Filosofia e Letras
  • Estudos Empresariais e do Turismo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paul Teyssier, História da Língua Portuguesa - p. 59. issuu.com.
  2. José Manuel Barbosa Álvares e José Manuel Gonçales Ribeira, Atlas Histórico da Galiza e do seu Contorno Geográfico e Cultural, Edições da Galiza, 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Badajoz


Ícone de esboço Este artigo sobre Municípios da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.