Adarve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um adarve (do árabe "ad-darb" ou, segundo outras fontes, "adz-dzir-we" como "muro da fortaleza"), em arquitectura militar é um caminho no topo dos muros de uma fortificação.

Elemento típico das fortificações medievais, em sua origem constituía-se em um caminho estreito acompanhando o topo das muralhas dos castelos, com a função de ronda dos sentinelas e de distribuição dos defensores. Era coberto externamente por um parapeito de alvenaria com ameias onde se rasgavam as seteiras, visando a protecção dos defensores. Estes corredores internos eram acessados por escadas pelo interior das muralhas ou das torres.

O termo, num processo de ampliação de sentido, posteriormente passou a designar também os muros construídos com ameias nas fortalezas.

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.