Mina terrestre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Soldado do Exército dos EUA numa operação de remoção de minas terrestres.

Uma mina terrestre é um artefato explosivo utilizado com a finalidade de evitar ou dificultar o avanço de forças de infantaria ou de carros de combate em campo de batalha.

Classes[editar | editar código-fonte]

Existem duas classes de minas terrestres:

  • Minas antitanques ou antiveiculares, destinadas principalmente veículos autopropulsados. Estes dispositivos contêm cerca de cinco quilos de explosivos.
  • Minas antipessoais ou antiindividuais, mais leves, tem a função de matar ou ferir várias pessoas se estiverem próximas a estes artefatos após a sua explosão. Contêm em média meio quilo de explosivos e fragmentam-se ao explodir.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

É composta por um invólucro com carga explosiva e um detonador. Enterrada a pouca profundidade é detonada pelo peso do alvo que se quer atingir. Podem continuar ativas depois de muito tempo de sua instalação.

Para a instalação de uma mina, em primeiro lugar, elege-se o que se quer atingir. Para tal, é verificado o grau de fragmentação após a explosão e a dificuldade de detecção do artefato.

O dispositivo é enterrado a pouca profundidade no solo e detonado pelo peso de soldados ou veículos que passam sobre si, dependendo o tipo.

Para evitar sua detecção magnética através de equipamentos eletrônicos, as modernas cápsulas de minas são produzidas por materiais não magnéticos e não condutivos. Existem minas fabricadas com explosivos plásticos, o encapsulamento cerâmico e o dispositivo de disparo fabricado com componentes mecânicos a base de polímeros.

O sistema de disparo pode ser acionado por pressão ao toque exercida sobre uma barra articulada.O detonador também pode ser eletrônico,acionado por controle remoto ou temporizador mecânico,pneumático ou eletrônico .Por via de regra,as minas foram banidas,em contrapartida,são muito usadas nos países pobres e guerrilhas da América do Sul.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Mina terrestre