Masmorra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ilustração de uma masmorra

Masmorra é um tipo de prisão, que normalmente se situa em pisos inferiores (como cavernas) e que tinha como função reter prisioneiros, muitas vezes por longos períodos. Eram muito utilizadas até ao tempo da Revolução Industrial, altura em que a burguesia em ascensão comanda o Estado e os castelos deixam de ser construídos em larga escala como antes, pois estes não beneficiavam a Indústria tanto quanto as casas que estas construíam em larga escala para efetivar o lucro massivo na imobiliária

A masmorra atualmente, no Brasil, é proibída inclusive nos casos de crimes militares por força do artigo 240 do Código de Processo Penal Militar que diz que o local da prisão deve ser um "local limpo e arejado, onde o detento possa repousar durante a noite, sendo proibido o seu recolhimento a masmorra, solitária ou cela onde não penetre a luz do dia".


Veja também[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.