Castro (Roma Antiga)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Legenda: 1) Principia; 2) Via Pretória; 3) Via Principal; 4) Porta Principal Direita; 5) Porta Pretoria (porta principal); 6) Porta Principal Esquerda; 7) Porta Decúmana (porta das traseiras).

Castro (em latim: castrum; plural: em latim: castra) era um termo utilizado pelos antigos romanos para designar edifícios, ou áreas de terreno reservadas para serem utilizadas pelas legiões romanas como acantonamentos ou posições defensivas.

Uma vez que a palavra existe no osco, no úmbrio e no latim, é possível que seja de origem indo-europeia. As designações acampamento romano ou forte romano são formas que um castro podia assumir.

Originalmente, um castro era uma fortificação celta que se assemelhava a um castelo rodeado de uma muralha circular, geralmente no topo de uma colina. Os romanos tomaram de empréstimo o termo para designar seus campos militares, que eram retangulares. Os campos romanos sempre foram edificados conforme um certo modelo, com duas vias principais que se cruzavam: o Cardo Máximo, que se estendia no sentido norte-sul, e o Decúmano Máximo no sentido leste-oeste, o que dividia o terreno em quatro partes iguais. As avenidas acabavam em quatro portais. O fórum era construído na intersecção das duas vias, quase ao centro.

O restante das ruas era traçado paralelamente às duas principais, formando um padrão quadriculado que ainda se utiliza muito nas cidades modernas. Vários povoados na Europa surgiram a partir de campos militares romanos e ainda hoje mostram traços de seus modelos originais (por exemplo, Castres na França e Barcelona na Espanha).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Castro (Roma Antiga)


Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.