Corunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Espanha A Corunha
A Coruña
 
—  Município  —
Collage de fotos coruna22.PNG
Bandeira de A Corunha
Bandeira
Brasão de armas de A Corunha
Brasão de armas
A Corunha está localizado em: Espanha
A Corunha
Localização de A Corunha na Espanha
43° 22' N 08° 23' O
Comunidade autónoma Galiza
Província Corunha
Fundação 1208 d. C.
 - Alcaide Carlos Negreira (2011, PP)
Área
 - Total 36,8 km²
Altitude máxima 200 m (656 pés)
Altitude mínima 0 m (0 pés)
População (2007)
 - Total 244 388
    • Densidade 6 640,98/km2 
Gentílico: corunhês
Fuso horário CET (UTC+1)
 - Horário de verão CEST (UTC+2)
Código postal 15001 - 15011
Sítio www.acoruna.es

A Corunha (na forma oficial galega A Coruña e na forma não-oficial castelhana La Coruña) é uma cidade e município da comunidade autónoma da Galiza e capital da província do mesmo nome, localizada no noroeste da Espanha.

O município abrange uma área de 36,8 km² e população de 244 388 habitantes (2007) e densidade populacional de 6 640,98 hab./km².

No centro da Corunha fica a Praça de María Pita, erguida em 1860 e principal ponto de encontro entre cidadãos e visitantes, onde fica o edifício do concelho, que alberga a maior colecção de relógios da Europa.

O centro histórico da urbe é a Cidade Velha onde se encontram construções religiosas como a Igreja de Santiago, a mais antiga da cidade, a Colegiata de Santa María do Campo, com um museu de Arte Sacra, e o Convento de San Domingos, além de muitos outros pontos de interesse, como o Xardín de San Carlos, com um magnífico miradouro de onde se vê o Castelo de San Antón. Esta antiga fortaleza domina a entrada do porto e acolhe o Museu arqueológico desde 1964.

Porto da Corunha, é um dos principais da Europa e um dos "corações" financeiros da cidade.

No passeio marítimo fica a Torre de Hércules, o monumento mais emblemático da cidade. Data do século II e é o farol em funcionamento mais antigo do mundo. A Corunha tem um conjunto de museus dedicados à ciência: o Aquarium Finisterrae, a Casa das Ciências, com o Planetario, e a Domus, ou Casa do Home e o Museo de Belas Artes.

As fachadas sobre as galerias da Avenida da Mariña, com varandas de madeira e vidro, originaram a designação Cidade de Cristal. As ruas do centro e da Cidade Velha estão repletas de cafés e tabernas. As ruas Olmos, Galera, A Franxa ou A estrela são famosas pelas suas tabernas, e as esplanadas da praça de María Pita também são populares.

A oferta de diversão nocturna é ampla e variada, com espectáculos, casino, representação no Teatro Rosalía, concertos e festivais. A enseada é palco de regatas nacionais e internacionais de vela e de remo.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Torre de Hércules
Variação demográfica do município entre 1991 e 2004
1991 1996 2001 2004
246 953 243 785 236 379 242 846

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima da Corunha é temperado mediterrâneo com algumas influências do clima temperado oceânico. No inverno, as temperaturas máximas são amenas, mas as mínimas são muito baixas, podendo atingir valores abaixo de 0ºC. É também a altura do ano em que a precipitação cai com maior frequência. No verão, as temperaturas máximas são elevadas, podendo atingir valores acima dos 30 °C. Nesta altura do ano, a precipitação cai com menor frequência.

Esporte[editar | editar código-fonte]

O clube de futebol da cidade, o Deportivo La Coruña é um dos melhores do país, e disputa a 1ª divisão espanhola (Liga BBVA).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Mapa da área metropolitana da Corunha.
Shopping Marineda City.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Corunha
Ícone de esboço Este artigo sobre Municípios da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.