Porrina de Badajoz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porrina de Badajoz
Porrina de Badajoz
Estátua de Porrina de Badajoz na Praça da Soledade em Badajoz
Informação geral
Nome completo José Salazar Molina
Também conhecido(a) como Porrinas, Porras, Marquês de Porrinas
Nascimento 13 de janeiro de 1924
Local de nascimento Badajoz
Morte 13 de fevereiro de 1977 (53 anos)
Local de morte Madrid
Nacionalidade Espanha
Género(s) cantor de flamenco

José Salazar Molina (Badajoz,[a] 13 de janeiro de 1924Madrid, 13 de fevereiro de 1977), conhecido artisticamente como Porrina de Badajoz, foi um cantaor (cantor) de flamenco espanhol.

A alcunha "Porrina" (ou Porrinas, ou Porras), deve-se ao nome do padrinho, José Porras, que o amparou após a morte do pai no início da guerra civil espanhola, quando tinha 12 anos. Já então cantava em touradas e em bares. Porrina atingiu o êxito quando tinha 28 anos, devido às qualidades excecionais da sua voz: velocidade, limpidez, segurança, musicalidade e eco flamenco, que o faziam soar distinto dos restantes cantaores. Para o seu sucesso contribuíram também a sua forte personalidade e a sua grande intuição e inteligência para construir todo um marketing com o que vestia, e detalhes como os óculos e o cravo à lapela, que o tornavam facilmente reconhecível e inconfundível.

Conhecido por ser muito supersticioso, não gostava do dia do seu nascimento, 13, pelo que quando tirou o seu primeiro cartão de identidade mudou essa data fazendo-a recuar 7 dias, coincidindo com o Dia de Reis, altura em que os espanhóis oferencem os presentes de Natal.

Todos os anos Porrina marcava presença na procissão da Semana Santa em Badajoz na qual saía o andor de Nossa Senhora da Soledade, a padroeira da cidade, aproximando-se da imagem da santa para cantar à sua padroeira. Atualmente o popular cantor é recordado em Badajoz por um monumento situado na Praça da Soledade.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Porrina de Badajoz», especificamente desta versão.
  • Zambrano Vázquez, Francisco (2007). Vida y obra de Porrina de Badajoz (em espanhol). [S.l.]: Diputación de Badajoz 
  • «Esfera, Requiem para Porrina» (em espanhol). Canal Extremadura. YouTube.com. 17 de fevereiro de 2011 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Porrina de Badajoz
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.