Esquerda Unida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Esquerda Unida
Izquierda Unida
Líder Cayo Lara
Fundação 1986
Ideologia Comunismo
Socialismo
Marxismo
Ecossocialismo
Republicanismo
Espectro político Esquerda
Membros 71.578
Afiliação europeia Partido da Esquerda Europeia
Grupo no Parlamento Europeu Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde
Congresso dos Deputados da Espanha
11 / 350
Senado
2 / 266
Parlamento Europeu
6 / 54
Governo Local
2 248 / 68 230
Parlamentos Regionais
54 / 1 268
Cores Vermelho

A Esquerda Unida (em castelhano Izquierda Unida; IU) é um movimento político e social espanhol, fundado em 1986 e inscrita no registro de partidos políticos desde novembro de 1992.

É uma federação formada por partidos de esquerda, de tendência republicana, laica e federalista, entre os quais o Partido Comunista de Espanha, Esquerda Republicana, União de Juventudes Comunistas de Espanha, Coletivo de Unidade dos Trabalhadores-Bloco Andaluz de Esquerda, Partido Operário Revolucionário e Ecosocialistas de la Región de Murcia. Tem representação no parlamento de diversas comunidades autônomas, bem como na administração de vários municípios espanhóis. Também está presente no Senado e no Congresso dos Deputados, dentro da coalizão La Izquierda Plural, em conjunto com outras doze formações políticas de esquerda. Seu coordenador geral, desde 2008 é Cayo Lara, deputado por Madrid no Congresso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.