Esquerda Unida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Esquerda Unida (em castelhano Izquierda Unida; IU) é um movimento político e social espanhol, fundado em 1986 e inscrita no registro de partidos políticos desde novembro de 1992.

É uma federação formada por partidos de esquerda, de tendência republicana, laica e federalista, entre os quais o Partido Comunista de Espanha, Esquerda Republicana, União de Juventudes Comunistas de Espanha, Coletivo de Unidade dos Trabalhadores-Bloco Andaluz de Esquerda, Partido Operário Revolucionário e Ecosocialistas de la Región de Murcia. Tem representação no parlamento de diversas comunidades autônomas, bem como na administração de vários municípios espanhóis. Também está presente no Senado e no Congresso dos Deputados, dentro da coalizão La Izquierda Plural, em conjunto com outras doze formações políticas de esquerda. Seu coordenador geral, desde 2008 é Cayo Lara, deputado por Madrid no Congresso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.