Relevo (escultura)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Artesão entalhando em relevo

Na arte da escultura, um relevo é um trabalho onde uma forma se projecta de um fundo plano. A própria musculatura tensa pode ser vista como uma forma de relevo. Dependendo da profundidade, o relevo pode ser chamado baixo-relevo — tal como aparece na numismática — ou alto-relevo, com bastante material removido e o restante projectado do fundo plano quase como se fosse a parte visível de uma escultura embutida na pedra.

Os relevos são um tipo de trabalho comum em todo o mundo, em especial na decoração de edifícios monumentais, tais como templos. O friso no estilo coríntio clássico é frequentemente enriquecido com baixos-relevos. Altos-relevos podem ser vistos nos frontões de templos clássicos, como por exemplo no Partenon. Os relevos podem ser usados numa cena única, ou ordenados numa narrativa.

Alguns exemplos de relevos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Escultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.