Templo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto História e sociedade.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

O Templo de Hefesto, um templo grego dórico em Atenas, com a entrada original virada ao leste; 449 a.C.

Templo (do latim templum, "local sagrado") é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real. É o resumo do macrocosmo e também a imagem do microcosmo: 'o corpo é o templo do Espírito Santo' (I, coríntios, 6, 19).

Todos os templos autênticos envolvem um simbolismo cósmico. Podemos citar, como exemplo, o templo edificado por Salomão a Jeová. Ele representava o cosmo e cada objeto ali existente obedecia a uma ordem. O candelabro de 7 braços simbolizando os 7 planetas; a Mesa, a ação de graças por tudo que se realizou na ordem terrestre; sobre a mesa, 12 pães simbolizando os meses do ano: os pães da proposição ou das faces divinas. A pedra fundamental do templo sendo o centro do mundo, ponto onde se comunicam o terrestre e o celeste. Dessa mesma forma, como centro do mundo, encontramos na Índia, em Angkor, em Java, representações do monte Meru, que é, a um só tempo, o eixo e o centro do mundo.

Algumas tradições religiosas dedicam nomes específicos para seus templos.

Outras, como no caso da Igreja de Jesus Cristo, dão o nome de "Templo" com o conceito que tinha na Antiguidade, por se tratarem efectivamente de templos equivalentes no simbolismo arquitetonico e iguais no propósito aos da Antiguidade como o Templo de Salomão, por exemplo.


Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  • CHEVALIER, Jean e Gheerbrandt, Alain. Dicionário de Símbolos - Mitos, sonhos costumes, gestos, formas figuras, cores números.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Templo