Sveriges Radio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
SR
Sveriges Radio Aktiebolag
Sveriges Radio
Tipo Rede pública de rádio
País  Suécia
Fundação 21 de março de 1924 (100 anos) (rádio)
4 de setembro de 1956 (67 anos) (como Sveriges Radio TV)
Pertence a Governo da Suécia
Proprietário Förvaltningsstiftelsen för Sveriges Radio, Sveriges Television e Sveriges Utbildningsradio
Afiliações Sveriges Radio P1, Sveriges Radio P2, Sveriges Radio P3, Sveriges Radio P4
Cobertura Suécia
Nome(s) anterior(es) Radiotjänst (1925-1957)
Página oficial sverigesradio.se

A Sveriges Radio (Rádio Sueca, mais conhecida pela sigla SR) é uma empresa sueca de utilidade pública, cujo papel é a produção e emissão da rádio pública do país.[1] É financiada por um imposto de serviço público sobre a renda pessoal estabelecido pelo Riksdag.[2]

Faz parte do sistema de radiodifusão pública sueca, juntamente com o Sveriges Television (televisão) e o Sveriges Utbildningsradio (serviço educacional). Atualmente, gere quatro emissoras nacionais e uma rede de 25 rádios locais, assim como outras emissoras online e em radio digital.

Canais Nacionais[editar | editar código-fonte]

Atualmente a SR é constituída pelos seguintes canais[3]:

Logótipo Estação Descrição Fundação
Sveriges Radio P1 Rádio generalista e falada, com programação baseada em conteúdos generalistas, com forte incisão na informação, cultura e entretenimento, com notícias, debates, documentários, dramaturgia, programas sobre ciência, filosofia e assuntos internacionais. readings, documentaries, etc. Como rádio falada, praticamente não transmite música, excepto no Verão, no programa Sommar, em que cada edição é apresentada por uma personalidade sueca distinta.[4] 1925 (99 anos)
Sveriges Radio P2 Rádio cultural, com a sua programação baseada em música clássica, folk, jazz e música do mundo, programas culturais, educacionais e para as minorias linguísticas. 1955 (69 anos)
Sveriges Radio P3 Rádio dedicada ao público jovem e às novas tendências da música, com a sua programação é baseada fortemente em música pop-rock, mas também em humor, entretenimento, jogos e música. É dirigida a um público com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos. 1 de julho de 1964 (59 anos)
Sveriges Radio P4 Rádio local e regional, é a rádio mais ouvida do país, com a sua programação baseada em música pop, entretenimento e desporto. É composta por 25 emissoras locais e regionais. 1987 (37 anos)

Local radio[editar | editar código-fonte]

Uma grande parte da programação do P4 é regional com 25 regiões, cada uma transmitindo os seus próprios programas locais durante a maior parte do dia.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.