Cuidado con el ángel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cuidado con el Angél
Cuidado con el Angél (PT)
Cuidado com o Anjo (BR)
Logotipo criado pelo SBT.
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama, Romance
Duração 45 minutos duração de capítulo
Criador(es) Delia Fiallo
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Nathalie Lartilleux
Produtor(es) Nathalie Lartilleux
Elenco Maite Perroni
Willian Levy
Helena Rojo
Ana Patricia Rojo
Laura Zapata
Evita Muñoz
Sherlyn
Víctor Noriega
Maya Mishalska
Georgina Salgado
Ricardo Blume
ver mais
Tema de abertura "Solo Tú", La Nueva Banda Timbiriche
Tema de
encerramento
"Solo Tú", La Nueva Banda Timbiriche
Exibição
Emissora de
televisão original
México Canal de las Estrellas
Brasil SBT
Formato de exibição 1080i (HDTV)
480i (SDTV)
Formato de áudio México CC Brasil SAP
Transmissão original México 9 de junho de 2008México 6 de março de 2009
N.º de episódios México 195 Brasil 177
Cronologia
Último
Último
Al Diablo con los Guapos
Atrévete a Soñar
Próximo
Próximo
Programas relacionados Una muchacha llamada Milagros

Cuidado con el ángel (no Brasil, Cuidado com o Anjo) foi uma telenovela mexicana que foi produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 9 de junho de 2008 a 6 de março de 2009, em 195 capítulos.

Baseada em Una muchacha llamada Milagros (1977), de Delia Fiallo, com adaptação de Nathalie Lartilleux e direção geral de Víctor M. Foulloux e Víctor Rodríguez.

A trama contou com Maite Perroni e William Levy como protagonistas e Ana Patricia Rojo, Rocío Banquells, Michelle Vieth e Arturo Carmona como antagonistas principais. Destaque para Laura Zapata, Nailea Norvind, René Strickler, Sherlyn, Ricardo Blume, Helena Rojo, Evita Muñoz, Miguel Córcega, Maya Mishalska, Héctor Gómez e Victor Noríega.

Foi exibida no Brasil, pelo SBT, entre 1 de abril e 03 de dezembro de 2013, em 177 capítulos, substituindo a reprise de Jamais Te Esquecerei e sendo substituída pela inédita Por ela... sou Eva.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Quando Malú (Maite Perroni) nasceu sua mãe, acreditando estar à beira da morte, a entregou a um padre que a levou para um orfanato. Quando faz 14 anos, Malú foge do orfanato e começa a ganhar a vida como pode. Os anos passam e um dia ela é atacada por um bêbado, que a faz sentir medo dos homens, sofrendo pesadelos terríveis. Candelária (Evita Muñoz), uma lavadeira, dá abrigo e se torna uma mãe para ela. Malú trabalha como pode para ajudar Candelária.João Miguel é um jovem culto e educado. é casado com a bonita e sensual Viviana, uma mulher orgulhosa e egoísta que deixa sempre o marido em segundo plano. Viviana é filha de Ofélia, uma mulher rancorosa e frustrada. Um dia Malu se mete numa confusão para a qual vai para uma delegacia, e é julgada pelo seu próprio pai (ambos sem saber desse parentesco), e é defendida por João Miguel São Romão (William Levy), um psicanalista. Para a menina não ir para a cadeia, João Miguel se responsabiliza por ela e a leva para viver em sua casa. João Miguel é viúvo e sua sogra tornará a vida de Malú impossível. Para evitar problemas, João Miguel leva a viver na casa do juiz Patricio Velarde (Ricardo Blume) e de sua esposa Cecília (Helena Rojo) (os verdadeiros pais de Malú), que por sua vez havia recebido Estefânia (Ana Patricia Rojo), uma jovem astuta que chegou se fazendo passar pela filha que eles abandonaram intermediada por sua tia Isabela (Rocío Banquels João Miguel e Malú se apaixonam e se casam. No entanto, um dia após o casamento, ela descobre um grande segredo do passado João Miguel, fazendo com que o despreze, se afaste e se recuse a vê-lo. Quando percebe que está grávida, ela não conta para João Miguel e foge com Candelária, indo parar nas terras de Leopardo (René Strickler), que dá abrigo e se apaixona por ela. Malú dá a luz e Leopardo se oferece para casar com ela e reconhecer o seu filho, mas ela diz que é casada e que o que sente por ele é só amizade. Leopardo não se rende e começa a lutar pelo amor de Malú. Mais tarde, ele descobre que o marido de Malú é João Miguel, que já foi seu colega de estudo. Os dois homens vão lutar pelo o amor de Malú, mas, para ela, a decisão não será fácil. Mesmo com a partida de Leopardo, Malú não consegue perdoar João Miguel por ter sido pivô do acidente que a deixou cega, a dor de sua amada faz com que ele estude uma maneira de cura-lá.

Ao longo da trama Isabela e Estefânia acabam sendo responsabilizadas pelo disparo que deixou Malú cega, então ambas são levadas presas, indo para uma penitenciaria. Isabela é condenada a uma década de prisão, já Estefânia decide fingir estar com problemas mentais a fim de não ser condenada como sua Tia. Ao Longo de Tempo Novos Antagonistas entram na trama como Ana Júlia, uma jovem ambiciosa que é apaixonada por João Miguel e fará de tudo para destruir a suposta amiga Malú. Estefânia acaba ficando realmente com problemas mentais e é levada para um sanatório. Malú mesmo com muitos inimigos, sabe que corre risco de vida, sabe que pode ser alvo de qualquer um deles, mas para ela seu pior inimigo e a cegueira que jamais permitirá que ela veja o rosto de seu filho.

Após ficar cega, Malú decide que não quer saber mais nada sobre João Miguel. Ana Júlia é contratada pelos Velarde para cuidar de Malú. Em um julgamento para decidir a guarda do filho de Beatriz, ela fica estérica devido às mentiras de Amador e o juiz acaba dando a guarda para Amador, que abandona a criança num lixo. Esse menino acaba sendo adotado por Bruninha, a filha de Olga. João Miguel opera Malú após descobrir que ela tem um tumor e para tranquilizá-la, assume a identidade de Dr.Pablo Cisneiros. Pablo, que na verdade é João Miguel, convence Malú a operar, mesmo devido a várias consequências, ela aceita. Após recuperar a visão e descobrir que Pablo é João Miguel, ela pensa pior ainda dele e diz que nunca mais quer vê-lo. Depois de um tempo, Malú finalmente perdoa João Miguel, e no dia de seu casamento com ele, ela é raptada por Ana Júlia e levada para uma cabana no meio de mata densa. Lá, Ana Júlia incendeia a cabana com as duas dentro. Ana Júlia e Malú conseguem escapar da cabana em chamas, porém há outro problema: Ana Júlia está em trabalho de parto. O filho de Ana Júlia nasce, porém ela morre intoxicada pela fumaça das chamas, a polícia chega, salva Malú, e então ela e João Miguel se casam e são felizes.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Maite Perroni interpretou a doce e sofrida Malú.
William Levy interpretou o apaixonado João Miguel.
Ficheiro:Michelle Vieth.JPG
Michelle Vieth interpretou a maquiavélica Ana Júlia.
Sherlyn interpretou a amorosa Rosa.
Nailea Norvind interpretou a dissimulada Viviana.
Rocío Banquells interpretou a vilã enlouquecida Isabela.
Ator Personagem
Maite Perroni Maria de Jesus "Malú" Velarde São Romão/Alessandra Robles/Lírio
William Levy João Miguel São Romão / Pablo Cisneros
Helena Rojo Dona Cecília Santos de Velarde
Ricardo Blume Patrício Velarde
Ana Patricia Rojo Estefânia Rocha / Estefânia Velarde Santos
René Strickler Omar Contreras "Leopardo"
Laura Zapata Ofélia Montenegro Mayer
Nailea Norvind Viviana Mayer Montenegro de São Romão
Maya Mishalska Branca Silva / Ivette Dorleaque
Michelle Vieth Ana Júlia Villaseñor
Rocío Banquells Isabela Rocha
Sherlyn González Rosa São Romão
Evita Muñoz "Candinha" / Candelária Martínez
Miguel Córcega Padre Anselmo Vidal #1
Héctor Gómez Padre Anselmo Vidal #2
Óscar Traven Francisco Maldonado
África Zavala Elza Maldonado São Romão
Abraham Ramos Adriano Gonçalves
Georgina Salgado Bruna Camacho "Bruninha"
Jorge de Silva Eduardo Garibaldy
Arturo Carmona Amador Robles
Renata Flores Martírio
Rodrigo Mejía Nelson Cunha
Ana Isabel Corral Beatriz de Garibaldy
Jesús Moré Vicente
Mauricio Mejía Israel Pérez
Katerine Kellerman Becky
Sara Montes Balbina
Aurora Clavel Firmina
Rebeca Manríquez Olga
Rafael del Villar Tomás
Diana Golden Mercedes
Amparo Garrido Clemencia
Marina Marín Micaela
Mario Casillas Dr. Lozada
María Dolores Oliva Coralia
Justo Martínez Cosme
Maricarmen Vela Mimí
Juan Ángel Esparza Reinaldo
Teo Tapia Dr. Durand
Luis Caballero Gabriel
María Morena Esther
Milia Nader Obdulia
Marius Biegai Fentanes
Vania Pardo Dora
Maite Embil Letícia de Lizárraga
Archie Lanfranco Gustavo Lizárraga
Carlos Cámara Jr Delegado Camargo
Adrián Martiñón Piranha
Francisco Rubio Rafael Camargo
Eduardo Rivera Doutor da Cruz Vermelha
Mauricio Aspe Raúl Soto
Delia Casanova Sra. Márgara Riquelme
Juan Peláez Rodolfo Horta
Edgardo Eliezer Burny
María Levy Lucia
Patricio Borghetti Pato
Estefania Villarreal Soraya Linhares Pontes
Alejandro Ruiz Juiz Villar
José Carlos Ruiz André
Jéssica Jurado Monica Contreras
Ramón Cabrer Ramon (Companheiro de cena de Malú no teatro)
  • O ator Miguel Córcega que vivia o Padre Anselmo ficou enfermo durante a novela e foi substituído por outro ator e morreu no dia 29 de setembro de 2008. Seu substituto, Héctor Gómez, também morreu, cinco meses e 9 dias após o término da novela, em 15 de agosto de 2009.

Lançamento e repercussão[editar | editar código-fonte]

No México, a imprensa descreveu a atuação de Maite Perroni, em Cuidado con el ángel, como sem originalidade, pois tinha uma semelhança com as interpretação da cantora Thalía na Trilogía de las Marías.[1] [2] Entretanto, a atriz ganhou diversos prêmios e foi reconhecido pelo TVyNovelas como melhor atriz juvenil.[3]

No Brasil, fãs da telenovela fizeram campanhas para promover popularidade nas redes sociais, o folhetim mexicano foi repercutido pelo Twitter um dia antes da estréia, com a hashtag "#AssistaCuidadoComOAnjoSBT"[4] e durante a transmissão do primeiro capítulo, #CuidadoComOAnjo, Malu e Marichuy foram um dos assuntos mais comentados do momento.[5]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Segundo dados do IBOPE, no Brasil, a telenovela garantiu boa audiência durante seus primeiros capítulos registrando cerca de 7 e 8 pontos, na Grande São Paulo.[6]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio[7] Categoria Indicação Resultado
2008 TV Adicto Golden Awards Revelação Feminina Maite Perroni Venceu
Revelação Masculina William Levy Venceu
Melhor Casal Maite Perroni & William Levy Venceu
2009 Prêmio TVyNovelas Melhor Telenovela Nathalie Lartilleux Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Helena Rojo Venceu
Melhor Atriz Juvenil Maite Perroni Venceu
Melhor Tema Musical "Solo Tú", La Nueva Banda Venceu
Melhor Direção de Cena Víctor Manuel Fouilloux
Víctor Rodríguez
Indicado
Melhor Roteiro ou Adaptação Delia Fiallo Indicado
Prêmios Juventud ¡Esta Buenísimo! William Levy Venceu
Chica Que Me Quita el Sueño Maite Perroni Venceu

Transmissão[editar | editar código-fonte]

|| || 01 de abril de 2013 || 03 de dezembro de 2013

Páis Canal Inicio Final
México México Canal de las Estrellas 09 de junho de 2008 06 de março de 2009
Roménia Roménia Acasa 09 de setembro de 2008 01 de maio de 2009
Estados Unidos Estados Unidos Univision 22 de setembro de 2008 06 julho de 2009
22 de outubro de 2012 presente
Sérvia Sérvia RTV Pink 16 de fevereiro de 2009 24 de novembro de 2009
Polónia Polónia TV4 01 de março de 2009 11 de março de 2010
Indonésia Indonesia Global TV 10 de março de 2009 01 de junho de 2009
Eslovénia Eslovénia POP TV 13 de março de 2009 10 de dezembro de 2009
Filipinas Filipinas ABS-CBN 06 de julho de 2009 09 de abril de 2010
Croácia Croácia HRT 1 01 de agosto de 2009 18 de março de 2010
Doma TV 17 de agosto de 2012 09 de janeiro de 2013
Argentina Argentina Canal 9 24 de agosto de 2009 16 de abril de 2010
República da Macedónia Macedónia Sitel TV 16 de janeiro de 2010 16 de agosto de 2010
Hungria Hungria TV2 05 de julho de 2010 13 de abril de 2011
Grécia Grécia Star Channel 13 de dezembro de 2010 02 de agosto de 2011
30 de janeiro de 2012 22 de junho de 2012
Letónia Letónia LNT 03 de setembro de 2012 22 de fevereiro de 2013
Brasil Brasil SBT 01 de abril de 2013 03 de dezembro de 2013

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

  1. Solo Tu - (La Nueva Banda)
  2. Esta Soledad - (Maite Perroni)
  3. Contigo - (Maite Perroni)
  4. Separada De Ti - (Maite Perroni)
  5. Ave Maria - (Maite Perroni)
  6. Como Duele - (Jeans)
  7. Si Tu No Vuelves - (Miguel Bosé)
  8. Lejos Estamos Mejor - (Motel)
  9. Niño - (Belanova)
  10. No Me Quiero Enamorar - (Kalimba)
  11. Un Dos Un Dos Tres - (El Simbolo)
  12. Digale - (David Bisbal)
  13. Caricia De Mi Alma - (Maya Mishalska)
  14. No basta - (Franco de Vita)
  15. Bonus Especial:Esta Solidão

Notas

Referências

  1. Maite Perroni protagoniza a una heroína televisiva El Financeiro. Página visitada em 12 de abril de 2013.
  2. Maite de RBD se estrena como estrella de telenovela Tevecol. Página visitada em 12 de abril de 2013.
  3. Consideran a Maite Perroni reina de las telenovelas Informador (16 de junho de 2009). Página visitada em 12 de abril de 2013.
  4. Fãs de "Cuidado com o Anjo" fazem campanha para promover novela nas redes sociais Na Telinha. UOL (1 de abril de 2013). Página visitada em 1 de abril de 2013.
  5. Entenda os termos que se destacaram na rede social. Veja as listas de assuntos no Mundo, Brasil e nas capitais de SP e RJ Globo. G1 (1 de abril de 2013). Página visitada em 1 de abril de 2013.
  6. "Cuidado com o Anjo" e "A Usurpadora" batem recorde e disparam na vice-liderança Boa Informação (10 de abril de 2013). Página visitada em 12 de abril de 2013.
  7. Cuidado con el ángel es un éxito en Estados Unidos ESMAS. Página visitada em 22 de dezembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.