Alma de hierro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alma de Hierro
Alma de Ferro (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 29 min
Criador(es) Adrián Suar
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Eric Morales
Xavier Romero
Produtor(es) Roberto Gómez Fernández
Elenco Rafael Inclán
Angelique Boyer
Eddy Vilard
Alejandra Barros
ver mais
Tema de abertura «Alma de hierro» por (Fonseca)
Transmissão original México 25 de fevereiro de 2008México 28 de agosto de 2009
N.º de episódios 393 México
Cronologia
Último
Último
Pasión
Los Exitosos Pérez
Próximo
Próximo

Alma de Hierro (Alma de Ferro, no Brasil) é o título de uma telenovela mexicana que foi produzida pelo Canal de las Estrellas em 25 de Fevereiro de 2008 a 28 de agosto de 2009. A telenovela é uma produção de Roberto Gómez Fernández. adaptação da original que é da argentina Son de Fierro de 2007.

Sinopes[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A protagonista desta telenovela cheia de anedotas e contada com tom de comédia, é a família Hierro. José Antonio Hierro, homem bom e simpático mas excessivamente zeloso, a quem incluindo sua esposa o chama por seu sobrenome, se casou à 25 anos com Elena Jiménez e hoje tem três filhos: Sebastián, Sandy e Wicho. Vivem decorosamente graças ao negócio que Hierro construiu com seu trabalho: uma lanchonete na frente da casa, onde além de Hierro e sua família, reside Mimicha e Paty, mãe e irmã de Elena, Angelito o irmão de Hierro e Ezequiel quem Elena e Hierro recolheram da rua e cuidam como um filho a mais.

Sebastián perdeu a visão aos dez anos, por isso Elena passou a dar aulas para ajudá-lo a se adaptar a sua nova vida. Hoje ele é licenciado em história e da aulas dessa matéria na escola onde estuda seu irmão Wicho e uma adolescente encantadora e rebelde chamada Renata.

Sandy é o orgulho de seu pai e estuda medicina, mesmo também tendo vocação para o baile e os espetáculos, ela sabe que Hierro jamais permitiria mudar de profissão, mas conta com o apoio de seu avô paterno, com quem Hierro não fala há mais de 30 anos, pois não perdoa seu pai que aos 40 anos assume ser gay, clareando a situação ante sua família e ante a sociedade, o qual aos olhos de Hierro, foi o que causou a doença e morte de sua mãe.

Wicho é um jovem imaduro, rebelde e divertido que não sabe o que quer, e sente que é alguém esquecido na família.

Tanto Sebastián como Wicho se apaixonam pela mesma jovem: Renata Higareda, a adolescente rebelde, que resulta é filha de Saúl Higareda, o homem com que Elena iria se casar antes de conhecer Hierro. Saúl, mesmo anos depois se casando com outra, jamais pode esquecer dela. Hoje regressou ao México, divorciado e com um posto importante na Educação Nacional e chamado Elena para trabalhar ao seu lado pois está decidido a recuperar seu amor, sem importar o que tenha que fazer para isso. Inclusive, terá que enfrentar o fato de que Wicho, se apaixonou como tonto por sua filha Renata, no entanto ela se apaixonou, e muito sinceramente, de Sebastián, o outro filho de Elena.

Mimicha, sendo da família unca se resignou pelo faot de sua filha Elena se ter se casado con “um salsicheiro”, e apoia e o cercamento entre Saúl e Elena. Mas quando está situação se dificulta, decide que sua outra filha Paty seja quem lute para conquistar ao funcionário público que deseja como genro. Isto complica as cosias e provoca grande dor em Angelito, quem se apaixonou por Paty, a quem vê como sua alma gêmea já que nenhum dos dois trabalharam nunca e gosta de viver as custas dos outros. Paty, com seus encantos femininos e Angelito sendo particularmente hábil para tramas, é o enredo e o engano que rende ganâncias imediatas.

Muito prontamente p mundo de Saúl ficou de cabeça para baixo com a intromissão na sua vida dos três filhos de Elena, e também os problemas que lhe ocasionará Hierro ao defender seu casamento, porque os Hierro sabem muito bem defender o que amam.

O problema para os outros jovens Hierro, é que enfrentam seu mesma sangue. Hierro contra Hierro peloamor de Renata, forma um divertido triângulo que Rita, a ajudante de Sebastián tenta romper, para conseguir o amor do professor Sebastián, a quem adora de maneira obsessiva.

A sorte dos triângulos amorosos dos jóvenes e dos adultos vai dando giros inesperados segundo as reações e intervenções de cada um dos Hierro, para terminar em um desenlace que deixará importantes aprendizagens a cada membro desta família que em verdade tem uma alma de Hierro.

De surpresa se agrega a história a morte de Sebastian Hierro, logo após ele ter proposto casamento a Renata, Rita que não é ingênua ao atacar o motorista do carro onde o casal viajava e deixá-lo inconsciente. Sebastian e Renata entram no limousine sem se dar conta que o motorista é Rita, Renata diz Sebastian que se sente tonta, ela desmaia e Sebastian se altera e começa a gritar, ele depois também desmaia.

Renata desperta desesperada e confunsa, sen saber onde está, no entanto, Sebastián também está desesperado por não saber dela, nesse ouve a voz de Rita. Depois ela diz a Sebastián que por fim vão estar juntos, mesmo ele a recusando várias vezes se da conta de que é inútil, Rita ameaça matar Sebastián si não fizer amor com ela. Rita amarra Sebastián e pelas recordações dele com Renata ela se enfurece, provocando que ela saia do control e leve Sebastián até a margem de um rio para logo jogá-lo. Arrepentida, Rita tenta salvar Sebastián, mas não pode desamará-lo, em seu desespero Rita perde o ar e se vê obrigada a sair de lá e deixar Sebastián dentro da aguá.

Sebastián está paranoico pelo dano que Rita lhe causou e pede ajuda a Renata para poder escapar. Rita os encontra e ameaça Renata com um punhal, o qual é cravado acidentalmente em Sebastian. Sebastian esta decidido a se casar com Renata antes de morrer, logo após o dano causado por Rita. De pronto, Renata e Sebastián se beijam, selando assim seu casamento. Com isso, Sebastián cai no meio dos olhares incrédulos e surpresos dos convidados, e finalmente morre.

Rita é transferida a uma clínica psiquiátrica. Estando ali, Rita, com o punhal nas mãos, diz que ama Sebastián e que seu futuro é estar com eke. Dirige o punhal até seus olhos, provocando que cortes. Renata va visitar Rita e conta que está grávida de Sebastián, se dando conta assim, de que Rita já não enxerga. Hierro vai buscar Rita no hospital, quando chega em seu quarto a encontra com os pés pendurados, Rita se enforcou.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Alejandro Camacho José Antonio Hierro Ramirez
Blanca Guerra Elena Jiménez de la Corcuera de Hierro
Alejandra Barros Mariana Camargo
Lisardo Guarinos Diego Galindo
Jorge Poza Jesús Sebastián Hierro Jiménez
Zuria Vega Renata Higareda Fontana
Juan Verduzco Saúl Higareda
Rafael Inclán Ignacio Hierro González
Alberto Estrella Ángel Hierro Ramírez
Adamari López Rita Anguiano Carbajal
Luis Gatica Abraham Elizondo
Angelique Boyer Sandra (Sandy) Hierro Jimenez
Eddy Vilard Luis (Wicho) Hierro Jiménez
Fuzz Lorena Higareda
Adrián Uribe Ezequiel Hierro Jiménez
Martha Julia Patricia (Patty) Jiménez de la Corcuera de Hierro
Luz María Aguilar Matilde (Mimicha) de la Corcuera de Jiménez
Marcia Coutiño Maribel San Román
Tiaré Scanda Juliana Ruiz Oviedo
Karla Cossio Cynthia Ruiz Oviedo
Jessica Mass Florencia Ruiz Oviedo
Participações Especiais
Ator Personagem
Juan Verduzco Saúl Higareda
Gabriela Carrillo Karina
Allison Lozano Melissa
Miguel Rodarte Ari
Juan Carlos Colombo Rafael
Moisés Suárez Sr. Ortega
Flavio Medina Amadeo
Manzana María José "Majo"
Isabel Madow Arabella
Nuria Bages Loca
Grettell Valdéz Melissa
Marco Uriel Fernando Arreola
Agustín Arana Gibran
Mark Tacher Gael Ferrer

Ligações externas[editar | editar código-fonte]