El noveno mandamiento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
El noveno mandamiento
O Nono Mandamento (BR)
El noveno mandamiento
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Duração 45 min (Aprox.)
Criador(es) René Allouis
Elenco Daniela Castro
Francisco Gattorno
Armando Araiza
Chantal Andere
Ana Patricia Rojo
Alejandro Ibarra
Alma Muriel
Ver mais
País de origem  México
Idioma original espanhol
Temporadas 2
Episódios 80
Produção
Diretor(es) Eric Morales
Gaston Tuset
Produtor(es) Lucero Suárez
Tema de abertura "Mi amor es un pecado", por Innis
Exibição
Emissora original Canal de Las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 15 de janeiro4 de maio de 2001
Cronologia
El precio de tu amor
Esmeralda (reprise)
Atrévete a olvidarme

El noveno mandamiento é uma telenovela mexicana produzida por Lucero Suárez para a Televisa e exibida pelo El Canal de las Estrellas entre 15 de janeiro e 4 de maio de 2001.[1]

Foi protagonizada na primeira etapa por Daniela Castro e Armando Araiza com atuação antagônica de Chantal Andere.[2] Na segunda etapa é protagonizada por Daniela Castro, Francisco Gattorno e Alejandro Ibarra, com atuações antagônicas de Ana Patrícia Rojo, Alberto Estrella e os primeiros atores Salvador Sánchez e Alma Muriel.

Contou com as atuações estelares de Juan Carlos Serrán, Arlette Pacheco, Arsenio Campos e da primeira atriz Martha Roth.

Foi reprisada pelo TLNovelas entre 10 de dezembro de 2012 e 29 de março de 2013, substituindo El privilegio de amar e sendo substituída por En nombre del amor. [3]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A historia começa em um pequeno povo de Veracruz, no qual vive Isabel, quem desde o momento em que morreram seus pais tem sido manipulada por sua irmã Clara. O prometido de Isabel é Leandro, a pessoa que desperta uma enorme paixão em Clara.

Clara tenta convencer a Leandro para que não se case com Isabel. Ela está em total confabulação e conspiração com seu inseparável servente Andrés.Em um certo dia, aproveitando a oportunidade de que Leandro está bêbado, ela toma o lugar de sua irmã, porque Leandro não percibe nem distingue a diferença. É um cruel e forte golpe para Isabel encontrar sua irmã junto a ele. Logo a raíz de seu padecimiento, cai em uma severa crise diabética, pensa que morrerá logo e pede a Leandro que se case com Clara, pois ela disse estar grávida. Leandro é enormemente infeliz ao lado de Clara.

Posteriormente, Leandro e Isabel se dão conta do engano e da armadilha. Em uma circunstância de amor extraordinario, Isabel se entrega a Leandro. Logo mais, por causa de uma discussão com Andrés. Leandro perde a memória. Esta situação é muito angustiante para Isabel, por isso toma a decisão de fugir à Cidade do México, onde descobre que está grávida.

Isabel dá a luz a uma formosa menina, a quem põe o nome Ana. Mas o destino as separa muito rápido, pois ocorre um trágico acidente, deixando a menina orfã. Ela não é reconhecida por Clara como sobrinha, e seu pai Leandro, como a mesma nunca se interam do segredo dos laços de sangue que os unem.

Vinte anos mais tarde Ana, filha de Isabel e Leandro, convertida em uma formosa e encantadora dama, muito parecida a sua mãe chega à finca de Clara sem saber quem são seus verdadeiros pais. Ana conhece a Fabiola, a filha de Andrés e adotada por Clara. Também conhece a Rodrigo e Bruno Betancourt, herdeiros das melhores fazendas desse território. Eles ficaram a cargo de sua avó paterna Dona Eugenia D`Anjou Vda. de Betancourt, uma mulher de alta classe, distinta, mas preconceituosa e por isso não permite que seus netos mantenham relações com Ana, crendo que ela é uma aproveitadora como a fez crer Clara durante todo esse tempo.

Finalmente a historia se repete, pois antes eram duas irmãs e um amor. Agora dois irmãos desejam a mesma mulher. Ana e Fabiola se apaixonam por Rodrigo e assim se cria um triângulo amoroso, faltando ao Nono Mandamento: Não desejarás a mulher de teu próximo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Obteve uma média geral de 20.5 (20) pontos.[4]

Referências

  1. «Recren la esencia del noveno mandamiento en una telenovela». El Universal. 11 de janeiro de 2001. Consultado em 28 de julho de 2017 
  2. «El noveno mandamiento». Univision. Consultado em 5 de julho de 2013 
  3. «Daniela Castro y Armando Araiza traen "El Noveno Mandamiento" a Univision tlnovelas». Univision. 6 de dezembro de 2012. Consultado em 12 de dezembro de 2015 
  4. «Rating promedio de telenovelas de las 17 horas». Forum Univision. 17 de dezembro de 2013. Consultado em 10 de agosto de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]