Darío Ripoll

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Darío Ripoll Herrera (San Pedro Garza García; 16 de maio de 1970) é um ator mexicano de cinema , teatro e televisão conhecido como Luis SanRomán na série Vecinos e os retratados como Cárdenas em Porque o amor comanda.


Darío Ripoll
Dario Ripoll.jpg
Ripoll em 2019
Nome completo Darío Ripoll Herrera
Nascimento 16 de maio de 1970 (53 anos)
San Pedro Garza García, Nuevo Leon, México
Nacionalidade Mexicano
Ocupação Ator
Dublador
Atividade 1995—presente

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Série de TV[editar | editar código-fonte]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Darío Ripoll estudou Bacharelado em Atuação na Escola Nacional de Arte Teatral do INBA. Fez cursos de formação de ator e especialização em atuação em cinema, com os diretores: Nacho Ortíz, Joaquin Bissner e Luis Felipe Tovar.

Com mais de 20 anos de carreira artística, já participou de mais de 15 obras teatrais, entre as quais se destacam: Cidades Invisíveis, Just Let's Get Out, The Suspicious Truth, Theatrical Blood, The Man of La Mancha, Chicago the Musical , Los Miserables, One Eva e Two Louts, The Rebel Novice, The Wife's Game e Peter Pan.

No cinema, destaca-se a participação nas seguintes longas-metragens: 7 Dias, O Bibliotecário, Luzes Artificiais, O Justo, Confusão Divina, A Última Morte e Dente por Dente.

Na televisão, ele participou de novelas como: A feia mais bonita, Eu amo Juan Querendón, Alma de Hierro, Uma família de sorte e em séries como Os Simuladores, Treze medos, Los Héroes del Norte, Hermanos y Detetives, Adictos , XY, Mujeres Asesinas 3, La Familia Peluche (terceira temporada), Vizinhos onde atuou Luis San Román (o bipolar) e sua mais recente participação na novela "Porque el amor manda" como Licenciado Cárdenas.

Ele também interpretou o personagem de Guáson na dublagem espanhola do videogame "Batman: Arkham Origins".