Amores verdaderos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amores Verdaderos
Amores Verdadeiros (BR)
Amores verdaderos
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Duração 45 minutos (capítulo 1 ao 180)
104 minutos (capítulo 181)
Criador(es) Enrique Estevanez
Marcela Citterio
Elenco Erika Buenfil
Eduardo Yáñez
Eiza González
Sebastián Rulli
ver mais
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 181 (versão original)
183 (versão internacional)
Produção
Diretor(es) Salvador Garcini
Produtor(es) Nicandro Díaz González
Tema de abertura "No Me Compares" por Alejandro Sanz
Tema de encerramento "Me Puedes Pedir Lo Que Sea" por Eiza González ft. Marconi
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 3 de setembro de 2012 – 12 de maio de 2013
Cronologia
Programas relacionados Amor en custodia (Argentina)
Amor en custodia (México)

Amores Verdaderos (no Brasil, Amores Verdadeiros) é uma telenovela mexicana produzida por Nicandro Díaz para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 3 de setembro de 2012 e 12 de maio de 2013, substituindo Abismo de pasión e sendo substituída por La tempestad.[1]

É uma adaptação da telenovela argentina Amor en custodia, produzida em 2005.[2]

É protagonizada por Erika Buenfil, Eduardo Yáñez, Eiza González e Sebastián Rulli; antagonizada por Marjorie de Sousa, Enrique Rocha, Guillermo Capetillo, Sérgio Acosta, Julio Camejo, Lilia Aragón e Francisco Gattorno. Conta com atuações estelares de Sherlyn, Mónika Sánchez, Susana González, Natalia Esperón, e a primeira atriz Ana Martín.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Vitória Balvanera (Erika Buenfil) é diretora criativa da Meta Imagem Internacional, a agência de publicidade mais importante do país. É uma mulher muito bem sucedida e aparentemente muito feliz em seu casamento. Está casada com Nelson Brisa (Guillermo Capetillo), gerente de comercialização da Meta Imagem. Nelson constantemente trai Vitória com as modelos de sua própria agência e, ao conhecer a bela Kendra Ferretti (Marjorie de Sousa), a modelo estrela da Meta Imagem, ele rapidamente começa um romance clandestino com ela, sem saber que isso lhe acarretaria em muitos problemas no seu casamento de 25 anos.

Kendra, além de sensual e provocante, também é uma mulher perigosa e ambiciosa. E junto com Salviano (Francisco Gattorno), chefe de segurança da mansão dos Balvanera, planeja sequestrar Vitória e cobrar um resgate milionário. Os planos deles acabam falhando graças a José Ângelo Aguiar (Eduardo Yáñez), um homem do campo que aparece na Fazenda Balvanera para solicitar o emprego de capataz e acaba salvando Vitória das garras dos bandidos graças ao seu conhecimento em artes marciais.

Vitória, agradecida, e com medo de sofrer novos atentados, decide contratar José Ângelo como seu guarda costas e confia nele a sua vida. Cristina (Monika Sánchez), a esposa de José Ângelo, não gosta nada do novo emprego do marido e sente ciúmes doentios da aproximação dele com sua patroa. E ela não está errada, pois a amizade entre Vitória e José Ângelo acaba se transformando em um grande amor, que os dois escolhem conter para não magoar e trair seus respectivos cônjuges.

Após os atentados que sofreu, Vitória se preocupa também pela segurança de sua filha Nikki (Eiza González), e contrata Francisco Gusmão (Sebastián Rulli) como seu guarda-costas. O problema é que Nikki é uma jovem caprichosa, irritante e mimada que logo de cara rejeita e maltrata Francisco pois acha que isso é apenas uma forma de sua mãe mantê-la vigiada. Mas com a convivência, Francisco descobre que Nikki na verdade é uma jovem solitária e que sofre de depressão, manifestada através da bulimia. Os dois se apaixonam perdidamente, mas o orgulho de ambos faz com que vivam entre tapas e beijos.

Liliana (Sherlyn), a filha de José Ângelo, começa a trabalhar na mansão dos Balvanera como jardineira e também se apaixona por Francisco, o que provoca grandes enfrentamentos com Nikki e as duas constantemente brigam pelo amor e atenção dele.

Enquanto isso, Adriana Balvanera (Natalia Esperón), a irmã mais nova de Vitória, vive um drama há quase 18 anos. Isso porque passou pela dor de perder sua filha Lúcia logo depois de seu nascimento. Mas Adriana descobre que Lúcia está viva e tem certeza absoluta que Aníbal Balvanera (Enrique Rocha), seu próprio pai, foi o responsável pelo desaparecimento da bebê. Isso porque Vicente (Marcelo Córdoba), o pai da criança, era um rapaz pobre e humilde, a quem Aníbal rejeita por não ser digno de se casar com sua filha.

Aníbal é o patriarca dos Balvanera e tem uma imagem impecável diante de todo o meio empresarial. Também é a adoração de sua neta Nikki e cumpre todos os seus caprichos. Vitória e Adriana guardam um grande ressentimento de seu pai, já que na época em que sua mãe era viva, Aníbal colecionava amantes e não se importava com a saúde da esposa. Uma dessas amantes é Paula Trejo (Silvia Manríquez), a mãe de Francisco, que abandonou a ele e a sua irmã Beatriz (Susana González) para ter um romance com Aníbal. Paula passou 20 anos afastada de seus filhos, e apesar de já ter obtido o perdão de Beatriz, Francisco a rejeita e sente um grande rancor por ela.

Beatriz é casada com Leonardo (Julio Camejo) e tem um filho chamado Guille (Adrián Escalona). A vida dela se torna um inferno graças às agressões físicas e psicológicas que sofre do marido. Beatriz resolve se separar, mas Leonardo não vai deixar o caminho livre. Além de se negar a dar o divórcio, ele também envenena o filho contra a própria mãe. Em meio a toda essa desgraça, Beatriz conhece Salviano e os dois se apaixonam. Salviano era um homem ambicioso e praticava crimes com Kendra contra os seus próprios chefes. Mas graças ao amor de Beatriz, ele se torna um bom homem e está disposto a defendê-la de seu ex-marido violento.

Amores Verdadeiros é uma história cheia de tramas envolventes, segredos, ação e principalmente muito amor.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2012, o produtor Nicandro Díaz confirmou que faria uma adaptação da novela argentina Amor en custodia, para estrear no horário nobre no segundo semestre de 2012[2]. Essa é a segunda versão da trama feito no México; a primeira foi feita pela TV Azteca em 2005.

Para interpretar a protagonista Victoria, várias atrizes fizeram casting, entre elas Rebecca Jones, Daniela Castro, Olivia Collins e Victoria Ruffo.[3] Erika Buenfil, umas das últimas a fazer o casting, ficou com a protagonista.[4]

Quanto ao personagem Arriaga, Nicandro queria que ele fosse interpretado por algum ator que já havia trabalhado com ele anteriormente. Ou seja, foi disputado por Fernando Colunga e Eduardo Yáñez, sendo este último o escolhido.[5]

Para a personagem Liliana, fizeram testes Dulce María, Ale García e Sherlyn, sendo esta última a escolhida.[6]

As gravações da trama começaram em 23 de julho de 2012,[7] e duraram até maio de 2013.[8]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete[9] Nome do personagem no Brasil Nome original do personagem
Erika Buenfil Vitória Balvanera Gil de Brisa / Victoria Balvanera Gil Victoria Balvanera Gil de Brizz / Victoria Balvanera Gil
Eduardo Yáñez José Ângelo Aguiar Cupil José Ángel Arriaga Cupil
Eiza González Nicole Brisa Balvanera / Nicole Brisa Balvanera de Paiva "Nikki" Nicole Brizz Balvanera / Nicole Brizz Balvanera de Pavia "Nikki"
Sebastián Rulli Francisco "Frank, Gusmãozinho" Gusmão Trejo Francisco "Frank, Guzmancito" Guzmán Trejo
Enrique Rocha Aníbal Balvanera
Guillermo Capetillo Nélson Brisa Nava Nelson Brizz Nava
Marjorie de Sousa Kendra Ferretti / Natália Chaves Kendra Ferretti / Macaria Chávez
Sherlyn Liliana "Lili" Aguiar Corona / Liliana Aguiar Balvanera / Lúcia Carvalho Balvanera Liliana "Lili" Arriaga Corona / Liliana Arriaga Balvanera / Lucía Celorio Balvanera
Francisco Gattorno Salviano Roca Ortiz Santino "Salsero" Roca Ortiz
Mónika Sánchez Cristina Corona de Aguiar Cristina Corona de Arriaga
Susana González Beatriz Gusmão Trejo de Solís / Beatriz Gusmão Trejo Beatriz Guzmán Trejo de Solís / Beatriz Guzmán Trejo "Betty"
Natalia Esperón Adriana Balvanera Gil
Raquel Morell Tomásia Lagos Tomasina Lagos
Michelle Rodríguez Policárpia "Poliana" Lopes Policarpia "Polita" López
Silvia Manríquez Paula Trejo
Rubén Branco Jean Marie Bonjour / João Mário Bom Dia Orol Jean Marie Bonjour / Juan Mario Buendía Orol
Eleazar Gómez Rolando "Roy" Paiva Orol Rolando "Roy" Pavía Orol
Diana Golden Gilda Leyva
Adrián Escalona Guilherme "Guille" Solís Gusmão Guillermo "Guillo" Solís Guzmán
Arsenio Campos Felipe Gusmão Felipe Guzmán
Ana Martín Candelária Corona Torres / Candelária Corona Torres de Balvanera
Lilia Aragón Odette Ruiz de Longória Odette Ruiz Vda. de Longoria
Julio Camejo Leonardo "Léo" Solís
Sérgio Acosta Roberto "Espanto" Zamacona Lotario "Espanto" Zamacona
Lisardo Carlos Gonçalves / João Constantin Carlos González / Joan Constantín
Archie Lanfranco Stéfano Longória Ruiz
Teo Tapia Antônio del Conde
Gabriela Goldsmith Dóris Orol de Paiva Dorís Orol de Pavía
Facundo Caferatta Teobaldo Arcadio Zambrano
Patsy Jocelyn Madrigal
Luis Xavier Milton Paiva Milton Pavía
Paulina de Labra Josefina Opalina
Marcelo Córdoba Vicente Carvalho Vicente Celorio
Benjamín Islas Comandante Róbson Comandante Robles
Jonnathan Kuri Omar
Renata Flores Ofélia Imperia
Irina Areu Aída
Bárbara Islas Camila Covarrubias Nabila Covarrubias
Hugo Macías Macotela Fortuna Fortuno
María Prado Joana Jovita
Sabine Moussier Bruna Cristo
Nestor Leoncio Padre Jerônimo Padre Generoso
Juan Verduzco Dr. Alberto Montanha Dr. Alberto Montaño
Jade Fraser Fátima
Marcos Montero Pascoal Pascual
Polo Ortín Padre Nestor Padre Nabor
Víctor Jiménez Jonas / Arquibaldo Jonás / Archibaldo
Toño Infante Capitão Comandante Cueto
Pedro Weber "Chatanuga" Carlito "Mezcalitos"
Héctor Cruz Epifânio Epifanio
Miguel Priego Detetive Pastrana
Pedro Mérida Ingo Íñigo
Ricardo Barona "O Turco" "El Turco"
Eduardo Rivera "O Talibã" "El Talibán"
Lizzeta Romo Donatela
Vanesa Restrepo Âmbar Luke Ámbar Luke
Leonardo Ceppi Polo Goyo
Vanessa Mateo Carla
Diego de Erice Vladimir
Monserrat Fligelman Jenny
Laura Zalazar Denise Denisse
Carlos Girón Romeu Rommel
Marisol González Irenka
Rafael del Villar Enrico
Jackeline Fernández Mia Brisa Ferretti Mía Brizz Ferretti
Marco Uriel Dr. Israel Galeano Dr. Israel Galeana
Óscar Bonfiglio Dr. Ravel
Eduardo Cáceres Detetive Israel Almeida Detective Asael Avellaneda
Manuel Martel "O Caveira" "El Huesos"
Albert Chávez Lautaro
Martín Brek Barbosa Barrales
Jackie Sauza Morgana
Jorge Pascual Rubio Escalona
Shaula Ponce Liliana, menina que ajuda José Ângelo quando ele perde a visão
Tony Vela Krusov
Patricia Conde Professora Astudillo
Alfredo Alfonso Dr. Blancarte Lic. Blancarte
Leonardo Rocha Adriano Carvalho Balvanera Adrián Celorio Balvanera
Hanny Sáenz Funcionária da Meta Imagem
Juan Antonio Edwards Gerente da pizzaria
Jorge de Marín Psicólogo de Nikki
Elsa Cárdenas Juíza do casamento de Jean Marie e Stéfano
Juan José Origel Anfritião do concurso "A Voz do seu Bairro"
Karen Rowe Empregada de Odette
Elizabeth Aguilar Companheira de cela de Beatriz
Rosita Bouchot Companheira de cela de Beatriz
Gabriela del Valle Médica da Cruz Vermelha
Julio Vega Homem na palestra de Carlos
Enrique Burak Locutor da partida de tênis
Salvador Ibarra Pediatra de Guille
Ricardo Vera Oftalmologista de José Ângelo
Harding Junior Camareiro do hotel de Nova York
Tony Bravo Capanga de Krusov
Kelchie Arizmendi Anfitriã
Carlos Lauricella Juiz que quase casa Liliana e Francisco
Alejandro Peniche Segurança do show do Moderatto
Miguel Serros Segurança da distribuição de autógrafos de Malú
Mariana Rivera Dona da feira de frutas
Norma Iturbe Cliente da pizzaria
Eduardo Carabajal Homem na Meta Imagem
Emilio Chabre Filho de Nikki e Francisco
Nicolás Buenfil Pajem de Nikki
Angélica Vale Ela mesma
Malú Ela mesma
Moderatto Eles mesmos
Ana Bárbara Ela mesma
Diane Pérez Ela mesma
Lolita Ayala Ela mesma
Andrés Torres Romo Guilherme "Guille" Solís Gusmão (jovem) Guillermo "Guillo" Solís Guzmán (joven)
Francisco Gusmão Trejo (14 anos) Francisco Guzmán Trejo (14 años)
Germán Gutiérrez Felipe Gusmão (jovem) Felipe Guzmán (joven)

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México

Estreou com uma média de 26.7 pontos[10]. Ao longo dos meses, conseguiu manter esse número. Sua menor audiência é 14.3 pontos, alcançada em 31 de dezembro de 2012, véspera de ano novo. Já sua maior audiência é de 32.5, alcançada em 19 de março de 2013[11]. Seu último capítulo, com duração de três horas, teve média de 27.8 pontos[12]. Teve média geral aproximada de 27.2 pontos, se tornando a maior audiência do horário desde Mañana es para siempre.[13]

No Brasil

Estreou com 7.3 pontos, sendo a melhor estreia do horário das 18h desde a reestreia de Carrossel em 2018.[14] O segundo capítulo registrou 6.8 pontos.[15] Bateu seu primeiro recorde no terceiro capítulo quando cravou 7.5 pontos.[16] No quinto capítulo, a novela bate seu segundo recorde com 7.7 pontos, agora com empate na vice-liderança.[17] Em 10 de março, bate seu terceiro recorde com 8 pontos, alcançando a vice-liderança.[18] Em 6 de julho, bate seu quarto recorde com 8.1 pontos.[19] Em 19 de julho, bate seu quinto recorde com 8.6 pontos.[20] Em 16 de setembro, bate seu sexto recorde com 8.7 pontos.[21]

Em 19 de fevereiro, registra sua primeira menor média com 6.7 pontos.[22] Em 23 de fevereiro, atinge 6.3 pontos.[23] Em 4 de junho, atingiu 5.7 pontos, sendo essa a sua menor audiência desde a estreia.[24]

O último capítulo registrou 8.4 pontos e assumiu a vice-liderança em grande parte de sua exibição.[25] Teve média geral de 7.3 pontos, se tornando a melhor média da faixa das 18 horas desde a reprise de A Dona.[26]

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada pelo seu canal original de 29 de julho a 6 de dezembro de 2019, em 95 capítulos, substituindo La gata e sendo substituída por La que no podía amar, às 14h30 e, posteriormente, 15h30.[27]

Foi reprisada pelo canal TLNovelas de 19 de abril a 27 de agosto de 2021, substituindo El color de la pasión e sendo substituída por A que no me dejas.[28]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida pelo do canal pago TLN Network entre 8 de julho de 2019 a 20 de março de 2020, substituindo Um Refúgio para o Amor e sendo substituída por A Força do Destino, com edição original e áudio dublado em português.[29]

Foi exibida pelo SBT de 8 de fevereiro a 29 de setembro de 2021, em 167 capítulos, substituindo Quando me Apaixono e sendo substituída por Te Dou a Vida na faixa das 18h30, com uma nova dublagem. Também se tornou a primeira trama mexicana a ter seus capítulos disponibilizados na plataforma SBT Vídeos, após a exibição na TV.[30][31] Seu último capítulo foi exibido excepcionalmente no dia 29 de setembro de 2021, no horário das 19 horas, em razão da transmissão de um jogo da Liga dos Campeões da UEFA ter ocorrido no dia 28.[32]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

  1. No me Compares - Alejandro Sanz
  2. Me Puedes Pedir lo que sea - Marconi & Eiza González
  3. Ahora Tú - Malú
  4. Loco Por Ti - Lisardo Guarinos
  5. Hastío - Lisardo Guarinos
  6. De Punta a Punta - Grupo Caneo
  7. Te Fuiste de Aquí - Reik
  8. Gracias - Moderatto
  9. De Punta a Punta - Álvaro Torres
  10. Tú De Que Vas - Ana Bárbara (autor: Franco de Vita)

Versões[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Premio Tvynovelas 2014[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicados Resultados
Melhor Telenovela Nicandro Díaz González Venceu
Melhor Atriz Protagonista Erika Buenfil Venceu
Melhor Ator Protagonista Sebastián Rulli Indicado
Melhor Vilã Marjorie de Sousa Venceu
Melhor Primeira Atriz Ana Martín Venceu
Melhor Atriz Coestelar Natalia Esperón Indicado
Melhor Atriz de Reparto Susana González Venceu
Melhor Atriz Juvenil Sherlyn González Venceu
Melhor Ator Juvenil Eleazar Gómez Indicado
Melhor Tema Musical No Me Compares por Alejandro Sanz Venceu
Melhor História ou Adaptação Kary Fajer e Ximena Suárez Venceu
Melhor Direção de Cena Salvador Garcini Indicado
Telenovela Multiplataforma Nicandro Díaz González Venceu

Prêmio Peoples en Español 2013[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicados Resultados
Melhor Telenovela Nicandro Díaz González Indicado
Melhor Atriz Erika Buenfil e Eiza González Indicado
Melhor Ator Eduardo Yáñez e Sebastián Rulli Indicado
Melhor Vilã Marjorie de Sousa Indicado
Melhor Atriz Secundária Sherlyn González Indicado

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Hoy gran estreno de Amores verdaderos». Televisa. 3 de setembro de 2012. Consultado em 28 de dezembro de 2015 
  2. a b «Nicandro Díaz confirma que realizará el remake de "Amor en custodia"». TV Boricuasa. 28 de fevereiro de 2012. Consultado em 14 de fevereiro de 2016 
  3. «Fernando Colunga, José Ron, Dulce María y otros actores que pudieron protagonizar "Amores verdaderos"». Publimetro. 6 de outubro de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2021 
  4. «Protagonizará nueva versión de 'Amor en custodia'». Noroeste. 20 de junho de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2021 
  5. «Yáñez será 'guardaespaldas'». Noroeste. 29 de maio de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2021 
  6. «Dulce María la villana juvenil de Amores verdaderos». Mas Telenovelas. 22 de junho de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2021 
  7. «Televisa inició las grabaciones de su nueva producción Amores verdaderos». Produ. 23 de julho de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2021 
  8. «"Amores Verdaderos" termina grabaciones con susto». Produ. 2 de maio de 2013. Consultado em 10 de janeiro de 2021 
  9. «Amores verdaderos (2012)». Peliplat. Consultado em 24 de junho de 2021 
  10. «Amores Verdaderos supera audiencia de Los Rey». TV y Espectaculos. 4 de setembro de 2012. Consultado em 9 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 14 de fevereiro de 2016 
  11. «Eiza Gonzalez, feliz por la audiencia de Amores Verdaderos». Terra. 22 de março de 2013. Consultado em 9 de fevereiro de 2016 
  12. «Final de Amores Verdaderos logra rating promedio de 27.9 pts». SDP Noticias. 14 de maio de 2013. Consultado em 9 de fevereiro de 2016 
  13. «Reporte de rating "Amores Verdaderos"». Fórum Univision. 13 de maio de 2013. Consultado em 27 de julho de 2015 
  14. «Novelas da Globo, Jornal Nacional e BBB tem recorde de Ibope». TV Pop. 9 de fevereiro de 2021. Consultado em 9 de fevereiro de 2021 
  15. «BBB21 bate novo recorde e tem melhor desempenho em 12 anos». TV Pop. 10 de fevereiro de 2021. Consultado em 10 de fevereiro de 2021 
  16. «Audiências 10/2: A Noite é Nossa despenca e perde para o SBT». TV Pop. 11 de fevereiro de 2021. Consultado em 11 de fevereiro de 2021 
  17. «Audiências de 12/02/2020: Bruno Peruka vence novelas do SBT». TV Pop. 15 de fevereiro de 2021. Consultado em 15 de fevereiro de 2021 
  18. «Felipe Prior afunda audiência da RedeTV! e tem menos público que cultos». TV Pop. 11 de março de 2021. Consultado em 11 de março de 2021 
  19. «MasterChef perde público e tem estreia menos vista da história do reality». TV Pop. 7 de julho de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  20. REDAÇÃO (20 de julho de 2021). «Reprise de Pega Pega registra pior estreia de novela das sete da história na Globo». Notícias da TV. Consultado em 20 de julho de 2021 
  21. «Jornal da Globo é ultrapassado pela Record pelo segundo dia consecutivo». TV Pop. 17 de setembro de 2021. Consultado em 17 de setembro de 2021 
  22. «Gênesis continua em queda e tem o seu pior desempenho». TV Pop. 22 de fevereiro de 2021. Consultado em 22 de fevereiro de 2021 
  23. «BBB atropela até a novela das nove e alcança 44 pontos de audiência». TV Pop. 24 de fevereiro de 2021. Consultado em 24 de fevereiro de 2021 
  24. «Silvio Santos acerta e Trapalhões vencem Record com 119% de vantagem». TV Pop. 7 de junho de 2021. Consultado em 7 de junho de 2021 
  25. «De manhã, Rodrigo Bocardi marca mais ibope do que nova A Usurpadora». TV Pop. 30 de setembro de 2021. Consultado em 30 de setembro de 2021 
  26. «Amores Verdadeiros - tabela com audiência detalhada da novela do SBT». Amo Novelas. 5 de setembro de 2021. Consultado em 30 de setembro de 2021 
  27. TIM, Televisa. «Amores Verdaderos». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 12 de dezembro de 2019 
  28. TIM, Televisa. «7 Poderosas razones para no perderte el reestreno de 'Amores Verdaderos' por Tlnovelas». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 15 de julho de 2021 
  29. Hiago Junior (15 de maio de 2019). «Inéditas: Sucessos da Televisa, "Amores verdaderos" e "El color de la pasión" ganharão exibição no Brasil». Aparato do entretenimento 
  30. «Aparato do Entretenimento: Confirmado: SBT divulga chamada de "Amores Verdadeiros" novela que irá substituir "Quando Me Apaixono" nas tardes da emissora». www.aparatodoentretenimento.com.br. Consultado em 9 de janeiro de 2021 
  31. NewsPrime (15 de fevereiro de 2021). «Como assistir à novela Amores Verdadeiros online gratuitamente». TV História. Consultado em 26 de fevereiro de 2021 
  32. «Resumo semanal da novela Amores Verdadeiros de 27/09/2021 a 29/09/2021». NaTelinha. Consultado em 28 de setembro de 2021