Mentir para vivir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mentir para vivir
Mentir para viver (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Romance
Drama
Duração 42-45 minutos
Criador(es) María Zarattini
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Benjamín Cann
Produtor(es) Rosy Ocampo
Elenco David Zepeda
Mayrín Villanueva
Diego Olivera
Altair Jarabo
Cecilia Gabriela
Alejandro Tommasi
Adriana Roel
Tema de abertura "Déjame soñar" por Ricardo Montaner e India Martínez
Exibição
Emissora de
televisão original
México Canal de las Estrellas
Transmissão original 3 de junho de 2013 - 20 de outubro de 2013
N.º de episódios 101
Cronologia
Último
Último
Qué bonito amor
Quiero amarte
Próximo
Próximo

Mentir para vivir (em português Mentir para viver) é uma telenovela mexicana produzida por Rosy Ocampo para Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 3 de junho e 20 de outubro de 2013.

A trama é protagonizada por David Zepeda e Mayrín Villanueva[1] [2] e antagonizada por Diego Olivera, Altair Jarabo e Leticia Perdigón.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Oriana Caligaris e José Luis Falcón são um casal mexicano, que vivem na Colômbia e têm uma filha de seis anos chamada Alina. José Luis trabalha na alfândega colombiana e um dia ele confessa a Oriana tem feito operações de contrabando, e os ganhos são depositados em uma conta em seu nome, sem o seu consentimento, por isso, está envolvido, e polícia a está procurando. Desapontada Oriana foge para o México com a filha Alina, para encontrar sua querida amiga Raquel, que junto com Lucina possui o hotel "El Descanso", em San Carlos, Sonora.

Entre os hóspedes do hotel está Don Gabriel Sánchez, um velho amigo de Lucina, sócio de uma grande fiação e tecelagem fábrica localizada em Hermosillo, Sonora. Viúvo do primeiro casamento, casou-se novamente com Lila, uma mulher ambiciosa 20 anos mais nova que ele, cujo irmão Berto é um playboy. Gabriel é pai de Ricardo, um engenheiro bem sucedido e de Sebastian, um adolescente.

Uma tarde, enquanto Don Gabriel estava com Alina um tiro é ouvido. Gabriel cai morto. Oriana corre e vê sua filha com uma pistola armada e teme que Alina tenha feito o disparo. Então Lucina toma o controle da situação e decide protegê-las, enviando-as para Guaymas, Sonora.

Quando Ricardo chega em San Carlos para recolher o corpo de seu pai e para iniciar investigações, relata-se que a principal suspeita do crime é uma jovem mulher que estava acompanhada por sua filha.

Naqueles dias, Inés Valdivia, uma jovem estranha e solitária se hospeda no hotel, e morre de repente. Sempre inteligente, Lucina aproveita a oportunidade para que Oriana assuma com documentos falsos a identidade de Inês e assim a salvaria tanto da investigação de contrabando, quanto pelo assassinato de Don Gabriel. Oriana tenta rejeitar, mas não tem escolha senão "mentir para viver".

A vida de Oriana continua a mudar quando ela descobre que José Luis morreu em uma perseguição com a polícia.

Semanas depois, aparece no hotel um investigador enviado pela Sra. Paloma Aresti, uma mulher rica que está à procura de sua única neta e herdeira, a quem ela não conhece: Inés Valdivia. Novamente oportuna, Lucina dá o retrato de Oriana ao investigador e lhe diz que ela é Inés; Ela também dá uma escova com uma mecha de cabelo da verdadeira Inês, com a qual fazem um teste de DNA. Oriana (agora Inés) é finalmente localizado por Paloma, que a leva para viver com ela. Lá ela conhece Ricardo, afilhado e sócio de Paloma na fábrica de fios e tecidos.

A atração entre Oriana e Ricardo é imediata, sem imaginar que há entre eles há muitos obstáculos, segredos e adversidades a serem superados. Tudo se complica ainda mais quando José Luis, que na verdade não está morto, volta ao México decidido a recuperar sua família e lutar em um jogo de mentiras e verdades, onde ao final, o amor triunfará.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeado Resultados
2014 Premios TvyNovelas[3]
Melhor telenovela Rosy Ocampo Nomeada
Telenovela multiplataforma Mentir para vivir Nomeada
Melhor atriz protagonista Mayrin Villanueva Nomeada
Melhor ator protagonista David Zepeda Nomeado
Melhor vilã Altair Jarabo Nomeada
Melhor vilão Diego Olivera Nomeado
Melhor primeira atriz Patricio Castillo Nomeada
Melhor ator juvenil Alejandro Speitzer Ganhador
Melhor atriz co-estrelar Cecilia Gabriela Nomeada
Melhor ator co-estrelar Felipe Najera Ganhador
Melhor atriz de reparto Leticia Perdigón Nomeada
Melhor ator de reparto Juan Carlos Barreto Nominado
Melhor roteiro ou adaptação María Zarattini
Claudia Velazco
Nomeado
Melhor direção de cena Benjamin Cann e Rodrigo Zaunbos Ganhadores

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.