Por ella soy Eva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Por ella soy Eva
Por ela... sou Eva (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero comédia romântica
Duração 40 min (aprox.)
Estado finalizada
Criador(es) História original:
Elkin Opina
Fernán Rivera
Juan Carlos Troncoso
Adaptação:
Pedro Armando Rodríguez
Alejandra Romero
Humberto Robles
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Benjamín Cann
Produtor(es) Rosy Ocampo
Elenco Lucero Hogaza
Jaime Camil
Helena Rojo
Patricia Navidad
Mariana Seoane
Leticia Perdigón
Jesús Ochoa
Marcelo Córdoba
Tema de abertura "Por ella soy Eva", por Jaime Camil
Tema de
encerramento
"No me dejes ir", por Lucero Hogaza
Exibição
Emissora de
televisão original
México Canal de las Estrellas
Formato de exibição 1080i (HDTV)
480i (SDTV)
Transmissão original 20 de fevereiro de 20127 de outubro de 2012
N.º de episódios 166
Cronologia
Último
Último
En los tacones de Eva
Próximo
Próximo

Por ella soy Eva (no Brasil, Por ela... sou Eva) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 20 de fevereiro de 2012 e 7 de outubro de 2012, totalizando 166 capítulos. Escrita por Pedro Armando Rodríguez, Alejandra Romero e Humberto Robles sob a produção executiva de Rosy Ocampo, é inspirada na telenovela colombiana En los tacones de Eva, de Elkin Opina, Fernán Rivera e Juan Carlos Troncoso.

Lucero Hogaza e Jaime Camil interpretaram as personagens principais, numa trama que narra a história de um homem apaixonado o qual finge ser uma mulher para desvendar todas as mentiras que o cercam. Na versão colombiana, Mónica Lopera e Jorge Enrique Abello interpretaram os protagonistas. Marcelo Córdoba, Patricia Navidad, Mariana Seoane, Jesús Ochoa, Carlos Bracho, Helena Rojo, Carlos de la Mota, Tiaré Scanda, Leticia Perdigón, Ferdinando Valencia e Manuel Ojeda desempenharam os demais papeis principais da história.

O cantor e protagonista da trama, Jaime Camil, executou o tema de abertura, "Por ella soy Eva", presente em um álbum de estúdio homônimo. O título Por ella soy Eva é uma referência ao travestimento da personagem João Carlos, o qual finge ser uma mulher para reconquistar sua amada.

Foi exibida no Brasil pelo SBT, entre 2 de dezembro de 2013 até 30 de maio de 2014, em 126 capítulos, sucedendo Cuidado com o Anjo e antecedendo Meu Pecado.

Desde setembro, a telenovela passou a estar disponível no serviço online da Netflix.

Produção[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg Estamos guardando em segredo a personagem Eva. Inclusive, ando pelos corredores da Televisa e todo mundo pensa que sou uma colombiana grandona. Cquote2.svg

Com mais de vinte trabalhadores envolvidos na concretização da trama, a ideia de uma refilmagem veio dos diretores da rede, os quais decidiram que esta seria baseada na telenovela colombiana En los tacones de Eva, pertencente à parceira RCN. A produção executiva recaiu à Rosy Ocampo, que trabalhou anteriormente em La fuerza del destino e Alegrijes y rebujos, e a direção-geral se deu por Benjamín Cann, renomado cineasta mexicano. O roteiro, originalmente escrito por Elkin Ospina, Fernán Rivera e Juan Carlos Troncoso, foi adaptado por Pedro Armando Rodríguez, Alejandra Romero e Humberto Robles.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história transcorre da seguinte forma:

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Primeira fase[editar | editar código-fonte]

João Carlos Caballero trabalha em uma empresa de turismo e esta está prestes a fazer uma parceria com uma empresa estrangeira, porém o dono descobre que o executivo tem relações com sua esposa e a associação é finalizada. Assim, os trabalhadores do grupo Império devem procurar um projeto para anunciá-lo e repor os prejuízos. João Carlos, portanto, tenta seduzir Helena Moreno sob o disfarce do argentino Juán Perón para copiar o projeto da Praia Majahua, junto com seus amigos Santiago e Fernando, que promete ser inovador no ramo turístico.

Inicialmente, Dadinho, filho de Helena, não gosta do homem e tenta persuadir a mãe a deixá-lo, porém João Carlos faz promessas e consegue a confiança do garoto. O executivo começa a apaixonar-se intensamente pela mulher e percebe que ela foi a única que conseguiu despertar esse sentimento nele. Plutarco Ramos e seu ajudante Onésimo descobrem a farsa do colega de trabalho e decide investigar todo o acontecimento para prejudicar o rival e ganhar a confiança de Adriano, chefe-geral da empresa.

Concomitantemente, Eugênia Mistral, mãe de João Carlos, sofre de pequenos transtornos de demência e falta de memória. Silvia Romero, mãe de Helena, suporta o machismo e a autoridade do marido Eduardo; o mesmo ocorre com a executiva Marcela e seu esposo Fernando Contreras. Antônia, mulher de Plutarco, sente falta das carícias do homem, o qual a trai com Rebeca Oropeza, também ajudante em seus planos.

Em uma das reuniões das empresas turísticas do distrito, todos os executivos-chefe e seus auxiliares em projetos foram convidados. Portanto, João Carlos, Helena, Plutarco e Adriano foram chamados para anunciar os planos de reposição dos prejuízos. Nessa ocasião, a mulher descobre a verdadeira identidade de João Carlos, o qual é acusado de plágio e um falso roubo de três milhões de dólares, porém todas essas denúncias são de crimes cometidos por Plutarco, sob o nome do incriminado, que promete a Dadinho que irá cuidá-lo como um pai e foge. Durante a fuga, seu carro cai de um barranco e todos pensam que ele está morto.

Segunda fase[editar | editar código-fonte]

Dias depois, João Carlos vê uma notícia sobre sua morte e conclui que se aparecer, será identificado e preso injustamente, logo, procura o apartamento de Mimi de la Rose como esconderijo. Ela descobre toda sua história e tenta ajudá-lo, planeja que ele se vista de mulher para acompanhar a vida de Helena e procure provas que afirmem sua inocência. Após alguns dias, o homem é maquiado e adquire a identidade de Eva Maria León Jaramillo, uma viúva natural do norte mexicano. Assim, ele busca maneiras de entrar para o grupo Império como assistente de Helena, a qual adquiriu um alto cargo na empresa de Adriano.

Durante isso, Plutarco usufrui de suas conquistas no ramo turístico e planeja se livrar de sua esposa Antônia para conseguir mais dinheiro a partir da herança. Com isso, ele faz um acordo com Rebeca e ambos decidem oferecer vários alimentos com esteroides e glúten já que ela sofre de alto colesterol e diabetes. No Grupo Império, Marcela é elevada de secretária a executiva, causando desconforto ao marido, pois o trabalho da mulher gera muito mais rendimento que o seu, portanto, ele procura maneiras de retirá-la da empresa.

Após algumas entrevistas de empreso, João Carlos, sob a personalidade de Eva, consegue o trabalho de assistente de Helena. À princípio, ela se sente desconfortável, porque ele deseja saber de tudo o que acontece na vida pessoal dela, mas com o passar dos meses, essa relação se torna mais harmoniosa e se tornam íntimos. Lúcia, melhor amiga de Helena, entra na empresa como ajudante e Renato Camargo é contratado por Adriano. Silvia persiste à arrogância do esposo e Santiago procura alguma namorada.

Antônia desmaia após descobrir a traição do marido e é internada. Plutarco aproveita a situação e a mata. Enquanto isso, Adriano começa a se apaixonar pela personagem Eva e propõe casamento. Mimi, a qual está apaixonada pelo dono do grupo Império, mantém relações sexuais com o homem em estado alterado e faz com que ele pense que Eva foi a verdadeira mulher a ter feito isso. Porém, dias depois, ela descobre uma gravidez.

Fase final[editar | editar código-fonte]

João Carlos com ajuda de Mimi descobre que Plutarco foi o mandante da fraude, mas decide não se revelar para reconquistar Helena. Todavia, há um empecilho, o casamento de Adriano e Eva. Nessa ocasião, o homem mostra sua verdadeira identidade e Adriano sofre um infarto. O chefe-geral do Império reconhece que João Carlos se travestiu por um bom motivo e pede para o médico anunciar uma falsa morte para que possa se aliar com Helena e revelar os crimes cometidos por Plutarco.

Plutarco tenta fugir, mas é condenado a anos de prisão, juntamente com Onésimo, o qual engravidou Rebeca antes da punição. Eugênia se recupera, após um tratamento psicológico, de seus transtornos mentais. João Carlos descobre que Renato é seu irmão e ele se reintegra à família depois de resolver todos os problemas do passado com o familiar. Santiago inicia um namoro com Lúcia, enquanto seu amigo Fernando consegue se reconciliar com a esposa.

Mimi declara seu amor por Adriano, o qual a corresponde. Eduardo, após quase se divorciar de sua esposa, radicaliza sua personalidade e torna-se um homem mais afetuoso com a mulher, a filha e o neto. João Carlos se entrega a polícia e é preso por seis meses decorrente à falsa identidade, enquanto Helena o espera para concretizar o casamento e viverem felizes.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Jaime Camil interpretou o protagonista João Carlos Caballero/Eva.
Lucero interpretou a protagonista Helena Moreno.
Ator Personagem
Lucero Helena Moreno
Jaime Camil João Carlos Caballero Mistral / João Perón / Eva Maria León Jaramillo viúva de Zuloaga Belisário / Joana Carlota (Joaninha)
Helena Rojo Eugênia Mistral de Caballero
Patricia Navidad Mimí de la Rose / Emeteria Jaramillo
Mariana Seoane Rebeca Oropeza
Leticia Perdigón Silvia Romero de Moreno
Jesús Ochoa Adriano Reyes
Marcelo Córdoba Plutarco Ramos Arrieta
Manuel Ojeda Eduardo Moreno
Carlos Bracho Modesto Caballero
Tiaré Scanda Marcela Noriega Contreras
Dalilah Polanco Lúcia Zárete
Carlos de la Mota Santiago Escudero
Ferdinando Valencia Renato Caballero Camargo
Pablo Valentín Fernando Contreras
Christina Pastor Antônia Reyes Ramos Arrieta
Manuela Imaz Patricia Lorca
Gabriela Zamora Angélica Ortega
Luis Manuel Ávila Onésimo Garza
Geraldine Galván Jennifer Contreras
Daniel Díaz de León Kevin Contreras
Nikolas Caballero Eduardo Moreno (Dadinho)
Ilse Zamarripa Cláudia Caballero Camargo
Priscila Avellaneda Verônica (Vero)
Marisol Castillo Jacqueline
Ivonne Garza Cindy
Fabiola Guajardo Paola
Otto Sirgo Jesús Legarreta

Versão Brasileira: Rio Sound

Participações especias[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Indicado Resultado
2012
Prêmio People en Español
Melhor Novela Rosy Ocampo Indicado
Melhor Atriz Lucero Venceu
Melhor Ator Jaime Camil Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Patricia Navidad Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Carlos de la Mota Venceu
Melhor Ator Antagônico Marcelo Córdoba Indicado
Melhor Atriz Antagônica Mariana Seoane Indicado
Casal do Ano Lucero e Jaime Camil Indicado
Kids' Choice Awards México
Ator Favorito Jaime Camil Indicado
2013
Prêmio TVyNovelas[3]
Melhor Novela Rosy Ocampo Venceu
Melhor Atriz Lucero Indicado
Melhor Ator Jaime Camil Indicado
Melhor Atriz Antagonista Mariana Seoane Indicado
Melhor Ator Antagonista Marcelo Córdoba Venceu
Melhor Ator Juvenil Ferdinando Valencia Venceu
Melhor Atriz Co-Estrelar Patricia Navidad Venceu
Melhor Ator Co-Estrelar Jesús Ochoa Venceu
Melhor Primeira Atriz Helena Rojo Indicado
Melhor Primeiro Ator Manuel Ojeda Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Tiaré Scanda Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Pablo Valentín Indicado
Melhor Historia ou Adaptação Pedro Rodríguez, Alejandra Romero e Humberto Robles Indicado
Melhor Direção de Câmera Benjamín Cann e Rodrigo Zaunbos Venceu
Prêmio Los Favoritos del Público
Novela Favorita Rosy Ocampo Indicado
Casal Favorito Lucero e Jaime Camil Indicado
A Mais Linda Lucero Indicado
O Mais Lindo Ferdinando Valencia Indicado
Cena Favorita Helena dá um tapa em João. Indicado
Beijo Favorito Lucero e Jaime Camil Indicado
Final Favorito Rosy Ocampo Venceu
Prêmio Juventud
Está Ótimo! Jaime Camil Indicado
Garota Que Me Tira o Sono Lucero Indicado

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México, a Trama teve uma Média de 24 Pontos, considerado um alto índice para o Horário que foi exibido, seu esperado era de 20 Pontos.

Em sua estreia no Brasil pelo SBT, registrou 6 pontos com pico de 7, sendo impulsionada pelo penúltimo capitulo de sua antecessora Cuidado com o Anjo.

No Brasil, A Novela estreou bem, mas foi caindo na Audiência, e chegou a Pífios 2 Pontos na 3ª Semana.

Devido ao resultado não esperado, A Novela teve seu fim no dia 30 de Maio de 2014, com 126 Capítulos, cerca de 41 capítulos a menos que o estimado.

A Trama reagiu nos índices, atingindo boas Médias de 4 a 6 Pontos na reta final, conseguindo manter o SBT na vice-liderança.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

No Brasil, seu Último Capítulo foi ar no Dia 30/05/2014, os Fãs da Novela divulgaram e comentaram o Capítulo no Twitter com a hashtag "#PorElaSouEvaFINAL", durante e depois da exibição, a Novela ficou nos assuntos mais comentados do Momento, e subiu ainda mais com a cena Final da Novela, que Emocionou os Fãs.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Outras versões[editar | editar código-fonte]

  • Por ella soy Eva é um remake de En los tacones de Eva, telenovela colombiana de 2006, produzida por RCN Televisión, protagonizada por Mónica Lopera e Jorge Enrique Abello como Eva, e antagonizada pela comediante e apresentadora Alejandra Azcárate e Patrick Delmas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Jaime Camil se viste de novia para telenovela Yahoo!. Visitado em 13 de setembro de 2014.
  2. Por ella soy Eva — Producción Entretenimiento Esmas.com (20 de fevereiro de 2012). Visitado em 13 de setembro de 2014.
  3. Lista de ganadores de los Premios TV y Novelas 2013 en México

Ligações externas[editar | editar código-fonte]