Cuna de lobos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cuna de Lobos
Berço de Lobos (PT)
Ambição (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 40min (segunda a sábado)
Criador(es) Carlos Olmos
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Carlos Téllez
Produtor(es) Lucero Suárez
Elenco Gonzalo Vega
Diana Bracho
Alejandro Camacho
María Rubio
Carlos Cámara
ver mais
Tema de abertura «Cuna de lobos» (instrumental), Pedro Plascencia S.
Exibição
Transmissão original 13 de outubro de 1986- 05 de junho de 1987.
N.º de episódios 170
Cronologia
Último
Último
Lista Negra
Victoria
Próximo
Próximo

Cuna de lobos (Ambição no Brasil e Berço de Lobos em Portugal), é uma telenovela mexicana produzida por Carlos Téllez para a Televisa e foi exibida pelo Canal 2 (XEW-TV), o Canal de las Estrellas, entre 13 de outubro de 1986 e 22 de maio de 1987.

Escrita por Carlos Olmos e dirigida e produzida por Carlos Téllez.

Foi protagonizada por Gonzalo Vega e Diana Bracho e antagonizada por María Rubio, sendo a personagem uma das maiores vilãs da dramaturgia mundial.

Hoje a novela é considerada um clássico. Seu final (leia-se a última cena) é considerado um dos mais surpreendentes da história das novelas mexicanas.

Foi exibida no Brasil pelo SBT, às 21 horas, entre 2 de dezembro de 1991 e 23 de março de 1992, com o nome de Ambição. Três meses depois, começou a ser reprisada à tarde, junto com La Extraña Dama

Além disso, a vilã Catalina Creel de Larios,foi satirizada na comédia Tempestade de Lágrimas, no programa Casa da Angélica.

A novela está atualmente disponível no Brasil para assistir online, dublada e com edição original, pelo serviço de streaming Netflix.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os esposos Catarina Creel e Carlos Larios eram donos do gigantesco consórcio farmacêutico chamado Lar-Creel. Catalina tinha-lhe feito crer a todo mundo que José Carlos seu hijastro lhe tinha arrancado o olho direito com um trompo quando era menino. Isto o fez pára que Carlos tomasse preferência por Alexandre, único filho de Catarina Creel; assim mesmo para destruir a autoestima de José Carlos.

Para resguardar seu segredo, Catarina sempre andava com um parche cobrindo seu olho direito. Mas um dia, Carlos descobre a Catalina sem o Parche, e decide mudar seu testamento mas morre envenenado por sua esposa. Gustavo Ribeiro, um importante servidor público de LarCreel, descobre que Catalina assassinou a seu chefe, mas ela o chantajea com culpar do crime e ele se vê obrigado a guardar silêncio. O testamento especificava que as empresas da família só passariam a seus filhos, Alexandre e José Carlos, se estes a sua vez engendravam filhos. Desta forma, procurava-se a perpetuidad da "casta".

Por um lado, José Carlos segue soltero, já que é um jogador empedernido e Catalina encarregou-se de destruir-lhe seus romances. E por desgraça para Alexandre, sua esposa Vilma está discapacitada para conceber. Por isso, Alexandre decide seduzir malintencionadamente a uma mulher trabalhadora, Leonora Navarro, quem tinha presenciado a morte de Carlos Larios e avisado a Alexandre, para engravidá-la e lhe tirar o menino, o apresentar como seu e de sua esposa, e poder aceder assim à herança, e Alexandre convence a Vilma para que finja uma gravidez, fazendo-a achar que adoptará um menino com ela. Depois, Vilma descobre que Alexandre já tinha engravidado a Leonora, mas ele lhe faz achar que Leonora está disposta a vender a seu filho.

Alexandre instala a Leonora e a seu madrina doña Esperança num penthouse de propriedade da família Larios, onde inclusive escenifica um falso casal. Ademais contrata para o cuidado de Leonora a um médico de nome Dr. Frank Syndel e uma enfermeira chamada Rosalía ambos sem escrúpulos para que estejam a seu cuidado durante a gravidez. Catarina, quem num início desconhecia deste plano, pensa que seu filho Alexandre tem uma amante. No entanto, cedo toma conhecimento da esterilidade de Vilma, pelo que Alexandre se vê obrigado a lhe revelar todo seu plano. Como dito plano esteve em mais de uma ocasião a ponto de ser descoberto, é agora Catarina a que decide tomar as riendas do assunto, com uma frialdade e cálculo muito maior que a que Alexandre possui. Doña Esperança, a madrina de Leonora, cedo averiguaría a verdade sobre Alejandro e sua esposa, mas sofre uma embolia que a deixa postrada num estado vegetativo. Alexandre estava disposto a deixá-la morrer, mas vê-se obrigado a ajudar a doña Esperança, devido à sorpresiva chegada de Leonora.

Ao acercar-se a data do parto, Leonora é transladada a uma clínica de maternidade falsa de propriedade do Dr. Syndel e da enfermeira Rosalía. Doña Esperança por sua vez é abandonada num asilo para idosos, sem poder dizer a verdade devido a seu estado. Vilma, quem tinha finjido sua gravidez mediante um cojín embaixo da roupa, é internada na mesma clínica que Leonora, para assim fingir seu parto. Contra todo o planeado, ambas se encontram, e Vilma se dá conta que Leonora é uma mulher apaixonada que vive enganada. Ao nascer o menino é entregado imediatamente a Vilma, quem estava a ponto de desistir completamente de tudo. O que ela ignora é que Catalina ordenou a Syndel assassinar a Leonora. No entanto, Leonora vê pela janela acercar à enfermeira Rosalía, a encarregada de executá-la com um revólver, mas consegue golpear na cabeça com um objecto pesado no momento que esta entra à habitação. Com o revólver em mãos, Leonora escapa, tendo inclusive que disparar a uns cães guardiães enquanto foge pelos jardines da clínica. Leonora consegue chegar a México, e com suas últimas forças acima à casa de seu amigo, o Dr. Terán, onde todos celebravam as vésperas navideñas.

Quase ao mesmo tempo, o joyero da família Escudero, descobre a Catalina em Nova York sem luzir seu típico parche e com um olho completamente são. Escudero cita por telefone num estacionamiento a José Carlos para revelar-lhe toda a verdade, de modo que possa despojar de sua culpa. Mas dita telefonema é interceptado por Catalina quem vai dantes que José Carlos à cita, matando a sangue frio a Escudero. José Carlos é acusado de dito crime e preso, tomando-lhe quase um ano em solucionar seus problemas com a justiça. Catalina oferece dinheiro ao Dr. Terán por seu silêncio, e revela-lhe o lugar onde pode encontrar a doña Esperança. Assim o Dr. Terán ao fim pode encarregar-se de que receba um tratamento adequado. Também se vê obrigado a internar a Leonora numa clínica psiquiátrica já que por todo o ocorrido sofre um colapso nervoso.

Um ano depois Leonora, já restabelecida, decide tomar vingança de Catarina e Alexandre, e recuperar a seu filho. Também a saúde de doña Esperança tem melhorado notavelmente e cedo deixaria a cadeira de rodas. Leonora começaria agora a estudar todos os passos da família Larios/Creel. Desta maneira consegue seduzir a José Carlos , ainda o crendo um assassino, quem ao fim conseguiu sair em liberdade. Ao pouco tempo de conhecer-se Leonora e José Carlos contraem casal. Leonora reaparece sorpresivamente ante "os lobos", como ela agora os lume, como a esposa de José Carlos, quem ignora todo o ocorrido.

Gustavo Ribeiro, quem sabe que Catarina assassinou a Escudero e que ela também enveneno a seu esposo Carlos Larios, está disposto a revelar toda a verdade à polícia. Catarina consegue chegar dantes que a polícia e assassina a Ribeiro lhe injectando uma substância venenosa, para que o crime pareça um suicídio. Catarina ao tomar os elevadores encontra-se com seu filho Alexandre, quem descobre-a disfarçada com a gabardina e peluca loira.

Por outra parte, Bertha, a secretária pessoal de Catarina, quem conhece que sua chefa é a assassina de Escudero e Gustavo Ribeiro descobre, na mansão Larios, a Catalina com sua típica vestimenta que já a polícia conhece: uma gabardina, peluca loira e lentes negros. Como consequência Catarina lhe revela a Bertha toda a verdade, incluindo o segredo de seu olho. Bertha, quem desde esse momento recebe diversos favores de Catarina, jura guardar silêncio, principalmente por temor da mulher a quem agora identifica como uma psicópata.

Pouco a pouco Leonora descobre que ama a José Carlos e que é uma pessoa nobre muito alheia às maldades que ocorrem a sua ao redor. Leonora uma vez instalada na casa dos Larios, convence a José Carlos de tomar parte activa nos negócios da família, e começa a pesquisar em todo o possível a Catarina e Alexandre. Especialmente Vilma tem-lhe aversão porque Leonora aproveita a cada momento possível para estar em companhia de quem realmente é seu filho. Cedo Leonora entraria em contacto com Bertha, suspeitando que esta guarda alguns segredos incómodos. Catalina tinha enclausurado à avó de Bertha na clínica do Dr. Syndel e Rosalía (agora esposos), a qual agora funcionava como uma clínica para idosos. Desta forma, Catarina extorsionaba a Bertha e obrigá-la a guardar silêncio. Uma vez inteirada do lugar onde é enclausurada sua idosa avó, Bertha decide viajar à clínica do Dr. Syndel e levar a um lugar seguro. Mas Syndel sente-se atraído por Bertha, ante as fitas-cola de sua agora esposa Rosalía. Por ordens de Catalina, Rosalía provoca um incêndio na clínica, a fim de matar a Bertha, mais ainda depois de observar que seu esposo a tinha ultrajado. No incêndio morrem um número indeterminado de pessoas, incluindo a avó de Bertha e o Dr. Syndel.

Não passaria muito tempo até que Leonora comece a seguir a pista das mortes de Escudero e Ribeiro, chegando a encontrar a Bertha, quem conseguiu escapar do incêndio muito malherida, a que lhe revela todo o que sabe sobre Catarina, ante o espanto de Leonora e doña Esperança. Leonora, conhecendo o segredo de Catarina convence a Elza (ama de chaves da mansão Larios) facilite-lhe seu rendimento à habitação de Catarina. Leonora é atacada por Catarina quem tenta a assassinar, pelo que Leonora lhe adverte que se lhe passa algo Bertha aparecerá.

Rosalía é levada a viver por Catarina à mansão Larios. A polícia descobre que foi a enfermeira a que provocou o incêndio da clínica. Catarina maquina a fugida de Rosalía vestindo com o traje de assassina e entrega-lhe um arma para qualquer eventualidade. Rosalía é ultimada no terminal de comboios pela polícia ao opor resistência para ser capturada. Catalina ao ser interrogada pelo comandante Lima, manifesta que foi Rosalía quem assassinou a Escudero e Ribeiro.

Ante isto, os agentes da polícia começam a suspeitar de Catalina Creel como responsável pelos assassinatos, mas lhes faltam provas contundentes para poder levá-la ante a justiça. Então os agentes policiais vão acercando-se mais à verdade e Catalina tem que recorrer a numerosas artimañas para ocultar pistas que pudessem demonstrar sua culpabilidad. Para ter cúmplices, ainda que ela o justifica como "ter aliados", Catarina lhes diz a verdade a Alexandre e a Vilma, quem ficam horrorizados ante a verdade por trás do parche.

Depois, Catarina, celebra seu aniversário com uma festa de disfarces, à que chega Leonora vestida com o traje de assassina desatando a ira de Catarina, quem ordena a Alexandre que a leve a sua habitação. Leonora confessa-lhe a Alexandre nesse momento, que Catarina, também, assassinou a Carlos Larios. Quando Alexandre lhe questiona isto a Catarina, ela o confirma, pelo que Alexandre se começa a afastar de sua mãe e inclusive manda a Edgar com seus suegros.

Leonora vê-se forçada a contar-lhe a verdade a José Carlos pois os Lobos tinham-se levado ao pequeno Edgar a EUA. O amor de ambos chega um ponto máximo de tensão quando a verdade é revelada, e José Carlos termina tendo uma briga com Alejandro. A sed de verdade de José Carlos, vê-se saciada com os falsos depoimentos de Vilma, Alexandre e Catalina quem afirmam Leonora tinha vendido o bebé. No entanto José Carlos enfrenta a Leonora depois de oir essas mentiras de sua esposa. Leonora sente-se ofendida para José Carlos por duvidar dela e poder conceber a ideia de semelhante monstruosidad. De modo que Leonora decide ir da casa Larios com uma vingança que está disposta a terminar. Pouco depois, Leonra descobre que está a esperar um filho de José Carlos. Vilma quem também tem tido alguns mal-estares, também descobre que está grávida. Leonora inteira aos pais de Vilma do que Alejandro lhe fez e eles lhe dizem a Vilma que devolva a criatura.

Bertha reaparece sorpresivamente disfarçada de uma francesa encarregada de uma agência de viagens baixo o nome de Michelle Albán. Agora tem uma aliada, Lúcia, quem se compadeció de Bertha por suas constantes lágrimas que derramava em nome de sua avó. Bertha dizia-se assim mesma ser outra mulher e diz que aprendeu da "Rainha da manada" quando se disfarçava de Michelle. Mauricio, assistente leal de Alejandro Larios e cúmplice de muitos crimes dessa família, chega à agência perguntando por uma viagem e sente-se atraído por Lucero. Então a mente de Bertha máquina uma armadilha, a qual consistia em que Lúcia o apaixonasse e sacar-lhe-á informação útil. Mauricio e Lúcia iniciam uma relação na que ambos descobrem vários assuntos comprometedores de Catarina, previamente Mauricio tinha ido preso e ao voltar à liberdade é ameaçado por Catarina e Alexandre já que ele conhece o trato entre o falecido Dr. Syndel e Alexandre.

Catarina, informada por Mauricio quem comenta o parecido entre Bertha e a francesa, suspeita que "Michelle Albán" e Bertha são a mesma pessoa e decide ir a seu apartamento para a eliminar, Mauricio é recompensado com uma viagem de férias a Brasil a mudança de seu silêncio ante a polícia que também o pesquisava. Catarina descobre ali a Lúcia e a assassina estrangulando-a. Bertha descobre o crime e é perseguida por Catarina, quem sofre um choque aparatoso. Catarina é levada a uma clínica e o médico revela-lhe a José Carlos que Catarina tem ambos olhos em perfeito estado.

José Carlos, decide enfrentar-se a Catarina encarando-lhe a cada um de seus crimes durante um jantar na mansão Larios na que só se encontram ambos, ali lhe entrega uma mostra a Catarina do mesmo veneno que ela utilizou para assassinar a seu pai e lhe confessa que já sabe que jamais perdeu o olho.

Com todos estes repentinos mudanças, a tensão crescia no ambiente dos Larios a cada vez mais no ponto de que Catalina perde o controle de todo e seus sangrentos planos terminam por se voltar contra ela mesma. Vilma, quem por acidente descobre que em relidad tem cancro na matriz, lhe devolve o bebé a Leonora e lhe pede que fuja longe con él y José Carlos.

Ante este adverso panorama, Catalina decide assassinar a José Carlos, quem tinha previsto uma viagem na avioneta familiar junto a Leonora e o pequeno Edgar, alterando o estanque de combustível do aparelho. No entanto Vilma precisa viajar com urgência a Estados Unidos para tratar-se o cancro que sofre, o que faz que Alexandre lhe peça a José Carlos a avioneta a ultima hora e José Carlos lha entrega. Pouco depois da descolagem, a avioneta estoira.

O inspector Soares, vai por Catalina para detê-la depois de ter os depoimentos por parte de Mauricio e Bertha, enquanto caminhavam perto à piscina ela finge uma queda para distrair ao agente policial, ao tempo de arrojar ao água junto a uma podadora de grama acendida, assassinando sem nenhuma compaixão.

A polícia rodeia a mansão Larios, enquanto o Comandante Lua e o Licenciado Cruz (advogado dos Larios) observam o cadáver do inspector, ao mesmo tempo em que Catalina recebe o telefonema do Capitão Gudini, desde o aeroporto e reporta-lhe que o avião explodiu no ar pouco depois de descolar e que seu filho tem morrido. Ditosa, pensa ter especificado seu plano e deixar, ao fim, a seu hijastro fora da fortuna e deste mundo. Mas ao inteirar-se de que foi seu próprio filho e sua esposa a quem assassinou, põe o mesmo veneno com o que matou a seu esposo Carlos num suco de laranja, se viste com sua atuendo de assassina, descobre seu olho são, bebe o suco e morre.

Cinco anos depois, Braulio, primogénito de Leonora está a jogar junto com seu irmão José Carlos Jr, na habitação na que Catalina se suicidou e à que seus pais lhes proíbem entrar, se põe no olho o que foi seu parche e diz as memorables palavras: "Eu não sou Braulio, eu sou Edgarsin".

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem no Brasil Personagem Original
María Rubio Catarina Creel de Larios Catalina Creel de Larios
Gonzalo Vega José Carlos Larios
Diana Bracho Leonora Navarro
Alejandro Camacho Alexandre Larios Creel Alejandro Larios Creel
Rebecca Jones Vilma Gaxiola de Larios Vilma de la Fuente de Larios
Carmen Montejo Esperança Esperanza
Raúl Meraz Carlos Larios
Carlos Cámara Gustavo Ribeiro[nota 1] Reynaldo Gutiérrez
Humberto Elizondo Inspetor Norberto Soares Inspector Norberto Suaréz
Wally Barrón Delegado Lima Comandante Luna
Lilia Aragón Rosa Mendonça[nota 2] Rosalía Mendonza
Josefina Echánove Elza San Germán Viúva de Nunes Elvia San Germán Vda. de Nuñez
Lourdes Canale Carmem Carmen "Carmelita"
Rosa María Bianchi Bertha Monteiro / Michelle Albán Bertha Moscoso / Michelle Albán
Magda Karina Lúcia Pereira [nota 3] Lucero Espejel
José Angel Espinoza "Ferrusquilla" Bráulio Navarro
Julia Alfonzo Letícia Lutecia
Roberto Vander Gilson Fontes Julio Cifuentes
Margarita Isabel Helena Fontes Elena de Cifuentes
Ramón Menéndez Dr. Frank Syndell
Jorge Fegan Alberto Escudero "O Joalheiro"[nota 4] Escudero "El Joyero"
Miguel Gómez Checa Dr. Telmo Dr. Augusto Terán
Blanca Torres Cleotilde Terán
Edna Bolkan Paulina Pedreira Paulina Pedrero
Luis Rivera Maurício Bernardes Mauricio Bermudez
Enrique Muñoz Dr. Cruz Lic. Curiel
Carlos Pouliot Edgar Gaxiola Edgar de la Fuente
Mercedes Pascual Olga Van Der Sandt de Gaxiola Olga Van Der Sandt de la Fuente
Ana Bertha Espín Mayra
Enrique Hidalgo Francisco Gamboa Esteban Gamboa
Humberto Valdepeña Dr. Mendonça Dr. Mendiola
Cynthia Riveroll Aurélia Ornella
Enrique Reyes Padre Manuel Padre Montalvo
Santiago Gil Olmos Edgar Larios Gaxiola / Braulio Larios Navarro Edgar Larios De la Fuente / Braulio Larios Navarro
Lili Inclán Sra. Monteiro (Avó de Bertha) Sra. Moscoso
Maricruz Nájera Viúva de Gustavo Vda. de Gutiérrez
César Arias Senhor Jorge (do Asilo Sagrado Coração) Señor Juarez
Ricardo Ledezma Paulo (Porteiro do Edifício Shalimar) Pancho
Carmen Amezcua Camareira
Emilio Guerrero Controlador Aéreo
Angélica Aragón Amália Larios
Eduardo Alcántara Melquíades
Edmundo Barahona Trejo
Carlos Bonavides Leonardo Sánches
Oralia Olvera Rocio
Gerardo Mayol Gómez
Alfonso Obregón Inspetor de Polícia
Jorge Santos Inspetor de Polícia

Abertura[editar | editar código-fonte]

  • A telenovela foi exibida no Brasil em uma época na qual o SBT costumava editar/refazer por completo as aberturas (e seus temas também) na exibição brasileira. Com Cuna de Lobos não foi diferente. Se no México, o tema de abertura era instrumental, no Brasil a música de abertura foi criada especialmente para a novela. O tema de abertura era cantado por Arthur Rezende, que foi integrante do grupo Super Feliz, e também cantava a música tema da novela Carrossel. A música de Ambição consta no LP 12 Super Temas de Novelas lançado em 1992 pelo SBT. Em Portugal, embora a novela fosse dublada em português, manteve a abertura original mexicana instrumental.

Notas

  1. Primeiramente dublado como Gustavo Ribeiro; depois, em uma comemoração da empresa, é chamado Gustavo Ferreira; e, por fim, Gustavo Gutiérrez.
  2. Nome dublado primeiramente como Rosa Mendonça, e depois Rosa Mendala
  3. Na sua primeira aparição, dublada como Lúcia Expedito, e nas demais cenas, Lúcia Pereira.
  4. No começo, dublado apenas de Alberto, "o joalheiro", depois adicionaram-lhe o sobrenome original (Escudero)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Novelas "das nove" do SBT

Quinze Anos « anterior Ambição seguinte » Alcançar Uma Estrela