Horário nobre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Horário nobre ou Horário de grande audiência é um bloco de programação exibido durante as noites e no horário de jantar,[1] quando a audiência é maior. A maior parte do faturamento das emissoras vem dessas faixas horárias, que representa em torno de 80% do lucro total anual das redes de televisão.

Horário nobre no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, considera-se como o Horário Nobre, toda a programação que está entre as 18h e 00h, podendo se estender até às 01h, tendo como "pico" o horário entre 20h e 23h, horário em que são exibidos programas como telenovelas, seriados, filmes, telejornais e reality-shows, por exemplo.

Atualmente, nota-se uma grande disputa pela audiência no Horário Nobre, principalmente entre as três maiores emissoras do país, Rede Globo, Rede Record e SBT. A vice-liderança é a briga de maior destaque, e começou em 2004, com a retomada da teledramaturgia na Rede Record, com a telenovela A Escrava Isaura, e a consequente queda de audiência do SBT no horário; a partir daí, a Record foi conquistando cada vez mais esse espaço, devido a suas telenovelas de sucesso, das quais se destacam Prova de Amor, Bicho do Mato e Vidas em Jogo.

Horário nobre em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal o horário nobre é compreendido das 20h às 23h (hora de Portugal Continental). É considerado um horário com uma audiência maior na televisão, podendo assim os operadores receber mais dinheiro da publicidade que neste horário é mais cara. Durante esse período, normalmente são transmitidos reality-shows e novelas que por vezes tornam-se grandes fenômenos de popularidade em Portugal.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.