Christian Chávez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Christian Chávez
Christian em 2006
Informação geral
Nome completo José Christian Chávez Garza
Também conhecido(a) como Chris, Pollito
Nascimento 7 de Agosto de 1983 (31 anos)
Local de nascimento Reynosa, Tamaulipas
 México
País  México
 Estados Unidos (naturalizado)
Gênero(s) Pop, pop latino
Ocupação(ões) Ator, cantor, compositor
Instrumento(s) Vocal, Baixo
Período em atividade 2002—presente
Gravadora(s) T6H Music
Afiliação(ões) RBD, Cine, Agnes Monica, Camila

José Christian Chávez Garza (Reynosa, Tamaulipas, 7 de agosto de 1983) é um cantor, compositor, apresentador e dançarino mexicano , mais conhecido por integrar o grupo musical RBD. Christian Chávez desde pequeno já trabalhava como artista ao estrelar um comercial de fraldas quando tinha apenas três meses. Aos doze anos entrou para o grupo de canto e teatro da sua escola, e devido ao seu talento sempre teve mais destaque que seus amigos. Um professor o inscreveu em um teste de novos atores promovido pela Televisa, ele participou dos testes, agradou aos diretores mas não foi escalado. Christian não desistiu, e com 16 anos entrou para o CEA (Centro Educacional e Artistico Televisa) onde teve aulas de atuação e canto. Atualmente, Christian está no Brasil participando do programa Esse Artista Sou Eu, que estreou no SBT.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2002 — 2003: Clase 406[editar | editar código-fonte]

Sua primeira e grande oportunidade veio quando ele foi aprovado em um teste para integrar o elenco da novela Clase 406 onde viveu o personagem Fernando Lucena em que fazia parte de um grupo musical e era par da personagem de Sara Maldonado. No inicio seu personagem era secundário, mas devido a sua boa atuação, o personagem acabou se tornando um dos protagonistas, e integrantes da banda formada dentro de Clase 406. A banda surgida dentro da novela lançou 3 discos, onde Christian cantava o solo "Esta Noche", e os duetos "Por Tí e "Dos Enamorados" sendo que esse último era um dueto com a Dulce Maria, que acabou se tornando tema da abertura da 2º temporada da novela. A banda nunca saiu fora do contexto da novela, por isso quando a novela terminou, a banda também acabou.

2004 — 2008: Rebelde e RBD[editar | editar código-fonte]

Christian durante um concerto com o RBD.

Devido ao seu destaque na novela Clase 406, foi convidado pelo produtor Pedro Damián, para participar da novela Rebelde, onde alcançou sucesso mundial com o grupo RBD. A novela foi a maior da historia da Tv mexicana, com 3 temporadas e mais de 400 capítulos. O grupo que originalmente não seria 'transportado' para fora da novela, vendendo mais de 50 milhões de discos em nível mundial. Com o grupo RBD, Christian conseguiu mostrar o seu talento conquistando fãs em todo o mundo, e sendo alvo de elogio por parte da critica. Muitos consideravam Christian como o melhor cantor dentro do grupo, e ele foi o que com mais solos nos cds (Cds oficiais, sem contar edições especiais, 5 solos no total). "Tu Amor" que foi o principal solo de Christian dentro do RBD, foi um dos singles mais premiados do grupo, ganhando o "Melhor Canção Internacional" na França em 2007. Em 2008 a banda resolveu se separar e cada integrante seguir carreira solo.

2009 — presente: Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Após a dissolução do grupo RBD em dezembro de 2008, Christian ficou quase um ano preparando o seu primeiro CD solo.

O cantor tem contrato exclusivo com a EMI Music. Contrato que foi feito depois de muito estudo e negociação, visto que também era desejo da gravadora Sony BMG. Depois de confirmado, em 2009, o contrato de Christian Chávez com a EMI Music foi considerado o mais importante da gravadora naquele ano.

O primeiro CD solo foi Almas Transparentes, lançado em 23 de março de 2010. O disco foi gravado na Itália, e remixado em Londres. O mesmo contem 10 faixas e segundo o próprio cantor é um disco que fala sobre o amor, desamor e amizade, sempre sobre um ponto de vista positivo. Christian é autor de 4 faixas, sendo 2 co-autorias com Samo, do grupo mexicano Camila.

Depois de promocionar o disco por diversos países, Christian deu inicio, no Brasil, à "Libertad World Tour" onde fez shows em São Paulo e Rio de Janeiro. A turnê também passou pelos EUA, Europa e por toda a América Latina. Em 2010 participou dos American Music Awards, como repórter internacional para America Latina e Espanha. Christian se apresentou no Red Carpet junto com a cantora Agnes Monica, representante da Indonésia, a música "En Donde Estas" que foi dividia em 3 partes: espanhol, inglês e indonésio e levou o nome de "En Donde Estas/Kau Dimana/Where Did You Go". A música foi lançada no iTunes em fevereiro de 2011 e Christian foi para a Indonésia e Agnes para os EUA para, juntos, promocionarem a música.

Christian iniciou o ano de 2011 prometendo muitas surpresas e uma mudança radical na sua carreira. A primeira mudança foi a de país, por ter dupla nacionalidade (mexicana/americana) Christian não encontrou problemas ao se mudar para Los Angeles, onde, segundo ele, seria mais fácil promocionar sua música. A segunda foi o dueto com a cantora mexicana Anahí, na canção "Libertad", que em apenas dois dias de lançado, o clipe já havia ultrapassado a marca de 1 milhão de visualizações no YouTube.

O ano de 2012 foi de extrema importância para o cantor. Em janeiro Christian veio ao Brasil para gravar em São Paulo seu primeiro DVD solo, intitulado Esencial, o DVD foi gravado ao vivo no Carioca Club e conta com participações especiais como a cantora Agnes Monica, a banda Cine e uma passista da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. No mês de Junho o cantor veio ao Brasil para finalmente divulgar seu DVD Esencial, gravado em janeiro. Christian fez shows em Recife, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paul, Goiânia e Brasília e logrou exito em sua estadia no pais, atraindo fãs por onde passou. Alem dos shows, Christian também participou na Parada Gay de São Paulo, a maior do mundo, onde desfilou no trio elétrico "Disponível.com" e arrastou uma multidão pelas ruas da cidade.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Christian é filho dos mexicanos Oliva e José Luis. Tem uma irmã mais velha chamada Jazmin, e um irmão mais novo chamado José Luis.

Em 2 de março de 2007, após exposição na imprensa de uma série de fotografias, o cantor enviou um comunicado a seus fãs e aos meios de comunicação declarando publicamente ser homossexual[1] . Christian assumiu que havia se casado com William John Murphy em 2005, durante gravações da novela Rebelde no Canadá, e que estava sendo chantageado com essas fotos. Não só os fãs, mas a imprensa e critica em geral apoiou o cantor, fato que não era esperado por ele. Ele e BJ Murphy se divorciaram no inicio de 2009.[2] [3] [4]

Imagem pública[editar | editar código-fonte]

Christian desde 2009 está envolvido em campanhas contra a homofobia e de prevenção à AIDS. Em fevereiro de 2010, foi convidado para participar do vídeo clip da canção Somos El Mundo (versão latina de We Are The World) em pró das vitimas do terremoto ocorrido no Haiti. E em março de 2010, foi convidado para participar da gravação da música "Que cante la vida", em pró das vitimas do terremoto ocorrido no Chile. Em julho de 2010 deu uma gravata usada na gravação da novela Rebelde para que fosse leiloada e o dinheiro revertido para as vitimas de um furacão no México. Também foi convidado pelo St. Jude Children's Research Hospital para que visitasse o hospital, pedido que foi imediatamente aceito pelo cantor no inicio de 2010. O cantor após a visita afirmou ter ficado emocionado em como as crianças são tratadas no hospital pediu os fas que visitassem o hospital e que de alguma forma ajudassem quem realmente precisa.

Christian sempre pediu aos fãs clubes que ajudassem Instituições de caridade, vitimas de desastres naturais e que em vez de da-lo presentes, que levassem brinquedos a crianças carentes. Em dezembro de 2008, em parceria com um fã clube da Ciudade el México, Christian visitou um orfanato e ofereceu uma festa de natal, onde doou todos os presentes de fãs às crianças carentes.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbum de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Extended Play (EP)[editar | editar código-fonte]

  • 2011: Libertad — EP
  • 2011: Libertad — EP (Deluxe Edition)

CD/DVD Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

Solos no RBD[editar | editar código-fonte]

  • Una Canción (2005)
  • Uma Canção (2006)
  • Quisiera Ser (2006)
  • Tu Amor (2006)
  • I Wanna Be the Rain (2006)
  • A La Orilla (2007)

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Novelas
Ano Título Personagem
2002 Clase 406 Fernando 'Fercho' Lucena
2004
2005
2006
Rebelde João "Giovanni" Méndez López
2007 RBD: La Familia Chris
Lola... Érase Una Vez! Ele mesmo
2009 Hermanos y detectives Participacion especial
2014 Top Chef Estrellas Ele mesmo (Participante)
2014 Esse Artista Sou Eu Ele mesmo (Participante)

Musicais[editar | editar código-fonte]

  • 2007: Hoy No Me Puedo Levantar (Colate)
  • 2008: Avenida Q (Versão adaptada da Broadway)
  • 2014: Hoy no me puedo levantar (colate)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Trabalho Resultado
2003 Prêmio TVyNovelas Revelação Masculina Christian Chávez Venceu
2010 Orgullosamente Latino Cantor Latino do Ano Indicado
People en Español Melhor Cantor, Grupo ou Dueto Indicado
2011 Christian Chávez (com Anahí) Venceu
Video do Ano "Libertad" Venceu
GLAAD Media Awards Artista Latino mais Destacado Christian Chávez Venceu

Referências

  1. Integrante da banda mexicana RBD diz que é gay - 02/03/2007 - AFP AFP (2 de Março de 2007). Visitado em 8 de Julho de 2010.
  2. OFuxico - Christian Chávez, ex-RBD, renova votos com marido RG (23 de Janeiro de 2009). Visitado em 8 de Julho de 2010.
  3. Christian Chávez confirma divorcio de su esposo : People en Español (em Castelhano) (11 de Junho de 2009). Visitado em 8 de Julho de 2010.
  4. RBD Christian Chávez está de namoro com TV Azteca, do México - Gente - Piauí - Teresina - 180graus Fuxico (5 de Dezembro de 2008). Visitado em 8 de Julho de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Christian Chávez
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Christian Chávez


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.