Luan Santana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Luan Santana
Luan Santana no Hotel Jequitimar em Guarujá durante uma entrevista em 2011.
Informação geral
Nome completo Luan Rafael Domingos Santana
Também conhecido(a) como Gurizinho
Nascimento 13 de março de 1991 (23 anos)
Local de nascimento Campo Grande, MS
 Brasil
Gênero(s) Sertanejo, sertanejo universitário, pop
Ocupação(ões) Cantor, compositor, instrumentista
Período em atividade 2007 - presente (7 anos)
Gravadora(s) Som Livre
Afiliação(ões) Ivete Sangalo, Zezé di Camargo
Página oficial LuanSantana.com.br
Asinatura do Luan Santana.jpg

Luan Rafael Domingos Santana (Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 13 de março de 1991) é um cantor e compositor brasileiro de música Pop, e sertaneja. Atualmente o cantor tem dois Discos de Platina pela ABPD, pelos álbuns Luan Santana - Ao Vivo de formato CD e em DVD. O cantor já figurou entre os mais populares da internet logo a frente de cantores como 50 Cent, Coldplay, Britney Spears e Kesha na parada Social 50 da Billboard. Atualmente o cantor tem um dos cachês mais caros do país, cobrando por apresentação cerca de 300 mil reais. Seu primeiro álbum ao vivo foi um dos mais vendidos durante todo o ano de 2010, já vendeu mais de 400 mil cópias e continua entre os mais vendidos do Brasil. O álbum apresentava canções como "Tô de Cara"; "Meteoro"; "Você não Sabe o que É Amor", "Sinais" , além de "Chocolate" e "Vou Voar". Seu segundo álbum ao vivo foi gravado em dezembro de 2010 na HSBC Arena no Rio de Janeiro e lançado em abril de 2011. O primeiro single foi "Adrenalina", canção que atingiu a primeira posição na parada da Billboard Brasil em 2010. O segundo single foi "Química do Amor" com a participação de Ivete Sangalo. O terceiro single deste álbum foi "Um Beijo", ainda em 2011 a música "Amar Não é Pecado" virou tema da novela Morde & Assopra, da Rede Globo.

Luan já lançou quatro álbuns, dois de estúdios, e dois ao vivo. Seu primeiro álbum da carreira foi Tô de Cara que vendeu mais de 50 mil cópias por todo o Brasil. A canção mais bem sucedida do álbum é Meteoro que foi a segunda do álbum, com a canção o cantor passou a ser um dos artistas mais executados das rádio] do Brasil, de acordo com a Billboard Brasil. No ano seguinte, em 2009 Luan lança seu primeiro álbum ao vivo, gravado em Campo Grande no Mato Grosso do Sul com um enorme publico de 85 mil pessoas. As canções que fizeram mais sucesso foi Você Não Sabe o que É Amor, Sinais, e Chocolate. Das 17 canções presentes no álbum, 7 fazem parte do seu álbum anterior. Esse álbum foi certificado com Disco de Platina pela ABPD pelas 85 mil cópias vendidas no Brasil.Em 10 de abril de 2011, Santana lança seu quarto álbum e seu segundo ao vivo, intitulado de Luan Santana Ao Vivo no Rio. O show foi gravado na HSBC Arena em 11 de setembro de 2010. Mesmo um ano após o lançamento o álbum alcançou a vigésima primeira posição nos gráficos Portuguese DVD Chart e Portuguese Álbuns Chart. O álbum traz dezenove canções, sendo dezesseis inéditas e quatro canções parte de seu DVD. Adrenalina, Um Beijo, As Lembranças Vão na Mala, e Amar Não é Pecado são os destaques do álbum, Santana fez uma parceria com a cantora espanhola naturalizada mexicana, Belinda na musica "Meu Menino, Minha Menina".

Em fevereiro de 2012 Luan estava em um estúdio finalizando o seu novo álbum, e por isso tinha dado uma pausa na sua agenda lotada de shows pelo Brasil. Em março, Luan Santana lança seu segundo álbum de estúdio intitulado de Quando Chega a Noite o álbum contou com canções que fizeram sucesso em várias partes do Mundo como Você de Min Não Sai, Nêga, e Incondicional. Por ser o álbum mais recente de Luan, sem duvida alguma é um dos mais comentados da carreira do cantor, que teve críticas positivas. Seu desempenho com as musicas foram grande, que Luan foi indicado ao Grammy Latino 2012. Além disso, o álbum foi o mais vendido de 2012, com mais 300 mil cópias.

Durante 2012 Santana fez mais de 200 shows no Brasil inteiro, tendo o maior empenho para o mês de junho onde foi destaque ao lado de Michel Teló nas festas juninas. Santana teve o maior numero de indicações na 18ª edição do Prêmio Multishow. Em 2010 ele venceu como a revelação do ano. Em 2011 o cantor foi vencedor do prêmio Melhores do Ano realizado pelo programa Domingão do Faustão na categoria de Melhor Cantor, além de ser premiado também com a melhor música, Meteoro. No dia 24 de abril de 2013, Santana ganhou ao lado de Roberto Carlos o prêmio de Melhor Cantor, realizado pelo SBT, o Troféu Imprensa.

Hoje em dia, Luan Santana é citado como um dos maiores cantores de sertanejo universitário. As letras das músicas de Luan Santana são umas das mais acessadas na internet, quando jovem também teve sucesso nos vídeos do Youtube, com suas musicas amadoras que foram cantadas por ele em algumas apresentações não oficiais. Com o violão Luan passou a fazer muitos shows para família e amigos, e as vezes também tocava e cantava em festinhas e concursos de música. O reflexo do talento de Luan foi aparecendo nesses concursos, já que grande parte das vezes ele ganhava as competições que participava. Foi aí que começou o sucesso na carreira do cantor.

No dia 07 de julho de 2013 Luan Santana irá gravar seu novo DVD na Arena Maeda, no Interior de São Paulo. A canção com maior sucesso no momento é Te Esperando, que foi o primeiro single do cantor a vazar pela internet. Logo em seguida foram mais dois, Garotas Não Merecem Chorar, e Cabou Cabou.

Biografia

Vida antes da fama

Luan Rafael Domingos Santana nasceu em 13 de março de 1991 em Campo Grande em Mato Grosso do Sul, onde viveu até seus oito anos de idade, durante esse período se mudou várias vezes incluindo as cidades de Maringá, e Manaus, e Ponta Porã por conta das transferências de trabalho de seu pai, que trabalhava em um banco. É filho de Marizete Santana, e Amarildo Domingos.[carece de fontes?]

Luan sempre gostou de tocar violão, e aprendeu ainda quando criança por incentivo de seu pai, que notou o talento do filho com o instrumento. Luan iniciou sua vida escola na escola N.S Auxiliadora e também passou por várias escolas, conforme iria se mudando com a sua família por outras cidade. Santana costuma levar seu violão para escola e nas aulas vagas gostavas de tocar violão, assim como no intervalo. Santana também costumava tocar na Igreja que frequentou durante meses na cidade de Maringá.

Precisar quando a história do cantor Luan Santana, começou é tarefa difícil. Já aos três anos de idade na sua cidade natal, Campo Grande em Mato Grosso do Sul, ele chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas que não parava de cantar. Clássicos como "Muda de vida" "Chico Mineiro" e "Cabocla Tereza" eram interpretados por Luan, sem nenhum erro na letra. Percebendo o seu talento, o pai deu de presente um violão, para incentivar ainda mais o pequeno cantor. A partir desse momento as apresentações ganharam uma atração a mais, Luan cantava e "tentava" dedilhar algumas notas musicais no instrumento, que se tornou inseparável a partir daí.

Com a insistência de amigos e familiares, aos 14 anos Luan Santana faz uma festa onde realizou sua primeira gravação. O local escolhido foi a cidade de Jaraguari também em Mato Grosso do Sul, cidade natal dos seus pais e vizinha a Campo Grande. A principal música do repertório escolhido para aquele dia era "Falando Serio", que até então, inédita e carro chefe nas suas apresentações.[carece de fontes?]

Luan Santana e Joelma do Calypso

O astro sertanejo revelou em 2010 para a revista Época que tinha sonhos, assim então o jornalista perguntou "Que artista musical brasileiro você mais admira?", questionado Luan responde: "Gosto de mais da Ivete, mas, amo o trabalho da Joelma do Calypso, ela é uma artista completa dança e canta como ninguém, é muito difícil ter o fôlego que ela tem, tenho fortes desejos de cantar com a Paraense".

Já em 2013 (ano passado) Luan revelou que em sua casa tem 4 CD's da Banda Calypso, e 6 poster's de Joelma no Mato Grosso Do Sul. "Admiro essa mulher, no fim de 2014 a gente tem uma surpresa para a moçada, será fora do comum. Algo inédito eu e meu amigo Chimbinha começaremos a si movimentar em setembro. Projeto #Luan&Joelma vai bombar". Completou Luan Santana.

Carreira musical

2008 — 2009: Início da carreira

Com um gravador amador, Luan Santana fez seu shows em 2008 que foi registrado como o primeiro CD. Mas ele não aprovou o resultado final, e acabou quebrando o CD por não ter gostado da qualidade do som. Já um amigo, ficou com uma cópia e acabou colocando no Youtube o que rapidamente acabou se espalhando e sendo aprovado pelo público que começou a pedir a música nas rádios de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná.

No dia 11 de agosto de 2007, na pequena cidade de Bela Vista (MS), Luan Santana subiu ao palco pela primeira vez. Na época, Luan não cantava profissionalmente, nunca havia gravado sequer uma música em estúdio, mas foi contratado para este show devido o sucesso que ele fazia nas rádios da região com a música "Falando Sério". A partir daí, a agenda de Luan começou a ser dividida entre os estudos e os shows que começaram a ser marcados. Com agenda lotada de shows durante todo o ano de 2008.

Já que a agenda lotada não permitia que Luan Santana parasse e entrasse em estúdio para gravar o segundo CD, ele decidiu que o trabalho seria ao vivo e gravado em diversas cidades do Brasil por onde apresentava seu show. Assim que o CD ficou pronto, duas músicas começaram a aparecer como as preferidas do público de Luan Santana – "Tô de Cara" e "Meteoro" com isso ele começa a ser um dos artistas mais executados das rádios do Brasil e em poucas semanas o vídeo "Meteoro" atinge a marca de 10 milhões de acesso no Youtube. No verão de 2009, começa a explosão do jovem cantor, Luan quebra todos os recordes de público pelas cidades onde se apresenta, conquistando cada vez mais fãs e seguidores por onde passa.

Com o sucesso das músicas deste CD, em agosto ele novamente é convidado a participar da ‘Festa do Peão de Barretos’ e desta vez, se apresentou para um público de 50 mil pessoas, que cantam junto com ele seus principais sucessos. Luan recebeu destaque da mídia especializada de Barretos que o consideraram um dos maiores exemplos de ‘fenômeno da música sertaneja’. Viajando por todo Brasil para mostrar seu novo trabalho, Luan leva para estrada um espetáculo de luzes, som e efeitos especiais com uma grande produção, digna de um grande artista, que o Brasil já começa a conhecer, através do inconfundível timbre de voz e pelo carisma que tem no palco - marca registrada deste jovem, que promete mexer com o mercado sertanejo. Luan Santana participa de grandes eventos sertanejos como Caldas Country, Festa do Peão de Barretos, além das principais Festas de Peão e Exposições Agropecuárias de todo Brasil. A agenda de Luan Santana fechou o ano de 2009 com 300 shows realizados pelo Brasil, com média de 25 apresentações por mês; ele leva até seu público, um grande espetáculo porque Luan Santana se dedica a fazer o que ele mais gosta Cantar.

2010 — 2011: Luan Santana Ao Vivo

Contratado pela gravadora Som Livre, em novembro Luan lança seu primeiro DVD que foi gravado em 25 de agosto de 2009 no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande que chegou as lojas no inico de dezembro. Em 13 de fevereiro de 2010, foi hospitalizado na cidade de Araranguá, em Santa Catarina, com fortes dores no estômago, sendo diagnosticado com uma gastroenterite combinada com uma virose, fazendo com que sua participação no Carnaval de Salvador fosse cancelada. Neste dia Luan Santana reuniu 85 mil pessoas para esta sua única apresentação e bateu seu próprio recorde de público, que antes era de 70 mil pessoas em um show realizado em junho do mesmo ano no Parque de Exposições de Campo Grande.

O novo trabalho chegou às lojas em dezembro e em poucos meses o cantor já é premiado com o CD e DVD Duplo de Platina, registrando a marca de 300 mil CD e DVD vendidos e fechando o ano de 2010 como o maior vendedor de discos do Brasil, segundo a ABPD.

Em janeiro de 2010, Luan Santana faz uma participação de uma semana na novela da Rede Globo, Malhação, interpretando ele mesmo, onde ele participa de todos os maiores programas da TV brasileira como o primeiro ídolo Teen Sertanejo. Em participação recente no prêmio Melhores do Ano, no Domingão do Faustão da Rede Globo, Luan consagrou-se vencedor na categoria Revelação do Ano.[1]

O segundo álbum ao vivo do Luan Santana, intitulado Luan Santana Ao Vivo no Rio foi gravado no dia 11 de dezembro de 2010 na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O cantor apresentou uma megaprodução que teve direito a até uma catapulta – a mesma que Michael Jackson desenvolveu e usou em vários de seus shows. O músico apresentou 15 canções inéditas, entre elas A Bússola, Não Era pra Ser, Super-Herói e Palácios e Castelos, o cantor também recebeu Ivete Sangalo para cantar outra música inédita: "Química do Amor". Ele também cantou, além de Adrenalina, outras quatro músicas de seus três primeiros CDs: "Tô de Cara"; "Meteoro"; "Você não Sabe o que É Amor" e "Vou Voar" (essa com mais efeitos visuais).

Luan Santana em apresentação.

Além disso impressionou os fãs com um número de ilusionismo. Sob a assessoria do ilusionista Issao Imamura, o cantor "voou" bem alto até o teto da arena, içado por uma corda de aço. Depois de Ivete, ele se apresentou ao lado da cantora espanhola naturalizada mexicana Belinda, na canção Meu Menino, Minha Menina, mais uma exclusiva. Luan também cantou com Zezé di Camargo & Luciano. Segundo a assessoria de Luan, foram investidos R$ 4 milhões na produção do DVD, que ainda contou com um staff de 800 profissionais e em torno de 25 carretas para transportar equipamentos.

Desempenho nacional e show em Nova York

No Festival de Verão de Salvador que é realizado todo fim de janeiro, no início de fevereiro na capital baiana, um susto, o cantor passou mal durante sua apresentação no palco e precisou se retirar do evento, Luan teve uma queda de pressão e logo foi atendido em uma ambulância, logo depois ele lamentou: “Era minha primeira vez em Salvador e, infelizmente, aconteceu isso.” No dia 03 de setembro de 2011, Luan Santana se apresentou no Brazilian Day, um festival promovido pela Rede Globo que reúne vários artistas brasileiros em um palco montado nas ruas de Manhattan. O evento superou o recorde de público do ano anterior registrando mais de dois milhões de pessoas que lotaram a Sexta Avenida em Nova York, segundo os organizadores do evento. Esta foi a primeira vez que Luan Santana fez um show fora do Brasil, e para ele foi uma experiência única. “Fiquei muito feliz de encontrar brasileiros que estão tão longe de nossa terra. Levamos um pouco do que está acontecendo em nosso país com música sertaneja” – declarou.

Em novembro de 2011 ele ameaçou entrar com um processo contra o humorista Vinícius Vieira, por conta de paródias feitas sem relação às suas músicas.

2012 - Quando Chega a Noite

Em abril de 2012, lança seu segundo álbum de estúdio, intitulado Quando Chega a Noite, trás as faixas mais recentes do cantor, incluindo "Nêga", "Você de Mim Não Sai" e "Incondicional". Comparado aos seus lançamentos anteriores, Quando Chega a Noite tem cunho autoral, com Luan compondo 7 das 17 faixas do álbum. Foi lançado com show do cantor em São Paulo.[2]Esse disco tem a minha cara: fiz sete músicas, ou seja, é o trabalho com mais composições minhas até hoje. Cresço a cada show.”, conta o cantor, que adiantou planos profissionais: “Já estamos pensando em gravar o DVD deste projeto[3] , revela. O CD é produzido pelo próprio Luan com a ajuda de Fernando Zorzanello Bonifácio, da dupla Fernando & Sorocaba, parceiros de longa data de Luan. A primeira faixa do álbum, "Você de Mim Não Sai", virou trilha sonora da novela Avenida Brasil da Rede Globo.

Vida Pessoal

Fortuna

Em fevereiro de 2011, Luan Santana adquiriu uma mansão avaliada em cerca de R$ 10 milhões de reais em Londrina, no estado do Paraná onde reside com sua família.[4] Estima-se que a fortuna de Luan Santana seja de 300 milhões de reais desde que despontou no Brasil em 2008, nos últimos dois anos (2010 e 2011) o cantor movimentou mais de 70 milhões de reais com seus shows, venda de discos, publicidade e produtos licenciados em seu nome. Com mais de 150 shows contratados para 2011, Luan irá movimentar mais de 45 milhões de reais, a estimativa é que esse número dobre até o final de 2011.[5] Atualmente, o cantor faz cerca de 25 shows por mês e cobra 300 mil de cachê.[4]

Luan Santana assim como 19% da população de Campo Grande são torcedores do Sport Club Corinthians Paulista,[6] no segundo jogo da final da Copa Libertadores da América de 2012, o cantor foi acompanhado por Gusttavo Lima ao Pacaembu para dar apoio ao Timão contra o Boca Juniors.[7]

Relacionamentos

Luan nunca foi de anunciar seus relacionamentos publicamente, porém, em 2011 o cantor afirmou que "ficou" com a ex-BBB Cacau Colucci que participou da 10ª edição do Big Brother Brasil, o cantor revelou em entrevista ao Programa do Gugu da Rede Record: “Eu vou explicar de uma vez por todas. A Cacau é parceira pra caramba, é super gente boa, já fiquei com ela. Mas eu não estou namorando, estou livre”.[8] Ele também afirmou que não teria problemas em ficar com uma fã.[9]

No dia 16 de outubro de 2012, Luan Santana assumiu o namoro com estudante de moda Jade Magalhães.[10]

Discografia

Turnês

Prêmios e indicações

Prêmio Categoria Indicação Resultado
Prêmio de Melhores do Ano 2009 Revelação Musical Ele mesmo Venceu
Prêmio Multishow de Música Brasileira 2010 Revelação Musical[11] Ele mesmo Venceu
Meus Prêmios Nick 2010 Cantor do ano[12] Ele mesmo Venceu
Música do Ano[12] "Meteoro" Venceu
Prêmio Música Digital 2010 Música do Ano[13] "Meteoro" Venceu
Música Mais Vendida[13] "Meteoro" Venceu
Grammy Latino 2010 Melhor álbum de música sertaneja[14] Luan Santana - Ao Vivo Indicado
Capricho Awards 2010 Cantor Nacional[15] Ele mesmo Indicado
Música Nacional "Meteoro" Indicado
Prêmio Jovem Brasileiro 2010 Música Nacional "Meteoro" Indicado
Cantor Nacional Ele mesmo Indicado
Revelação Musical Ele mesmo Indicado
Teen Awards Brasil 2010 Cantor do Ano Ele mesmo Venceu
Música Nacional "Meteoro" Indicado
Revelação Musical Ele mesmo Indicado
Álbum do Ano Luan Santana - Ao Vivo Venceu
DVD do ano Luan Santana - Ao Vivo Venceu
Troféu TopTVZ Cantor Nacional Ele mesmo Indicado
Troféu Internet 2010 Revelação do ano Ele mesmo Venceu
Melhor cantor Ele mesmo Venceu
Prêmio de Melhores do Ano 2011 Música do Ano "Meteoro" Venceu
Melhor Cantor Ele mesmo Venceu
Troféu Imprensa 2011 Revelação do Ano Ele mesmo Venceu
Prêmio Multishow de Música Brasileira 2011 Melhor Show Ele mesmo Venceu
Prêmio de Melhores do Ano 2011 Melhor Cantor Ele mesmo Venceu
Meus Prêmios Nick 2012 Melhor Cantor Ele mesmo Venceu
Capricho Awards 2012 Hit Sertanejo Te Vivo Venceu
Meus Prêmios Nick 2013 Melhor Cantor Ele mesmo Venceu
Capricho Awards 2013 Cantor Nacional Ele mesmo Indicado
Videoclipe "Te Esperando" Indicado
Prêmio de Melhores do Ano 2013 Música do Ano "Tudo Que Você Quiser" Indicado
Melhor Cantor Ele mesmo Indicado

Notas

Referências

  1. André Piunti (15 de dezembro de 2009). Luan Santana desponta como primeiro ídolo adolescente da música sertaneja. UOL Entretenimento - Música. Página visitada em 18 de junho de 2011.
  2. Luan Santana lança CD na Villa Country. Página visitada em 16 de junho de 2012.
  3. Luan Lança Novo CD. Página visitada em 16 de junho de 2012.
  4. a b O duelo entre Gusttavo Lima e Luan Santana, quem vence?. Extra Online (6 de maio de 2012). Página visitada em 20 de agosto de 2012.
  5. Legado e fortuna de Luan antana. portogente.com.br. Página visitada em 1 de março de 2012.
  6. A Pesquisa da Vez: Campo Grande/MS – EXCLUSIVO. Página visitada em 31 de julho de 2012.
  7. Edu Guedes flagra Luan Santanna e Gusttavo Lima na final da Libertadores. r7.com.br. Página visitada em 31 de julho de 2012.
  8. Luan Santana e Cacau do BBB? Sim, eles já ficaram. ospaparazzi.com.br (6 de junho de 2011). Página visitada em 20 de agosto de 2012.
  9. Luan Santana: “não vejo problema em pegar fã”. abril.com.br (11 de junho de 2012). Página visitada em 20 de agosto de 2012.
  10. Luan Santana anuncia que está namorando.
  11. O Prêmio de 2010. Multishow (27 de agosto de 2010). Página visitada em 18 de junho de 2011.
  12. a b Meus Prêmios Nick 2010. Meus Prêmios Nick. Página visitada em 18 de junho de 2011.
  13. a b Prêmio Música Digital em 2010. Rolling Stone Brasil. Página visitada em 1 de março de 2012.
  14. Maria Bethânia leva prêmio no Grammy Latino; veja outros brasileiros vencedores. UOL Entretenimento - Música (11 de novembro de 2010). Página visitada em 18 de junho de 2011.
  15. Capricho Awards 2010 - Os vencedores. Capricho. Página visitada em 18 de junho de 2011.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Luan Santana


References