Morde & Assopra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Morde & Assopra
Morde & Assopra (BR)
Logotipo da telenovela
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia
Drama
Romance
Duração 60 minutos
Criador(es) Walcyr Carrasco [1]
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Pedro Vasconcelos
Rogério Gomes
Elenco Adriana Esteves
Marcos Pasquim
Flávia Alessandra
Mateus Solano
Cássia Kis Magro
Carla Marins
Vanessa Giácomo
Marina Ruy Barbosa
Klebber Toledo
Elizabeth Savalla
Jandira Martini
Carol Castro
Ary Fontoura
André Gonçalves
Bárbara Paz
Caio Blat
Sérgio Marone
Otaviano Costa
Luís Mello
Nívea Stelmann
Paulo Goulart
ver mais
Tema de abertura Instrumental
Tema de
encerramento
Instrumental
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 21 de março - 14 de outubro de 2011
N.º de episódios 179
Cronologia
Último
Último
Ti Ti Ti
Aquele Beijo
Próximo
Próximo
Programas relacionados Sete Pecados
Caras & Bocas
Amor à Vida

Morde & Assopra é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas, entre 21 de março e 14 de outubro de 2011, em 179 capítulos,[2] substituindo Ti Ti Ti e sendo sucedida por Aquele Beijo.

Foi escrita por Walcyr Carrasco e Claudia Souto, com a colaboração de André Ryoki e Daniel Berlinsky, direção de André Felipe Binder, Fábio Strazzer e Roberta Richard, com direção geral de Pedro Vasconcelos e núcleo de Rogério Gomes. [3]

Contou com Adriana Esteves, Marcos Pasquim, Flávia Alessandra, Mateus Solano, Cássia Kis Magro, Marina Ruy Barbosa, Klebber Toledo, Bárbara Paz, Jandira Martini, Sérgio Marone, Carol Castro, Ary Fontoura, Otaviano Costa, Paulo Goulart, Caio Blat, Paulo Vilhena, André Gonçalves, Elizabeth Savalla, Carla Marins e Vanessa Giácomo nos papeis principais.

A novela começou com uma homenagem ao Japão, que com o Terremoto e tsunami de Tohoku (também conhecido como o Grande Terremoto do Leste do Japão) dez dias antes da estreia.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Trama principal[editar | editar código-fonte]

Idealizada como uma comédia romântica contemporânea, Morde & Assopra aborda com humor a atração entre opostos através da história de amor de Júlia (Adriana Esteves) e Abner (Marcos Pasquim). Ela é uma paleontóloga determinada a encontrar os restos de um réptil marinho, extinto há milhões de anos. Ele, um fazendeiro caipira do interior de São Paulo, cuja sobrevivência da família depende dos pés de café de sua fazenda. Paralelamente, há a trama do cientista Ícaro (Mateus Solano), que sonha construir um robô que reproduza com exatidão Naomi (Flávia Alessandra), mulher que amou e que foi dada como morta após trágico acidente de barco.

A história tem início no Monte Fuji, no Japão, onde Júlia, acompanhada por seus assistentes Cristiano (Paulo Vilhena) e Virgínia (Bárbara Paz), comanda uma escavação para encontrar os ossos de uma nova espécie, ainda não descoberta pela ciência. Ela precisa ser bem-sucedida na pesquisa para concluir sua tese de doutorado e dar aulas na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Júlia encontra os ossos do corpo do réptil, mas, pouco tempo depois de encontrar e desenterrar o crânio do extinto animal, um terremoto destrói a área e toda sua pesquisa, acabando com suas chances de concluir o trabalho. Sem fósseis nem dinheiro, ela vê seus sonhos serem enterrados com o esqueleto que havia descoberto.

Desolada, Júlia conhece o brasileiro Ícaro (Mateus Solano), que está no Japão para se encontrar com um especialista em robótica que pode ajudá-lo a criar um robô semelhante a sua falecida esposa, Naomi (Flávia Alessandra). Ícaro conta a Júlia sobre a existência de sítios arqueológicos na cidade de Preciosa, no Brasil, onde foram descobertas várias ossadas de animais pré-históricos. Animada, Júlia decide ir para Preciosa, disposta a dar continuidade à sua pesquisa. Para isso, conta com o apoio do noivo, o inglês John Lewis (Michel Bercovitch), que trabalha na fundação que financia as pesquisas. Ela ignora, porém, que John e Virgínia são amantes e cúmplices na venda ilegal de ossos pré-históricos, e que Júlia é uma espécie de mina do ouro para os dois.

A chegada de Júlia à fictícia cidade de Preciosa divide a opinião da população, e irrita Abner, em cuja propriedade está enterrado o resto da ossada de um titanossauro. Para permitir escavações no local, Abner teria de concordar com a derrubada de sua plantação de café, algo impensável, principalmente porque ele conta com a futura colheita para pagar as dívidas de um empréstimo bancário feito para custear o tratamento médico de sua falecida esposa. Se as dívidas não forem pagas, o fazendeiro perde sua fazenda e a casa onde mora com a mãe, Hortência (Walderez de Barros), a irmã, Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha), e a filha, Tonica (Klara Castanho).

Revoltada, Júlia tenta de todas as formas convencer aquele ser “pré-histórico” da importância da escavação, mas em vão. Abner sempre bota aquela “bruxa” para correr.

O confronto pelas terras acaba envolvendo o prefeito da cidade, Isaías (Ary Fontoura), e a primeira-dama, Minerva (Elizabeth Savalla), que logo percebe o prestígio que a descoberta de um tesouro inestimável para a ciência traria para Preciosa. Minerva idealiza a inauguração da “Cidade dos Dinossauros”, atraindo milhares de turistas, e Isaías, influenciado pela mulher, ajuda a paleontóloga a obter licenças para escavações, além de tentar desapropriar a fazenda de Abner. Outro grande aliado de Júlia é o caçador de dinossauros Tiago (André Bankoff), amigo de infância de Ícaro.

Os constantes embates entre Júlia e Abner acabam por despertar uma paixão avassaladora entre os dois, que passam a novela inteira entre encontros e desencontros. O romance também é atrapalhado pelas armações de Celeste (Vanessa Giácomo), cunhada de Abner, que faz o que pode para casar-se com ele.

No último capítulo de Morde & Assopra, Júlia, Abner, Tonica e Cristiano fazem uma expedição à caverna onde a paleontóloga havia achado pistas sobre seus pais e caem em um buraco, uma espécie de portal do tempo, e vão parar no centro da Terra, num mundo pré-histórico povoado de dinossauros. Virgínia e John, que seguiram os quatro aventureiros, surgem de surpresa e rendem o grupo, fazendo Tonica de refém e obrigando-os a localizarem os diamantes que procuram. A dupla de vilões, porém, morre ao ser atacada por dinossauros. Em seguida, Júlia, emocionada, encontra os pais (Sylvia Massari e Zé Carlos Machado), que há anos haviam atravessado o portal e moravam em um vale de dinossauros. Eles revelam que estão por trás da fundação que financia as pesquisas da filha e que retiram o dinheiro para o financiamento da grande quantidade de diamantes existente no local. Uma instabilidade no centro da Terra, porém, tem provocado terremotos constantes, e eles já haviam decidido voltar para casa. Todos fazem o caminho de volta, carregando o crânio do titanossauro que Júlia tanto procurava. A esperta Tonica enche a mochila do pai com os diamantes que encontrou.

De volta a Preciosa, Júlia se casa com Abner e os dois aprendem a viver com as diferenças. A paleontóloga é aclamada por toda a população por conta do prestígio internacional que a descoberta do titanossauro levou para a cidade.

O sonho de Ícaro[editar | editar código-fonte]

Assim como Júlia, Ícaro também está determinado a realizar seu sonho: recriar a mulher que amou, desaparecida após cair de um barco durante um passeio.

Apesar de médico, ele sempre estudou informática, e é amante de robótica.

Construiu seu laboratório em um casarão antigo, onde se dedica a invenções, e onde convive com o robô Zariguim, o engenheiro e assistente Akira (Chao Chen), e a empregada Palmira (Neusa Maria Faro).

Instruído pelo cientista japonês que visitou em Tóquio, Ícaro cria Naomi à imagem e semelhança da ex-mulher, colocando memórias de sua esposa nos circuitos do robô, que aprende a falar e a tocar piano, exatamente como a jovem fazia. Sua criação é tão perfeita que chega a enganar qualquer um que se aproxime dela, como o jovem Leandro (Caio Blat), que fica encantado ao ver Naomi e ouvi-la tocando piano.

Sem saber que se trata de um robô, o recém-chegado à cidade de Preciosa se apaixona pelo androide, que revela ter sentimentos ao corresponder a essa paixão. Mesmo após descobrir a verdade sobre sua musa, Leandro continua a amá-la, desejando viver a seu lado.

Ao longo da história, a verdadeira Naomi reaparece na vida de Ícaro, escondendo um segredo, e durante um tempo a presença das duas na casa confunde as pessoas, que desconhecem a existência do robô. A mulher de Ícaro chega a ser presa, acusada da morte do delegado Pimentel (Tarcísio Filho), mas Naomi robô vai ao tribunal e a inocenta, revelando a todos os presentes que é um androide, e que foi a responsável pelo crime. Em seguida, a robô consegue fugir com Leandro.

Os dois não sabem por quanto tempo mais ela poderá sobreviver, já que ficará sem os cuidados de seu criador, mas não se importam: querem ficar juntos e se amar seja o tempo que durar.

No fim da trama, Naomi finalmente conta a Ícaro o segredo que guardou durante anos, e que a fez desaparecer da vida do marido. Sentindo-se sozinha por conta da dedicação do cientista a suas experiências, ela se envolveu com o ex-administrador de Ícaro e teve um caso com ele, com quem aceitou fugir após ser chantageada. Mas ela já estava grávida de Ícaro na noite em que se jogou do barco para simular sua morte e, após acordar em um hospital, descobriu que havia perdido o bebê. Abalada, passou a sofrer de distúrbios emocionais.

A vida com o homem com quem fugiu se transformou em um inferno. Os dois tinham discussões constantes e, durante uma das brigas, ele caiu da sacada de um hotel. Naomi chegou a ser detida e julgada pelo suposto assassinato do companheiro, mas foi inocentada. Desequilibrada, passou anos internada em um hospício, e foi morar com a auxiliar de enfermagem Amanda (Carla Marins) e seu filho, Rafael (Henry Fiuka). Até que resolveu procurar Ícaro novamente, levando o menino Rafael como se fosse o filho dos dois. No decorrer da trama, Amanda chantageia Naomi. Mas, após todas essas revelações, Ícaro perdoa a mulher que sempre amou e os dois voltam a viver juntos e felizes.

Amor incondicional[editar | editar código-fonte]

Uma das tramas de maior destaque da novela é a da humilde faxineira Dulce (Cássia Kis Magro), mãe abnegada do vilão Guilherme (Klebber Toledo). Para pagar a faculdade de medicina do filho no Rio de Janeiro, ela trabalha no hotel de Roney (Mauro Gorini) e Janice (Dhu Moraes), e vende cocadas à noite. O que Dulce ignora é que Guilherme não cursa nenhuma universidade, e usa o dinheiro da mãe em festas com amigos e roupas caras.

Após anos enganando Dulce, e com o fim do curso, o rapaz volta para Preciosa e, mesmo sem o diploma, finge ter se formado. Guilherme se envolve, sem compromissos, com a jovem Márcia (Aline Peixoto), e ao mesmo tempo faz-se passar por médico e filho de pais ricos para se aproximar da arrogante Alice (Marina Ruy Barbosa), a filha de Minerva (Elizabeth Savala) e do prefeito Isaías (Ary Fontoura), com o objetivo de se casar com a moça. Durante muito tempo, ele continua enganando Dulce, que acredita nas suas mentiras, até que, publicamente, ele finge não conhecê-la, por vergonha de sua pobreza.

O rapaz é desmascarado no dia de seu casamento com Alice e, denunciado por Minerva, é preso por estelionato. Depois, enquanto aguarda seu julgamento em liberdade, é obrigado pela mãe a arranjar um emprego, sendo constantemente humilhado pela ex-noiva, que não perde a chance de chamá-lo de “Vira-lata”.

A certa altura da trama, a vida de Alice sofre uma nova reviravolta, quando ela descobre que é filha biológica de Lilian (Narjara Turetta) – empregada em sua casa – e Moisés (Dionísio Neto), dono de uma mercearia. Assim como aconteceu com o ex-noivo, a jovem é obrigada a assumir sua origem. Guilherme, por sua vez, engravida Márcia, que morre ao dar à luz um menino. A criança é acolhida com carinho por Dulce.

Dulce, que viveu em função de Guilherme, reencontra o pai de seu filho, Diogo (Cacá Amaral), namorado que foi embora quando ela estava grávida. Aconselhada por Júlia (Adriana Esteves), que se tornou sua amiga no decorrer da novela, ela o perdoa.

Após muitos desencontros, Alice e Guilherme percebem que se amam de verdade e se casam no fim da história, formando uma família com o pequeno Amadeu, filho que o rapaz teve com Márcia. Dulce descobre que tem câncer, sem chances de cura, e casa-se com Diogo. Ela morre no último capítulo da novela, após uma emocionante despedida da família e do filho.

Salomé[editar | editar código-fonte]

Salomé (Jandira Martini), a avarenta mãe de Celeste (Vanessa Giácomo) e Marcos (Sérgio Marone), nunca aceitou o casamento do filho com Natália (Carol Castro), jovem humilde criada em um convento, sobrinha do padre da cidade. O tio não resistiu à emoção de ver a moça se casando e morreu na festa, após celebrar a cerimônia. Depois de passar a novela inteira infernizando a vida da nora, Salomé finalmente conseguiu separá-la de seu filho, fazendo-o acreditar que ela tinha um caso com seu sobrinho, Josué (Joaquim Lopes), filho de sua irmã, Dinorá (Ana Rosa).

Perto do fim da história, Salomé perde toda a fortuna que acumulou durante anos após fazer um investimento mal-sucedido em fundos chineses. Para não perder suas posses, passa tudo o que tem para o nome da empregada Cleonice (Vera Mancini), a quem também sempre espezinhou. Cleonice, porém, dá um golpe na patroa, que é obrigada a obedecer suas ordens até que deixa a casa, casando-se com o médico Eliseu (Paulo Goulart). Sem conseguir recuperar seu dinheiro, Salomé é obrigada a viver de favor na casa que um dia foi sua, e que, graças a Cleonice, passa a pertencer à Natália, que se reconcilia com Marcos. Para piorar, ainda tem de cuidar não só do filho de Natália e Marcos como do filho de Celeste, que deixa a criança com a mãe e vai embora de Preciosa com o fotógrafo Davi (Erik Marmo).

Celeste[editar | editar código-fonte]

Celeste (Vanessa Giácomo) sempre gostou do cunhado, Abner (Marcos Pasquim), e imaginava um dia casar-se com um homem como ele. Chegou a ser noiva de Áureo (André Gonçalves), o filho do prefeito Isaías (Ary Fontoura) e de Minerva (Elizabeth Savalla), mas foi abandonada por ele a 15 dias do casamento. O noivo sumiu sem deixar rastros, e Celeste ficou com fama de encalhada.

Após a morte da irmã, ela resolveu conquistar Abner, não hesitando em paparicar também Hortência (Walderez de Barros) e Tonica (Klara Castanho), a mãe e a filha do amado. Quando Júlia (Adriana Esteves) surge em Preciosa, Celeste se transforma na principal rival da paleontóloga na disputa pelo amor do fazendeiro, embora sempre aja com dissimulação.

No decorrer da história, Áureo retorna a Preciosa após ter passado anos sem dar notícias – nem mesmo à família –, e revela que fugiu do casamento com Celeste porque era gay. Os dois retomam a amizade e passam a andar juntos o tempo todo, com Áureo ajudando a ex-noiva a tentar fisgar Abner. A certa altura, Celeste convence o fazendeiro de que está grávida dele, e os dois quase sobem ao altar.

Tudo, porém, não passa de uma farsa. A filha de Salomé (Jandira Martini), na verdade, espera um filho de Áureo, que teve uma recaída e passou uma noite com a amiga.

Desmascarada, só resta uma alternativa a Celeste: casar-se com Áureo. Este, a princípio, tenta honrar o compromisso, mas, numa repetição do passado, foge do casamento, desta vez em plena celebração na igreja. Áureo vai embora da cidade em companhia de Josué (Joaquim Lopes), e passa a se apresentar em uma boate de São Paulo, caracterizado de drag queen. Celeste, por sua vez, dá à luz o filho e deixa a criança com a mãe, indo embora com o fotógrafo Davi (Erik Marmo) para o Rio de Janeiro, onde pretende posar nua e iniciar uma carreira artística.

Élcio ou Elaine?[editar | editar código-fonte]

A história de Élcio/Elaine (Otaviano Costa) arrancou risadas do público. A trama do personagem começa com sua fuga de São Paulo. Ele deve pensão alimentícia a três ex-mulheres e, avisado do mandado de prisão, vai parar em Preciosa, onde mora Augusta (Cissa Guimarães), sua única ex-mulher que ainda é sua amiga. É ela quem tem a ideia que o leva a se disfarçar de Elaine. Como não tem outra saída, ele acata a sugestão.

Disfarçado de mulher, Élcio começa a trabalhar como empregada na casa do Dr. Eliseu (Paulo Goulart), e se encanta por Lara (Juliana Schalch), a filha mais velha do médico. A jovem, por sua vez, está apaixonada por Fernando (Rodrigo Hilbert), e vê em Elaine (Otaviano Costa) a esposa perfeita para o pai.

Ao longo da trama, Élcio se envolve com Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha), a irmã de Abner (Marcos Pasquim), e a engravida. Ele acaba se casando com ela, em uma cerimônia civil realizada na delegacia da cidade, já que, a esta altura, está preso por ter tido sua verdadeira identidade descoberta.

No fim da novela, porém, Élcio foge de Preciosa com o sargento Xavier (Anderson de Rizi), que se apaixonara por Elaine. No caminho, encontra Áureo (André Gonçalves) e Josué (Joaquim Lopes), também em fuga. Acompanhados pelos respectivos parceiros, o filho do prefeito e o ex-marido de Augusta brilham no palco de uma boate de São Paulo, caracterizados como divas do show business, cantando hits gays.

O Spa e o tráfico de chocolates[editar | editar código-fonte]

O Spa Preciosa impõe a seus hóspedes um método radical de emagrecimento, que inclui regime de baixíssimas calorias e muitos exercícios físicos. A diretora e dona do spa, Augusta (Cissa Guimarães), faz questão de acompanhar tudo de perto para que nada saia errado. Rígida e autoritária, ela é do tipo que revista as bolsas de todos os hóspedes na chegada ao spa. Mesmo assim, não consegue evitar o contrabando de chocolates e doces, realizado por Efraim (Guilherme Gonzalez), um dos funcionários.

A equipe do local é formada pela médica Carolina (Flávia Garrafa), pelo personal trainer Igor (Antonio Firmino) e pelo massagista Zé Paulo (Oswaldo Lot). A principal cliente é a atriz Duda Aguiar (Suzy Rêgo), que precisa emagrecer às pressas porque assinou um contrato para posar para uma revista. Além dela, o spa também tem outros hóspedes fixos, entre eles Irene (Miriam Lins), Pink (Cristina Mutarelli) e seu marido Dorival (Ary França), que, apesar de magro, acompanha a mulher em sua rotina de emagrecimento.

Elenco[editar | editar código-fonte]

em ordem da abertura
Ator/Atriz Personagem
Adriana Esteves Júlia Freire de Aquino Medeiros [4] [5] [6]
Marcos Pasquim Abner Martins de Medeiros[7] [8]
Flávia Alessandra Naomi Gusmão / Naomi Robô[9] [10] [11]
Mateus Solano Ícaro Sampaio[9] [12] [13]
Cássia Kis Magro Dulce Maria Pereira Duarte de Lima [14]
Vanessa Giácomo Celeste de Sousa Sampaio[15] [16] [17]
Elizabeth Savalla Minerva Alves Junqueira
Ary Fontoura Isaías Alves Junqueira
Carla Marins Amanda Goulart[18] [19]
Jandira Martini Salomé de Sousa[15]
Marina Ruy Barbosa Alice Alves Junqueira de Lima [20]
Klebber Toledo Guilherme Duarte de Lima [21]
André Gonçalves Áureo Alves Junqueira [22] [23]
Otaviano Costa Élcio (Elaine) [24]
Anderson Di Rizzi Sargento Xavier [25]
Joaquim Lopes Josué Batista [26]
Paulo Vilhena Cristiano Cunha[27] [28]
Carol Castro Natália de Sousa [29]
Bárbara Paz Virgínia Lolatto [30]
Tarcísio Filho Delegado Pimentel
Caio Blat Leandro Pereira [31]
Luís Melo Oséas Santos
Nívea Stelmann Lavínia Santos Cerqueira [32]
Gabriela Carneiro da Cunha Raquel Martins de Medeiros
Sérgio Marone Marcos de Sousa [33]
Max Fercondini Delegado Wilson Villanova [34]
Ana Rosa Dinorá Batista [35]
Suzy Rêgo Duda Aguiar [36]
Luana Tanaka Keiko Tanaka
Ildi Silva Lídia Santos [37]
Michel Bercovitch John Lewis
Rodrigo Hilbert Fernando Santos[38]
André Bankoff Tiago Santos[39] [40]
Raphael Viana Tadeu [41]
Paulo José Plínio Alves Junqueira [42]
Emiliano Queiroz Deodato de Aquino
Walderez de Barros Hortênsia Martins de Medeiros
Cissa Guimarães Augusta[43] [44]
Paulo Goulart Eliseu Villanova
Cristina Mutarelli Pink
Flávia Garrafa Carolina
Miriam Lins Irene
Cacá Amaral Diogo [45]
Erom Cordeiro Padre Francisco
Guilherme Nasraui Daniel
Thiago Luciano Everton [46]
Cosme dos Santos Bento
Ary França Dorival
Claudio Jaborandy Nivaldo Batista
Neusa Maria Faro Palmira
Sandra Barsotti Dora
Narjara Turetta Lílian [47]
Dhu Moraes Janice Pereira
Vera Mancini Cleonice Villanova [48]
Miwa Yanagizawa Tieko Kobayashi [49]
Daniela Fontan Marli
Aline Peixoto Márcia Gadelha [50]
Juliana Schalch Lara Maia Vilanova[51]
Jurema Reis Maria João
Camila Chiba Hoshi Tanaka
Bárbara Silvestre Inês
Guilherme Gonzalez Efraim
Rael Barja Tutu
Keff Oliveira Caco
Carol Abras Tânia Cortês [52]
Fernando Roncato Renato
Marisol Ribeiro Melissa
Karla Karenina Anecy Gadelha
Veronica Rocha Selma
Chao Chen Akira Kobayashi [53]
Mauro Gorini Roney
Dionísio Neto Aquiles
Oswaldo Lot Zé Paulo
Bruna Spínola Maria Eduarda (Abelha) [54]
Klara Castanho Tonica de Sousa Martins [55]
Jorge Amorim Nelson
Carol Murai Kimmy Tanaka
Celso Bernini Bira
Ken Kaneco Hinoue
Márcio Tadeu de Lima Herculano Gadelha
Antônio Firmino Igor
Leandro Ribeiro Heitor
Marcos Miura Shiro
Ricardo Vandré Moisés
Erik Marmo Davi [56]

Classificação Indicativa[editar | editar código-fonte]

A princípio a trama teve classificação livre para todos os públicos. Porém o Ministério da Justiça interveio na trama, e a partir de 9 de junho passou a ser exibida com classificação 10 anos. A Globo não recorreu da decisão, pois a mudança na classificação não alterou o horário de exibição da novela, e inclusive permite a trama ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo a qualquer momento.[57] .

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro capítulo, a telenovela marcou 32 pontos de média com picos de 37, e 52% de share e participação, índice superior às antecessoras Ti Ti Ti e Tempos Modernos, que marcaram 29 pontos em suas estréias. Já o segundo capítulo apresentou uma queda de 4 pontos: 28 pontos de média. O terceiro capítulo marcou novamente uma queda, com 27,2 pontos de média.[58]

No capítulo 61, exibido em 30 de maio de 2011, a novela bateu, até então seu novo recorde: 33 pontos de média. Nesse dia foram mostradas as cenas em que Dulce (Cássia Kiss Magro) descobre a farsa de seu filho, Guilherme (Klebber Toledo)[59]

Sua maior audiência é de 38 pontos, alcançada em 12 de setembro de 2011.[60]

No último capítulo, a novela registrou 36 pontos, inferior ao penúltimo que obteve 37 pontos.[61]

Na média geral a novela ficou com 30 pontos, cumprindo assim a meta exigida para o horário.

Está na lista das novelas das sete mais assistidas nos últimos anos.

Música[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os títulos provisórios da trama foram Dinossauros e Robôs [62] e A Idade da Pedra[63] .
  • Apesar da grande expectativa, a audiência da trama ficou abaixo do esperado durante as primeiras semanas. Em razão disso, o autor Walcyr Carrasco resolveu fazer algumas mudanças. As principais alterações foram o corte de alguns personagens da história e maior foco no romantismo. A trama dos dinossauros foi deixada de lado.[67] .
  • Durante pouco mais de um mês, Flávia Alessandra interpretou apenas a Naomi versão robô. Porém a partir de 2 de maio de 2011, a atriz começou a interpretar a versão humana da personagem. [68] .
  • O encontro da Naomi com sua versão robô aconteceu no capítulo do dia 10 de junho de 2011. A partir daí, a atriz se alternou entre as duas personagens ao mesmo tempo.[69] .
  • Tarcísio Filho foi um dos atores que saiu da novela na metade. Seu personagem foi assassinado no capítulo 80, que foi ao ar em 21 de junho de 2011. O mistério da sua morte não durou até o fim da trama, como normalmente acontece. [71] .
  • Para agitar mais a trama, Carla Marins reforçou o elenco da novela. Na trama ela interpretou a vilã Amanda, a verdadeira mãe de Rafael, e que infernizava a vida de Naomi (Flávia Alessandra). As primeiras cenas da atriz foram ao ar no capítulo do dia 15 de julho de 2011.[72] .
  • Essa é a primeira novela do autor que durou um ano.

Exibição Internacional[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2011 Prêmio Extra de TV Melhor Novela Walcyr Carrasco Indicado[74]
Melhor Atriz Cássia Kiss Magro Indicado[75]
Melhor Ator Coadjuvante André Gonçalves Venceu[76]
Otaviano Costa Indicado[76]
Melhor Atriz Coadjuvante Vanessa Giácomo Indicado[77]
Melhor Revelação Masculina Klebber Toledo Indicado[78]
Melhor Revelação Feminina Vera Mancini Indicado[79]
Melhor Maquiagem Walcyr Carrasco Indicado[80]
Prêmio Quem Melhor Atriz Cássia Kiss Magro Venceu
Melhores do Ano Melhor Atriz Coadjuvante Venceu
10º Prêmio Jovem Brasileiro Atriz Revelação Marina Ruy Barbosa Venceu[81]
Prêmio Cor Amarela Melhor Atriz Luana Tanaka Venceu[82]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Gshow (15 de março de 2011). Walcyr Carrasco promete amor, humor e confusões Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  2. Memória Globo. Morde & Assopra - Ficha Técnica. Visitado em 21 de dezembro de 2008.
  3. Gshow. Créditos - A equipe de Morde e Assopra Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  4. João Fernando (14 de fevereiro de 2011). Após cinco anos afastada, Adriana Esteves volta às novelas Terra.
  5. http://gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/personagens/
  6. Gshow (15 de março de 2011). Adriana Esteves viveu mesma emoção da personagem no amor Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  7. Hora de Santa Catarina (1 de fevereiro de 2011). Marcos Pasquim vive personagem chamado Abner clicRBS.
  8. Gshow (15 de março de 2011). Marcos Pasquim diz que Abner é um dos maiores desafios de sua carreira Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  9. a b Carla Bittencourt (24 de fevereiro de 2011). Flavia Alessandra e Mateus Solano gravam 'Morde & assopra' Extra.
  10. Flávia Alessandra se transforma em robô para 'Morde e Assopra' 180graus (23 de fevereiro de 2011).
  11. Gshow (19 de março de 2011). Flávia Alessandra aceitou antecipar a licença maternidade pela personagem Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  12. Flávia Alessandra se transforma em robô para 'Morde e Assopra' 180graus (23 de fevereiro de 2011).
  13. Gshow (20 de março de 2011). Mateus Solano aposta em sucesso da história de Ícaro e da robô Naomi Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  14. Gshow (05 de junho de 2011). Cassia Kiss Magro comenta o sucesso de Dulce em 'Morde & Assopra' Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  15. a b Redação Rede Globo (21 de fevereiro de 2011). Morde & Assopra: Vanessa Giácomo e Jandira Martini são vilãs na trama Globo.com.
  16. Redação R7 Rio (23 de fevereiro de 2011). Vanessa Giácomo viverá uma encalhada que foi abandonada pelo noivo em Morde & Assopra R7.
  17. Gshow (15 de março de 2011). Vanessa Giácomo interpreta primeira vilã da carreira Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  18. Carla Marins entra em "Morde & Assopra" para interpretar a verdadeira mãe de Rafael UOL (8 de julho de 2011).
  19. Gshow (08 de julho de 2011). Carla Marins entra em 'Morde' para viver Amanda, verdadeira mãe de Rafael Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  20. Gshow (14 de julho de 2011). Marina Ruy Barbosa comenta mudanças de Alice após saber que é filha de Lilian Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  21. Gshow (20 de abril de 2011). 'Não faço dieta. A genética é boa', diz Klebber Toledo sobre a boa forma Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  22. Gshow (15 de abril de 2011). André Gonçalves vai interpretar filho do prefeito em Morde & Assopra Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  23. Gshow (05 de maio de 2011). André Gonçalves está adorando viver Áureo, que tem agitado a trama Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  24. Gshow (15 de março de 2011). Otaviano Costa se transforma em mulher: 'Meu lado feminino está amando!' Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  25. Gshow (15 de agosto de 2011). Anderson di Rizzi se inspirou em seu cachorro para dar vida a Xavier Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  26. Gshow (06 de abril de 2011). Joaquim Lopes conta que Josué é um sonho realizado Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  27. Luisa Girão (9 de fevereiro de 2011). Adriana Esteves e Paulinho Vilhena gravam novela "Morde e Assopra" no Rio iG.
  28. Gshow (15 de março de 2011). Paulo Vilhena se diverte ao fazer um personagem gago Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  29. Gshow (10 de julho de 2011). Alquimista na cozinha, Carol Castro revela segredos gastronômicos Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  30. Gshow (28 de julho de 2011). Bárbara Paz grava com jiboia de nove quilos e se diverte Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  31. Gshow (18 de setembro de 2011). Caio Blat se despede de Leandro em Morde & Assopra Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  32. Gshow (28 de março de 2011). Nívea Stelmann está ansiosa para saber se Lavínia vai conquistar o público Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  33. Gshow (30 de setembro de 2011). Sergio Marone avalia rumo de seu personagem: 'Marcos amadureceu' Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  34. Gshow (22 de maio de 2011). Max Fercondini acha Wilson precipitado e aconselha seu personagem Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  35. Gshow (14 de maio de 2011). Ana Rosa e Claudio Jaborandy gravam últimas cenas em Morde & Assopra Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  36. Gshow (15 de março de 2011). Suzy Rêgo volta à televisão na pele de Duda Aguiar Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  37. Gshow (30 de maio de 2011). Ildi Silva entra em 'Morde' como a simples Lídia, que vai arrebatar o coração de Tiago Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  38. Rodrigo Hilbert interpreta economista na nova novela Morde & Assopra
  39. Elenco grava a novela Morde & Assopra
  40. Gshow (15 de março de 2011). André Bankoff comemora primeiro papel com Walcyr Carrasco Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  41. Gshow (29 de junho de 2011). Raphael Viana entra em Morde e garante: 'Dança me deixa leve para viver Tadeu' Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  42. Gshow (01 de abril de 2011). Paulo José recebe aplausos após gravar as primeiras cenas de Plínio Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  43. Morde & Assopra: Cissa Guimarães e Adriana Esteves gravam cena no Rio
  44. Gshow (15 de março de 2011). Cissa Guimarães encara papel como um presente de Walcyr Carrasco Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  45. Gshow (03 de setembro de 2011). Pai de Guilherme retorna a Preciosa e é vivido pelo ator Cacá Amaral Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  46. Gshow (07 de maio de 2011). Ator que interpreta Everton se diverte ao levar Guilherme para o mau caminho Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  47. Gshow (06 de maio de 2011). Narjara Turetta fala sobre segredo de Lilian Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  48. Gshow (10 de setembro de 2011). Vera Mancini comenta a virada de Cleonice em Morde & Assopra Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  49. Gshow (15 de março de 2011). Cultura japonesa tem destaque na trama de Walcyr Carrasco Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  50. Gshow (29 de junho de 2011). Aline Peixoto se despede de Márcia e torce por final feliz para Guilherme Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  51. http://ego.globo.com/Gente/Fotos/0,,GF86525-9801,00-JULIANA+SCHALCH+A+LARA+DE+MORDE+E+ASSOPRA+POSA+PARA+O+EGO.html#fotogaleria=1
  52. Gshow (25 de junho de 2011). Premiada no cinema, atriz Carol Abras entra em Morde & Assopra Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  53. Gshow (01 de abril de 2011). Atores do núcleo japonês acreditam no sucesso do casamento por 'miai' Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  54. Gshow (30 de setembro de 2011). Bruna Spínola confessa que sonha se casar de véu e grinalda na igreja Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  55. Gshow (15 de março de 2011). http://gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/Bastidores/noticia/2011/03/elenco-mirim-vai-aprontar-ao-lado-da-minivaca-coracao.html Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  56. Gshow (01 de setembro de 2011). Erik Marmo entra em Morde & Assopra para viver o fotógrafo Davi Bastidores - Morde e Assopra. Visitado em 11 de outubro de 2014.
  57. Patricia Kogut (10 de junho de 2011). Ministério da Justiça muda classificação de 'Morde & assopra'. Visitado em 19 de outubro de 2014.
  58. Audiência de ‘Morde & Assopra’ só cai desde a estreia
  59. Morde e Assopra atinge recorde de 33 pontos
  60. Morde e Assopra registra recorde de 38 pontos
  61. http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/novelas/ultimo-capitulo-de-morde-assopra-nao-supera-recorde-de-audiencia.html
  62. “Dinossauros & Robôs” é o título provisório da próxima trama de Walcyr Carrasco Mundo Novelas (10 de agosto de 2010). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  63. "A Idade da Pedra" deve ser o título da próxima novela das sete O Planeta TV (26 de outubro de 2010). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  64. Adriana Esteves, Marcos Pasquim e Dinossauros na próxima novela de Walcyr Carrasco Mundo Novelas (26 de julho de 2010). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  65. Globo grava no Japão primeiras cenas de 'Dinossauros e Robôs' Gazeta Web (7 de dezembro de 2010). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  66. Elenco de "Morde e Assopra" grava cenas em Marília Ig (27 de janeiro de 2011). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  67. Flávio Ricco (19 de abril de 2011). Uma nova novela vai começar em "Morde & Assopra" UOL. Visitado em 19 de outubro de 2014.
  68. 'Morde & assopra': Naomi robô tem um curto-circuito e a verdadeira reaparece para Ícaro UOL (19 de abril de 2011). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  69. Morde & Assopra: Naomi encontra a robô criada por Ícaro MdeMulher (2 de junho de 2011). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  70. André Gonçalves entra em "Morde & Assopra" UOL (3 de maio de 2011). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  71. Sem função, personagem de Tarcísio Filho é assassinado em "Morde & Assopra" O Planeta TV (21 de junho de 2011). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  72. Carla Marins entra em Morde e Assopra Ig Tv (5 de julho de 2011). Visitado em 19 de outubro de 2014.
  73. Comédia romântica ‘Morde & Assopra’ começa a ser vendida na América Latina
  74. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Cordel encantado fatura como melhor novela do ano (em português) Extra Online. Visitado em 29 de novembro de 2011.
  75. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Andrea Beltrão é a melhor atriz (em português) Extra Online. Visitado em 29 de novembro de 2011.
  76. a b Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: André Gonçalves brilha em ‘Morde & assopra’ e conquista o título de melhor ator coadjuvant​e (em português) Extra Online. Visitado em 29 de novembro de 2011.
  77. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Deborah Secco fica com o prêmio de melhor atriz coadjuvant​e (em português) Extra Online. Visitado em 29 de novembro de 2011.
  78. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Chay Suede, de ‘Rebelde’, ganha o prêmio de revelação masculina (em português) Extra Online. Visitado em 29 de novembro de 2011.
  79. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Thalita Carauta, a Janete do ‘Zorra total’, é escolhida revelação feminina (em português) Extra Online. Visitado em 29 de novembro de 2011.
  80. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: ‘Pânico’ tem a melhor maquiagem (em português) Extra Online. Visitado em 29 de novembro de 2011.
  81. http://brejo.com/2011/09/19/rebelde-e-gianne-albertoni-levam-trofeus-no-premio-jovem-brasileiro-nesta-segunda-19/
  82. http://www.spescoladeteatro.org.br/enciclopedia/index.php/Luana_Tanaka#Biografia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]