Plumas e Paetês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Plumas e Paetês
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia
Drama
Duração 55 minutos
Criador(es) Cassiano Gabus Mendes[1] [2]
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Gonzaga Blota[3]
Jardel Mello[3]
Reynaldo Boury[3]
Mario Márcio Bandarra[3]
Elenco Elizabeth Savalla
Cláudio Marzo
José Wilker
Maria Cláudia
Eva Wilma
Paulo Goulart
Maria Helena Dias
John Herbert
(ver mais)
Tema de abertura A Última Moda, Ronaldo Resedá[4] [5]
Tema de
encerramento
A Última Moda, Ronaldo Resedá[4] [5]
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo[6]
Transmissão original 8 de setembro de 1980[6]
24 de abril de 1981[6]
N.º de episódios 197
Cronologia
Último
Último
Chega Mais
O Amor É Nosso
Próximo
Próximo
Programas relacionados A Intrusa
O Amor Tem Cara de Mulher
Top Model
Ti ti ti (1985)
Ti ti ti (2010)
Fácil de amar

Plumas e Paetês foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas[6] entre 8 de setembro de 1980 e 24 de abril de 1981, totalizando 197 capítulos.

Escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Gonzaga Blota, Jardel Mello, Reynaldo Boury e Mario Márcio Bandarra, substituiu Chega Mais e foi substituída por O Amor É Nosso[7] . Foi a 26ª "novela das sete" da emissora.

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, entre 3 de janeiro e 2 de setembro de 1983, em 175 capítulos, substituindo A Moreninha e substituída por Pecado Rasgado[7] [8] .

Trama[editar | editar código-fonte]

Ambientada em São Paulo, a novela conta a história da jovem mineira Marcela. Depois de um ano morando longe de sua família em Belo Horizonte, Osmar Sampaio decide voltar para São Paulo com a sua noiva Júlia. Eles dão carona para a amiga Marcela, que está grávida e pretende começar uma vida nova na capital paulista depois de ter sido abandonada pelo namorado. Na estrada, eles sofrem um grave acidente, do qual Marcela é a única sobrevivente. Para não ficar desamparada numa cidade onde não conhece ninguém, ela decide assumir a identidade da noiva de Osmar e começa a desfrutar do conforto que a família do rapaz lhe proporciona[9] .

A família de Osmar é comandada pela matriarca Bruna, mulher fria, severa e radical em seus princípios e seu marido, o ponderado Gustavo. Bruna e Gustavo tiveram ainda Edgar e Melina. Edgar, o mais velho, ao contrário do irmão, é determinado, seguro e bem sucedido que comanda os negócios da família, enquanto Melina é sonhadora e decide se tornar modelo mas tem de enfrentar a oposição materna.

Edgar namora a delicada Cláudia, com quem pretende se casar, e é o grande amor de Luísa Salgado, ex-modelo e sócia de uma agência, mulher madura e ousada com quem teve um romance no passado e que almeja reconquistá-lo. Entretanto, ao longo da trama ele acaba se apaixonando por Marcela. O problema é que Marcela reencontra Renato, antigo namorado que a engravidou, e então começa a viver um triângulo amoroso.

Renato Resende é sedutor, inteligente e aventureiro. De temperamento irrequieto, desaparece de casa por longas temporadas, sem dar satisfação[10] . É filho de Yara, uma jornalista moderna e dedicada à família, e Raul, administrador de bom caráter mas que não tem tato para lidar com ele e com sua irmã Lídia, moça determinada que, apesar da pouca altura, luta para se firmar como modelo profissional. Renato fica dividido entre Marcela e Amanda, modelo promissora, leal e decidida que saiu de casa muito cedo para conquistar seu espaço.

Amanda é filha de Clóvis e Zeni e irmã de Ângelo e Nadir. Clóvis trabalha como propagandista de remédios e passa o dia inteiro andando pelas ruas, além de não concordar com a escolha profissional da filha; Zeni, por sua vez, é uma mulher divertida e esforçada que mantém um ótimo relacionamento com os filhos. Ângelo, irmão mais velho de Amanda, trabalha em uma repartição pública e luta para conseguir um emprego melhor e assim poder oferecer uma vida confortável para sua amada Lídia; já Nadir, a caçula, é uma jovem simples e retraída que trabalha como auxiliar de escritório. Como resolveu sair de casa, Amanda alugou e divide um apartamento com Lídia, a ambiciosa e inconsequente Veroca, vinda do interior de São Paulo e a sensata e experiente Dorinha, uma excelente profissional que instrui as iniciantes na agência, retratando assim o mundo da moda e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área[10] [11] .

Outro destaque na história é Rebeca Andrade. Ela é dona de uma fábrica de jeans herdada do marido. A empresária se apaixona pelo italiano Gino, que trabalha como chefe de segurança da sua empresa. Rebeca também é assediada por seu assessor Márcio. A executiva é uma mãe controladora, que faz de tudo para impedir que seu filho, o playboy mimado Jorgito, tenha um romance com a humilde Nadir, a “moça do cafezinho”, e com Veroca, por ser ambiciosa[12] . Rebeca tem como grande amiga e confidente a governanta Zenaide, mulher sábia e zelosa que sempre lhe aconselha.

Gino, por sua vez, é um italiano exagerado e briguento. Vive com a irmã Bianca, uma solteirona introvertida e tímida que o trata como um filho e é apaixonada pelo vizinho Márcio, um viúvo íntegro e rígido que tem horror às aspirações artísticas dos filhos Sandra e Zequinha. Sandra é uma jovem muito empolgada com a vida que gosta de cantar e pensa em seguir carreira artística. Cuida da casa e, aos fins de semana, apresenta-se em shows e bailes, sem a autorização do pai. Teve um rápido e turbulento namoro com Ângelo; já Zequinha é um moço tranquilo e educado que acompanha sua irmã Sandra nos shows, tocando violão e também sonha em ganhar reconhecimento artístico. Sente amor platônico por Amanda e desconhece o interesse de Dorinha por ele.

A novela também conta a história da família do enérgico e conservador Cristiano Mendes, proprietário de uma fábrica de bicicletas. Ele é casado com a sofisticada e elitista socialite Irene e pai de Cláudia que, apaixonada por Edgar, sofre com a mudança de comportamento dele ao conhecer Marcela. Cristiano vive às turras com Francis Fiúza, irmão mais novo de Irene, empresário no ramo da moda reconhecido que, visionário e solteirão, não quer se casar nem ter filhos, além de ser confidente da sobrinha. Tem um affair com Luísa, sua sócia numa agência de modelos.

Outros personagens de destaque na trama são: o Padre Clodovil, ranzinza e comilão. Aproveita a visita às casas dos paroquianos para dar conselhos e ajudar nos problemas familiares[10] ; seu Chico, zelador do condomínio onde moram as famílias de Clóvis, Márcio, Gino e as modelos, um velho engraçado e conhecedor da vida de todos os moradores que sempre se mete em confusões, pois acredita que pode consertar tudo quando, na verdade, é muito atrapalhado[10] . É avô da espevitada modelo Biba; Dona Nina, velha moralista e intrometida que vive no condomínio e é secretamente apaixonada por Seu Chico; e Kurlan, sobrinho de Luísa e também modelo que desperta o interesse de Sandra.

Com o desenrolar da história, acompanha-se a mudança de Marcela que, para manter sua mentira, se torna uma mulher oportunista e trapaceira. Nos últimos capítulos, Marcela sofre novamente um acidente de carro e no hospital vem à tona toda a verdade: Renato conta para Edgar que é o verdadeiro pai da filha de Marcela. Ela ainda pede para Edgar contar para Bruna e Gustavo que o nome verdadeiro dela é Roseli. Antes de morrer, Marcela afirma ainda que Edgar foi o verdadeiro amor de sua vida. Ao final, a criança acaba sendo criada pela família do rapaz[9] .

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elizabeth Savalla como a oportunista e intrusa Marcela / Roseli.
José Wilker como o aventureiro Renato.
Maria Cláudia como a decidida Amanda.
Paulo Goulart como o grosseirão Gino.
John Herbert como o íntegro Márcio.
Angelina Muniz como a apaixonada Cláudia.
Mário Lago como o conservador Cristiano.
Lídia Mattos como a sábia e zelosa Zenaide.
Ator[13] [14] Personagem[13] [14]
Elizabeth Savalla Marcela / Roseli
Cláudio Marzo Edgar Sampaio
José Wilker Renato Resende
Maria Cláudia Amanda
Eva Wilma Rebeca Andrade
Paulo Goulart Gino
John Herbert Márcio
Maria Helena Dias Luísa Salgado
Neuza Amaral Bruna Sampaio
José Lewgoy Gustavo Sampaio
Angelina Muniz Cláudia Mendes Fiúza
Myriam Pérsia Bianca
Ary Fontoura Raul Resende
Cleyde Blota Yara Resende
Paulo Guarnieri Jorge Luís Andrade (Jorgito)
Lúcia Alves Vera Lúcia (Veroca)
Solange Theodoro Nadir
Mário Gomes Ângelo
Sura Berditchevsky Lídia Resende
Sílvia Salgado Melina Sampaio
Felipe Carone Clóvis
Eloísa Mafalda Zeni
Mário Lago Cristiano Mendes
Monah Delacy Irene Mendes Fiúza
Eduardo Conde Francis Fiúza
Mila Moreira Dorinha
Elizângela Sandra
Heraldo Corrêa José Carlos (Zequinha)
Lídia Mattos Zenaide
Walter Stuart Seu Chico
Elza Gomes Dona Nina
Edson Celulari Kurlan Salgado
Ísis de Oliveira Beatriz (Biba)
Nestor de Montemar Padre Clodovil

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

Ator[13] [14] Personagem[13] [14]
Alcebíades Bandeira Marini, empregado do condomínio
Antônio Pompêo Antônio, amigo de Renato
Brandão Filho Seu Adolfo, morador do condomínio e amigo de Seu Chico e Dona Nina
Carlos Gregório Médico que cuidou de Marcela no primeiro acidente
Clodovil Hernandez Ele mesmo[7]
Cristina Aché Júlia, noiva de Osmar Sampaio
Cristina Prochaska Modelo, amiga de Amanda, Veroca, Lídia e Dorinha
Ilka Soares Marilena Galvão, socialite, amiga de Rebeca e madrinha de Jorgito
Laerte Morrone Padre, amigo de Padre Clodovil
Lídia Iório Dona Mercedes, moradora do condomínio e amiga de Seu Chico e Dona Nina
Marcos Frota Jonilson, morador do condomínio e amigo de Sandra e Zequinha
Milton Moraes Alberto Ramos, amigo de Bruna e Gustavo
Nelson Dantas Médico que cuidou de Marcela no acidente que lhe causou a morte
Rogaciano de Freitas Adauto, patrão de Marcela em Belo Horizonte
Ronaldo Resedá Ele mesmo[7]
Solange Mascarenhas Solange, empregada de Raul e Yara
Stepan Nercessian Osmar Sampaio, filho de Bruna e Gustavo, amigo de Marcela e noivo de Júlia
Vera Brito Isaura, empregada de Bruna e Gustavo

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[4] [5] [editar | editar código-fonte]

Plumas e Paetês - Nacional
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1980
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[4] [5]
Produção João Araújo[13]
Guto Graça Mello[13]

Capa: Logotipo da Novela

  1. Nosso Estranho AmorMarina Lima e Caetano Veloso
  2. Nova Manhã14 Bis
  3. Quem Tem a ViolaBoca Livre
  4. Quero QueroCláudio Nucci
  5. De Onde VemBanda Black Rio
  6. Semente do AmorA Cor do Som
  7. A Mesma PortaGilson de Souza
  8. Prêt-à-PorterRobson Jorge
  9. Meu Amigo, Meu HeróiZizi Possi
  10. FracassoGilliard
  11. AromaLúcia Turnbull
  12. Melô do AmorLuiz Maurício
  13. Te Dei Demais – Felipe Neto
  14. A Última ModaRonaldo Resedá

Internacional[editar | editar código-fonte]

Plumas e Paetês - Internacional
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1980
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[4] [5]
Produção João Araújo[13]
Guto Graça Mello[13]

Capa: Modelo em desenho

  1. I Never Fall In LoveDavitt Sigerson
  2. Give Me the NightGeorge Benson
  3. Shadow In The Sun – Sílvia Mason
  4. Never Knew Love Like This BeforeStephanie Mills
  5. The Strangers – Genghis Khan
  6. No Night So LongDionne Warwick
  7. Modern GirlSheena Easton
  8. Sure Shot – Crown Heights Affair
  9. Magia – Pippo y Monica
  10. Goodnight My Love – Mike Pinera
  11. Now's The Time – Stephan Said
  12. Sun Of JamaicaGoombay Dance Band
  13. Special Lady – Ray, Goodman and Brown
  14. Do RightPaul Davis

Referências

  1. Cassiano Gabus Mendes - Trabalhos na TV Globo Memória Globo. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  2. Cassiano Gabus Mendes - Teledramaturgia Teledramaturgia. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  3. a b c d Plumas e Paetês - Teledramaturgia Teledramaturgia. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  4. a b c d e Plumas e Paetês - Trilha Sonora Memória Globo. Visitado em 22 de agosto de 2014.
  5. a b c d e Plumas e Paetês - Trilha Sonora (Teledramaturgia) Teledramaturgia. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  6. a b c d e f g h i Plumas e Paetês - Curiosidades Memória Globo. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  7. a b c d e f g h i j k l Plumas e Paetês - Bastidores Teledramaturgia. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  8. Vale a Pena Ver de Novo - Teledramaturgia Teledramaturgia. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  9. a b Plumas e Paetês - Trama Principal Memória Globo. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  10. a b c d Plumas e Paetês - Galeria de Personagens Memória Globo. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  11. Plumas e Paetês - Trama Paralela: As Modelos Memória Globo. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  12. Plumas e Paetês - Trama Paralela: Rebeca Memória Globo. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  13. a b c d e f g h Ficha Técnica Memória Globo. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  14. a b c d Plumas e Paetês - Elenco Teledramaturgia. Visitado em 21 de agosto de 2014.
  15. Plumas e Paetês - Produção Memória Globo. Visitado em 22 de agosto de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.