Você Decide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Você Decide
Informação geral
Formato
Duração 45 minutos
Criador(es) Boni
País de origem Brasil Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Paulo José
Roberto Talma
Herval Rossano
Fábio Sabag
Guel Arraes
André Schultz
Mario Márcio Bandarra
Produtor(es) vários
Elenco vários
Tema de abertura Instrumental
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Estados Unidos ABC (1992-1996)
Transmissão original 1ª fase: 8 de abril de 1992 (22 anos) - 17 de agosto de 2000
2ª fase: A partir de 16 de abril de 2015
N.º de temporadas 9
N.º de episódios 323 (lista de episódios)

Você Decide é um programa de televisão brasileiro interativo que foi exibido pela Rede Globo entre 1992 e 2000. Em cada episódio eram encenados casos especiais, com um final diferente a ser escolhido pelos telespectadores através de votações via telefone.

Vários atores e apresentadores globais passaram pela bancada do Você Decide: Antônio Fagundes, Tony Ramos, Walmor Chagas, Lima Duarte, Raul Cortez, Susana Werner, Carolina Ferraz, Renata Ceribelli, Celso Freitas, Luciano Szafir, Luiza Mariani e foram que os que ficaram por mais tempo na bancada.

Alguns episódios foram reprisados de 2 a 20 de julho de 2001, no Vale a Pena Ver de Novo, apresentados por Susana Werner, numa tentativa de levantar a audiência do horário, em baixa desde a reprise da novela Tropicaliente, no ano anterior; no entanto, a audiência do Você Decide foi pior do que qualquer outra novela havia registrado até então - alguns episódios quase ficaram em terceiro lugar, atrás do SBT e da Record. Além disso, a Globo sofria pressões do Ministério Público do Brasil por reprisar, sem cortes, episódios cujas classificações originais eram de 14 e 18 anos, proibidos no horário da tarde, de classificação livre. Com o total fracasso do Você Decide, logo na segunda semana de reprise dos episódios, a emissora resolveu reapresentar pela segunda vez a novela A Gata Comeu, que rapidamente recuperou a audiência perdida.

A rejeição à reprise do Você Decide foi tão grande que motivou a criação de um site, anônimo, que continha um texto se posicionando contra a decisão global e uma enquete em que a permanência das novelas no Vale a Pena Ver de Novo vencia por larga margem[1] .

A Globo alegou que a reprise do Você Decide estava programada apenas durante o período de férias - o que não condiz com o que a mídia divulgara na época da reestreia do programa, quando o projeto era de tornar o Vale a Pena Ver de Novo uma faixa de reprises de todos os programas de entretenimento globais, não só de novelas - o seriado Mulher era o mais cotado para substituir o Você Decide.

Até agora, o Você Decide é o segundo seriado de maior duração da TV Globo, com 9 temporadas e 323 episódios.

Em 11 de março de 1999 o episódio Mulher 2000 teve seu final exibido apenas nas regiões Norte e Nordeste devido ao Blecaute no Brasil e Paraguai em 1999 que afetou boa parte do país na hora do programa.

Em seu último ano de exibição, o programa era exibido as quintas-feiras logo após o Linha Direta, o último programa foi ao ar no dia 17 de agosto de 2000. Na semana seguinte o programa seria extinto, em seu lugar passou a ser exibida a minissérie Aquarela do Brasil. Grandes nomes da teledramaturgia brasileira participaram dos episódios, sendo que alguns atores chegaram a participar de cerca de oito episódios.

Em Portugal, a RTP 1 chegou a trasmitir ao sábado, nos princípios da década de 1990 alguns desse episódios, mas não foi o sucesso de audiências que teve no Brasil, foram apresentados por António Sala. Mais tarde, em 1998 a SIC também emitiu estas histórias. O apresentador era José Figueiras.

Previsão de Retorno[editar | editar código-fonte]

Em 2015 o programa deve retornar a grade da emissora em 16 de abril, após a novela Babilônia como parte das comemorações dos 50 anos da Globo. O mesmo deverá voltar repaginado e adaptado para os novos tempos. Estima-se que Boninho esteja à frente da pré-produção do programa. De 1992 a 2000 o público decidia através do telefone e na nova versão do programa será usado aplicativo para celulares, tablets e smartphones, algo semelhante que aconteceu no programa Superstar. O programa substituirá A Grande Família. O programa será apresentada por Patrícia Poeta.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências