Giulia Gam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giulia Gam
Giulia Gam
Nome completo Giulia Daysi Gam[1]
Nascimento 28 de dezembro de 1966 (57 anos)
Perúgia, Úmbria, Itália
Residência Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Filho(a)(s) 1
Ocupação atriz
Período de atividade 1984–presente
Prêmios Lista completa

Giulia Daysi Gam[nota 1][1] (Perúgia, 28 de dezembro de 1966) é uma atriz brasileira, nascida na Itália. Prolífica no cinema, teatro e televisão desde o início da década de 1980, ela é particularmente conhecida por seus retratos de mulheres emocionalmente problemáticas.[2] Ela é ganhadora de inúmeros prêmios, incluindo três Prêmios APCA, dois Troféus Imprensa, dois Prêmios Qualidade Brasil, e um Prêmio Extra, além de receber indicação para um Prêmio Guarani.[3]

Giulia iniciou sua carreira profissional em uma montagem de Romeu e Julieta aos quinze anos na companhia do diretor Antunes Filho, com quem percorreu grandes turnês mundiais com o grupo de teatro, ganhando o Prêmio APCA por sua performance. Sua estreia na televisão se deu em Mandala, novela do horário nobre da TV Globo, em 1987. Logo recebeu aclamação por sua atuação e venceu o Troféu Imprensa e o seu segundo Prêmio APCA por este trabalho.[4] Em seguida passou a interpretar consecutivas protagonistas marcantes, como em O Primo Basílio (1988), Que Rei Sou Eu? (1989), Fera Ferida (1993) e Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998).[4]

Em 2003 alcançou consagração na teledramaturgia brasileira com a personagem mais marcante de sua carreira, a Heloísa de Mulheres Apaixonadas, a qual sofre com ciúmes e a obsessão por seu marido, levando-a a atitudes drásticas.[5] Por sua performance de intensa carga emocional, ela venceu os principais prêmios do país, incluindo o Troféu Imprensa, o Prêmio Qualidade Brasil e o Prêmio Extra de Televisão. Depois do sucesso como Heloísa, ficou conhecida por interpretar personagens complexos e de emocionalmente instáveis, como a presidiária Diva em A Favorita (2008), a sofrida Bruna em Ti Ti Ti (2010), a mãe desnaturada Bárbara Ellen em Sangue Bom (2013), e a vilã Carlota de Boogie Oogie (2014).[6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Giulia nasceu em Perúgia, na Itália, por ocasião da realização de um curso do pai. Seu pai, José Carlos Gam Heuss, é um engenheiro nascido no Brasil, descendente de dinamarqueses, enquanto que sua mãe é uma paulista natural de Penápolis que estudava psicologia na Universidade de Paris (Sorbonne).[7] Foi criada em São Paulo, e só conheceu Perúgia, sua cidade de nascimento, aos 21 anos de idade.[7]

Vida artística[editar | editar código-fonte]

Sua carreira teatral começou aos quinze anos de idade com o diretor Antunes Filho, que a selecionou para uma montagem de Romeu e Julieta, em 1984. Com a companhia de Antunes, viajou numa grande turnê pela Austrália, Europa, Estados Unidos e Israel. Depois que a companhia se dissolveu, viajou para Paris, onde encontrou Peter Brook, que a motivou a continuar com a sua carreira. Em janeiro de 1987, de volta ao Brasil, junta-se no elenco da peça de Jean Racine, Fedra, convidada por Fernanda Montenegro. Trabalharia ainda com importantes diretores do teatro, entre os quais se destacam José Celso Martinez e Gerald Thomas.

Estreou na TV Globo ainda naquele ano, convidada pelo diretor Roberto Talma para participar dos 16 primeiros capítulos da novela Mandala, como a protagonista Jocasta, na fase jovem. A personagem, posteriormente, foi assumida por Vera Fischer. No ano seguinte, protagonizou a minissérie O Primo Basílio, onde interpretou a jovem Luísa, contracenando com Marília Pêra, que viveu a perversa Juliana, e Tony Ramos, no papel de Jorge. Em seguida, participou da novela Que Rei Sou Eu?, de 1989, que reuniu grandes nomes da televisão: Tereza Rachel, como a rainha Valentine; Antônio Abujamra, como o bruxo Ravengar; Marieta Severo, como Madeleine; e Daniel Filho, como Bergeron Bouchet, entre outros.

Dois anos depois, em 1991, fez uma participação especial na telenovela Vamp, no papel de uma vampira roqueira, baixista do conjunto liderado por Natasha, de Cláudia Ohana. Em 1993 foi escalada para interpretar Linda Inês, a protagonista de Fera Ferida. Entre 1995 e 1996, esteve no elenco principal das séries A Comédia da Vida Privada e A Vida Como Ela É..., baseadas, respectivamente, nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo e Nelson Rodrigues. Em 1998, protagonizou a minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos, em que a sua personagem, Florípedes Paiva (Dona Flor), vivia um triângulo amoroso com as personagens de Edson Celulari e Marco Nanini.

Voltou às novelas em uma participação na novela A Padroeira, de 2001. Sua personagem, a vilã Antonieta, chegava à trama, já com uma boa frente de capítulos, para atrapalhar o romance dos personagens de Deborah Secco e Maurício Mattar.

Giulia em 2012.

Após dez anos sem participar de uma novela inteira, integrou o elenco de Mulheres Apaixonadas, na pele da histérica Heloísa, uma mulher obsessiva e muito ciumenta. Sua atuação obteve grande reconhecimento do público, abordando problemas relacionados a laqueadura (feita pela personagem que não queria ter filhos por causa dessa obsessão, o que desgasta ainda mais seu casamento) as crises conjugais, apresentando ao telespectador o grupo de auxílio Mada (Mulheres que Amam Demais Anônimas), criado nos moldes dos Alcoólicos Anônimos.

Em 2005, após dois anos e meio sem fazer novelas, retornou ao vídeo em Bang Bang, onde despontou como a sedutora Vegas Locomotiv, que inicialmente na trama era apenas uma cafetina engraçada e depois viria a tornar-se uma vilã fria e cruel. Participou dos primeiros capítulos de Eterna Magia.

Em 2008, participou de A Favorita, no papel de Diva Palhares, uma mulher que abandona o marido e o filho, para fugir com um outro homem e acaba presa por tráfico internacional de armas. Após cumprir pena, seu único objetivo é ter o perdão da família. Em 2010, participou de Ti Ti Ti como a sofrida socialite Bruna Sampaio, uma mulher bem-casada com Gustavo (Leopoldo Pacheco), dono de uma editora, que muda radicalmente de vida ao descobrir a existência de um câncer.

Em 2012, interpretou a culta jornalista Laura Belize em Amor Eterno Amor. Em 2013, voltou às novelas com uma vilã cômica, a decadente Bárbara Ellen em Sangue Bom.[8][9][10] Em 2014, interpretou a vilã Carlota de Boogie Oogie, novela de Rui Vilhena, que substituiu Meu Pedacinho de Chão às 18h.[11][12]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ao final dos anos 1980, tinha um relacionamento com o músico Tony Bellotto.[13]

Giulia foi casada por dois anos com o jornalista Pedro Bial (1998–2000), pai de seu único filho, Theo, nascido em 1998. Na separação, Gam e Bial lutaram pela guarda da criança, e a atriz ficou com a custódia.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
1987 Mandala Jocasta Silveira (jovem) Episódios: "12–13 de outubro"
1988 O Primo Basílio Luísa
1989 Que Rei Sou Eu? Aline
1991 Vamp Lucia T. Participação
1992 Você Decide Elaine Episódio: "Laços de Família"
1993 Caso Especial Dona Evarista Episódio: "O Alienista"
Lúcia Episódio: "Lucíola"
Lisbela Episódio: "Lisbela e o Prisioneiro"
Retrato de Mulher Leila Episódio: "Era uma Vez"
Procura-se Leonor Santos[14]
Fera Ferida Linda Inês de Souza Maçaranduba da Costa
1994 Terça Nobre Condessa Elise[15] Episódio: "O Homem que Sabia Javanês"
1995 A Comédia da Vida Privada Ana Episódio: "Casados x Solteiros"
Camila Episódio: "Sexo na Cabeça"
1996 Clarinha Episódio: "Como Destruir Seu Casamento"
Daisy Episódio: "Drama"
A Vida como Ela é... Várias personagens
1998 Dona Flor e Seus Dois Maridos Florípedes Paiva (Dona Flor)[16]
1999 Você Decide Episódio: "Numa e Ninfa"
2001 Brava Gente Anália [17] Episódio: "A Moda do Chifre"
A Padroeira Antonieta Miranda
Os Normais Clara Episódio: "Faça o seu Pedido"
2002 Taís Episódio: "Desconfianças Normais"
A Grande Família Jaqueline Episódio: "Os Boçais"
2003 Mulheres Apaixonadas Heloísa Morais
Contos da Meia-Noite Narradora[18] Episódio: "A Cabeça"
2004 Celebridade Ela mesma Episódio: "17 de junho"
A Diarista Nanci Episódio: "Quem vai ficar com Marinete?"
2005 Rogelma Episódio: "É fria, Marinete!"
Bang Bang Vegas Locomotive / Molly Flanders
A História de Rosa Margarida [19] Especial de fim de ano
2007 Eterna Magia Regina Ferreira
2008 A Favorita Diva Palhares / Rosana Costa
2009 Força-Tarefa Cláudia Episódio: "Temporada de Caça"
Aline Sofia Episódio: "Aline no Rio de Janeiro"
2010 Ti Ti Ti Bruna Soares Sampaio
2011 A Grande Família Estela Episódio: "A República do Salto Alto"
Episódio: "A Noite Perfeita"
2012 As Brasileiras Soraya Episódio: "A Fofoqueira de Porto Alegre"
Guerra dos Sexos Gisele Episódios: "27–30 de outubro"
Amor Eterno Amor Laura Belize
2013 Sangue Bom Bárbara Ellen Campana / Conceição da Silva
2014 Boogie Oogie Carlota Veiga Azevedo Fraga
2017 Mister Brau Francis Episódio: "6 de junho"
2021 5X Comédia Aline (voz) Episódio: "Cinderela"
2023 Histórias Quase Verdadeiras [20] Episódio: "Verdades no Ar"

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Nota
1986 Olhar Eletrônico Ela mesma Documentário
Ondas [21] Curta-metragem
1987 Besame Mucho Aninha
O País dos Tenentes Helena
Aurora Curta-metragem
1988 Fogo e Paixão Monalisa[22]
1989 E o Zé Reinaldo, Continua Nadando? Telefonista[23] Curta-metragem
1991 A Grande Arte Gisela Martins
1992 Oswaldianas
1995 O Mandarim Cientista Alemã
Sábado Castings
1997 Miramar Rolah
1998 Policarpo Quaresma, Herói do Brasil Olga
1999 Tiradentes Marília de Dirceu
Outras Estórias Maria Hesita
2002 O Casal dos Olhos Doces [24] Mulher Curta-metragem
O Teatro Segundo Antunes Filho Ela mesma Documentário
2003 O Preço da Paz Baronesa do Serro Azul
Oswaldo Cruz - O Médico do Brasil Emília Fonseca Cruz (Miloca) Curta-metragem
Sexualidades Ela mesma Curta-metragem
2004 A Dona da História Mãe da Carolina
Árido Movie Soledad
2005 Pobres-Diabos no Paraíso [25] Curta-metragem
2006 O Passageiro - Segredos de Adulto Ângela
2008 A Guerra dos Rocha Júlia
2010 Chico Xavier Rita
2011 Assalto ao Banco Central Paula Telma Monteiro
2012 Rua Aperana 52[26] Ela mesma Documentário
2022 Distrito 666[27] Madaleine

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Artista Música
1995 Raimundos "Bê a Bá (canção)"

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1984 Romeu e Julieta Julieta
1984 Macunaíma Heroína
1984 Nelson 2 Rodrigues
1986 Fedra
1990 M.O.R.T.E.
1991 Fim de Jogo
1993 Othello: A Sombra de uma Dúvida
1994 Pentesiléias Princesa Pentesiléia
1998 Cacilda Cacilda Becker
2001–02 As Fenícias Jocasta
2002–05 Os Sete Afluentes do Rio Ota
2005 Dilúvio em Tempos de Seca Ex-Modelo
2008–12 Pedro e o Lobo Narradora
2014 O Terceiro Sinal Voz de Diva
2015–16 Medida por Medida Sra. Bem-passada
2015–16 Macbeth Lady Macbeth
2019 Os Sete Afluentes do Rio Ota Várias personagens

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
1984 Troféu APCA[28] Revelação
Romeu e Julieta
Venceu
Troféu Apetesp[29] Revelação Venceu
Troféu Ziembinski[29] Revelação Venceu
1987 Troféu APCA[30] Melhor Revelação Feminina
Mandala
Venceu
1988 Troféu Imprensa Revelação do Ano Venceu
1992 Prêmio APCA Melhor Atriz em Cinema
A Grande Arte
Venceu
1999 Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro[31] Melhor Atriz Coadjuvante
Policarpo Quaresma, Herói do Brasil
Indicada
2003 Prêmio Qualidade Brasil - RJ[32] Melhor Atriz Coadjuvante
Mulheres Apaixonadas
Venceu
Prêmio Qualidade Brasil - SP[33] Melhor Atriz Coadjuvante Venceu
Melhores do UOL e PopTevê[34] Melhor Atriz Indicada
Prêmio Babado IG[35] Melhor Atriz Venceu
Prêmio TV Press[36] Melhor Atriz Venceu
Melhores do Ano Melhor Atriz Indicada
2004 Troféu Imprensa Melhor Atriz Venceu
Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz Indicada
Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Venceu
2007 Prêmio Contigo! de Cinema Nacional[37] Melhor Atriz Coadjuvante
Árido Movie
Venceu
2008 Prêmio Qualidade Brasil[38] Melhor Atriz Coadjuvante
A Favorita
Indicada
2010 Prêmio Quem de Televisão Melhor Atriz
Ti Ti Ti
Indicada
2011 Cine Ceará[39] Homenagem
Carreira no Cinema
Venceu
2013 Prêmio Extra de Televisão[40] Melhor Atriz
Sangue Bom
Indicada
Prêmio Quem de Televisão[41] Melhor Atriz Indicada
Melhores do Ano Melhor Atriz Coadjuvante Indicada
Melhores do UOL e PopTevê[42] Melhor Atriz Indicada
2014 Prêmio Contigo! de TV[43] Melhor Atriz de Novela Indicada
Prêmio Quem de Televisão[44] Melhor Atriz Coadjuvante
Boogie Oogie
Indicada
Melhores do UOL e PopTevê[45] Melhor Atriz Indicada
Melhor Vilão Indicada
Melhores do Ano Minha Novela[46] Melhor Atriz Coadjuvante Indicada
Melhor Vilã Indicada
2015 Prêmio Contigo! de TV[47] Melhor Atriz Indicada
2016 Prêmio Cenym de Teatro[48] Melhor Atriz
Macbeth
Indicada
Prêmio Aplauso Brasil de Teatro[49] Melhor Elenco (voto popular) Indicada
Melhor Elenco (voto júri) Venceu

Notas

  1. Seu nome completo é apenas Giulia Daysi Gam, segundo alguns sites.[1]

Referências

  1. a b c Patrícia Kogut (9 de fevereiro de 2014). «Dona Ana Daysi-Gam ah mãe de Giulia Gam da uma entrevista na integra». O Globo. Consultado em 3 de junho de 2014. Saber Viver foi o título provisório de "Boogie Oogie". 
  2. «Giulia Gam é dispensada pela Globo após estreia há 30 anos na emissora». tvefamosos.uol.com.br. Consultado em 8 de fevereiro de 2022 
  3. «Giulia Gam – Papo de Cinema». Consultado em 8 de fevereiro de 2022 
  4. a b «Giulia Gam é dispensada pela Globo após estreia há 30 anos na emissora». tvefamosos.uol.com.br. Consultado em 31 de março de 2022 
  5. «Ciúmes, escândalos e obsessão: o que acontece com Heloísa e Sérgio em Mulheres Apaixonadas?». TV História. 30 de agosto de 2020. Consultado em 31 de março de 2022 
  6. «Giulia Gam: 'A Carlota não é uma personagem fácil… ela me violenta bastante'». CLAUDIA. 7 de fevereiro de 2015. Consultado em 31 de março de 2022 
  7. a b Queiroz, Rosane. «De volta para o futuro». Revista Marie Claire. Consultado em 4 de setembro de 2018 
  8. Ghow (26 de abril de 2013). «Giulia Gam e Marisa Orth vão aprontar como as megeras Bárbara Ellen e Damáris!». Fique por dentro - Sangue Bom. Consultado em 2 de junho de 2014 
  9. Rede Globo (20 de março de 2013). «Sangue Bom: conheça personagem de Giulia Gam na nova novela das 7». Rede Globo > sangue bom. Consultado em 3 de junho de 2014 
  10. Rede Globo (9 de abril de 2013). «Sangue Bom: Bárbara Ellen (Giulia Gam) fará tudo por um aplauso; veja». Rede Globo > sangue bom. Consultado em 3 de junho de 2014 
  11. Patrícia Kogut (9 de fevereiro de 2014). «Giulia Gam é cotada para ser a grande vilã de 'Saber viver'». O Globo. Consultado em 3 de junho de 2014. Saber Viver foi o título provisório de "Boogie Oogie". 
  12. Flávia Muniz (2 de agosto de 2014). «Giulia Gam será fria e calculista em 'Boogie Oogie'». O Dia. Consultado em 9 de dezembro de 2014 
  13. Rodrigues, Aponean (18 de outubro de 1989). «O novo LP dos Titãs» (PDF). Jornal do Brasil. Ano Número 193: 2 (Caderno B). Consultado em 29 de julho de 2021 
  14. «Série RTP Portugal: Procura-se com Giulia Gam e direção Suzana Amaral». Icuman. Consultado em 24 de setembro de 2017 
  15. «Folha de S.Paulo - Guel dirige adaptação de conto de Lima Barreto». Folha de S.Paulo. Consultado em 24 de setembro de 2017 
  16. «"Dona Flor e Seus Dois Maridos" volta a ser exibida em especial da TV Globo». UOL. 8 de maio de 2015. Consultado em 16 de junho de 2015 
  17. «No Brava Gente, a moda é ser traído». JC Online Uol. Consultado em 24 de setembro de 2017 
  18. «Contos da Meia-Noite traz Giulia Gam na TV Cultura». Area Vip. Consultado em 24 de setembro de 2017 
  19. «Globo 40 Anos». Memoria Globo. Consultado em 24 de setembro de 2017 
  20. Patrícia Kogut (12 de outubro de 2018). «Giulia Gam, Zezé Polessa e Cristina Mutarelli farão 'Riso de Ariano', filme que vai virar série na Globo». O Globo. Consultado em 12 de outubro de 2018 
  21. «Ondas. Curta-metragem de Ninho Moraes». Porta Curtas. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  22. «Fogo e Paixão». Cinemateca Brasileira. Consultado em 14 de janeiro de 2022 
  23. «E o Zé Reinaldo, Continua Nadando?». Curta Agora. Consultado em 24 de setembro de 2017 
  24. Cinemateca Brasileira O Casal dos Olhos Doces [em linha]
  25. «Pobres-Diabos no Paraíso. Curta-metragem de Fernando Coimbra com Giulia Gam» 🔗. Porta Curtas. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  26. «Rua Aperana 52». Indie Lisboa. Consultado em 12 de agosto de 2020 
  27. Patrícia Kogut (18 de setembro de 2010). «Giulia Gam e Thaila Ayala rodam filme distópico remotamente». O Globo. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  28. «Giulia Gam de volta à cena». Terra. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  29. a b «Montagens históricas». O Globo. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  30. «Vencedores em dramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  31. «4º Prêmio Guarani :: Premiados de 1998». Consultado em 8 de julho de 2021 
  32. «Mulheres Apaixonadas é a grande vencedora do Prêmio Qualidade». Babado IG. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  33. Redação Associação Prêmio Qualidade Brasil (2003). «Prêmio Arte Qualidade Brasil 2003 - Vencedores São Paulo». Associação Prêmio Qualidade Brasil. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  34. «Confira os melhores de um ano marcado pela fartura de novos talentos nas produções de dramaturgia na tevê». Uol. 21 de dezembro de 2003. Consultado em 23 de dezembro de 2022 
  35. «Mulheres Apaixonadas lidera o ranking dos melhores e piores de 2003 do Babado». Babado IG. 2 de janeiro de 2004. Consultado em 22 de dezembro de 2022 
  36. «Tanto o destaque positivo nas novelas quanto o negativo ficaram com a Rede Globo». Tribuna PR. 20 de dezembro de 2003. Consultado em 23 de dezembro de 2022 
  37. «Anterior Confira a lista completa dos indicados ao 2º Prêmio Contigo!». O Globo. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  38. «Categoria Televisão - 2008 - Prêmio Arte Qualidade Brasil». Prêmio Arte Qualidade Brasil. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  39. «Cine Ceará 2011: Atriz Giulia Gam é homenageada». CineClick. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  40. «Prêmio Extra de TV: Giulia Gam concorre na categoria Atriz». Extra. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  41. «Prêmio QUEM 2013: Conheça os finalistas na categoria televisão; Votação encerrada!». Revista Quem. revistaquem.globo.com. 8 de janeiro de 2014 
  42. «Retrospectiva: Vote nos melhores da TV de 2013». Uol. 2 de dezembro de 2013. Consultado em 23 de dezembro de 2022 
  43. «Vote nos melhores da TV: 16° Prêmio Contigo! De TV». Contigo. 22 de dezembro de 2014. Consultado em 3 de fevereiro de 2023 
  44. Prêmio QUEM 2014: Conheça os vencedores na categoria TV
  45. «"Retrospectiva: Vote nos melhores da TV de 2014». Uol. 8 de dezembro de 2014. Consultado em 23 de dezembro de 2022 
  46. «Veja a lista dos vencedores da revista "Minha Novela"». TV - Premiações Artísticas. 22 de janeiro de 2015. Consultado em 20 de novembro de 2022 
  47. «Vela a lista dos finalistas do "Prêmio Contigo de TV"». premiacoes-artisticas. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  48. «Confira a lista completa de indicados ao Prêmio Cenym 2016». Cenyms. Consultado em 5 de agosto de 2017 
  49. «Prêmio Aplauso Brasil 2016 condecora os melhores do teatro nacional». O Barquinho Cultural. 8 de julho de 2016. Consultado em 22 de dezembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Giulia Gam:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata