Ludwika Paleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ludwika Paleta
Nome completo Ludwika Paleta Paciorek
Nascimento 29 de novembro de 1978 (36 anos)
Cracóvia,  Polónia
Nacionalidade México mexicana
Ocupação Atriz e modelo
Cônjuge Plutarco Haza (1998-2008)
Emiliano Salinas (2013-atualmente)[1]
IMDb: (inglês)

Ludwika Paleta (Cracóvia, 29 de novembro de 1978) é uma atriz e modelo mexicana de origem polonesa. Vive no México desde os três anos de idade.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha do violinista Zbigniew Paleta e da artista plástica Barbara Paciorek Paleta, é irmã da atriz Dominika Paleta. Obteve seu primeiro papel aos 10 anos quando sua irmã Dominika a levou para um teste para participar de uma das telenovelas mais memoráveis da América Latina, a telenovela infantil Carrusel, interpretando a esnobe, vilã, egoísta e racista Maria Joaquina Villaseñor.

Três anos mais tarde, foi a protagonista na novela El abuelo y yo, que deu vida a Alejandra, ao lado do já famoso Gael Garcia Bernal. Algum tempo depois ela se afastou das telas, e foi para a Europa estudar e retornou ao trabalho só em 1996, dando nova vida a uma personagem chamada Maria dos Anjos , com apelido de Tita , filha adotiva de Thalia na novela María la del Barrio.

Depois atuou em Huracán, no ano de 1998, com Angélica Rivera e Eduardo Palomo.

Nesse mesmo ano, ela participou da novela Chiquititas e interpletou Zoé, amante do Inspetor Peterlongo, interpretado por Fernando Colunga. Nesse mesmo tempo, ela conheceu Plutarco Haza, por quem se apaixonou, casou e teve um filho chamado Nicholas. Quando seu filho completou um ano de idade, decidiu que já tinha passado um período razoável de tempo afastada das telas, e aceitou o convite para estrelar a novela de Emilio Larrosa, Amigas y rivales. Nesta novela, deu vida a uma garota muito desorientada, alcoólatra e drogada.

Em 2003 participou da novela Niña... amada mía interpretando a personagem de 'Carolina'. No mesmo ano, se aventurou no mundo do cinema, um dos papéis no filme Corazón de melón. Em 2004, atou em Mujer de madera, outra telenovela produzida por Emilio Larrosa. Apesar de ter se casado com Plutarco Haza em 1997, foi no dia 18 dez 2004, que se casou na Igreja. Em 2005, ela participou de um curta-metragem, de Lorena Maza.

Em 2006, na novela Duelo de pasiones ao lado de Sergio Goyri, Erika Buenfil e Pablo Montero com quem dizem ela teve um fugaz romance que ameaçou o seu casamento. Nesse mesmo ano, posa pela primeira vez com pouca roupa para uma revista masculina.

Em 2007 participou da novela Palabra de Mujer, sob a produção de José Alberto Castro e no filme Polvo de ángel ao lado Plutarco Haza e Julio Bracho. Mais tarde no mesmo ano, voltou a trabalhar com o marido em El libro de piedrafitas e Propiedad ajena.

Em agosto de 2008, anunciou a sua ruptura definitiva com Plutarco Haza, após onze anos de casamento. Algumas semanas mais tarde, começou um relacionamento com o ator cubano Alberto Guerra; meses depois ela terminou este relacionamento.[2]

Já em 2009 Ludwika se mudou com seu filho, para protagonizar a telenovela mexicana Los Exitosos Pérez, ambientada na Argentina, um remake da série argentina Los exitosos Pells.

No ano de 2010 participou de duas peças teatrais consideradas grandes êxitos, No se si cortarme las venas o dejarmelas largas e Un Dios Salvaje.

Em 2012 fez uma participação especial na telenovela Abismo de Pasión, atuando com os atores Alejandro Camacho, Sabine Moussier e César Évora. Ainda nesse ano atuou com sua irmã, Dominika Paleta, na peça teatral La Madriguera.[3]

Neste mesmo ano ficou noiva de Emiliano Salinas, filho do ex-presidente mexicano Carlos Salinas, com quem namora há cerca de dois anos.

No dia 23 de abril de 2013 se casou com Emiliano Salinas, a cerimônia foi realizada em Mérida, no México, em uma fazenda onde reuniu cerca de 700 convidados.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1989 Carrusel Maria Joaquina Villa Señor
1992 El abuelo y yo Alejandra del Junco
1995 María la del Barrio María de los Ángeles "Tita" de la Vega Hernández
1998 Huracán Norma Vargas Lugo
2001 Amigas y rivales Helena de la O
2003 Niña... amada mía Carolina Soriano
2004 Mujer de madera Aída Santibañez Villalpando
2006 Duelo de pasiones Alina Montellano
2007 Palabra de Mujer Paulina Álvarez y Junco
2009 Los Exitosos Pérez Soledad Duarte de Pérez
2009 Alma Indomable Valerie Leónidas
2012 Abismo de Pasión Estefanía Bouvier de Castañón
2013 La Tempestad Flor Saldaña Fernandez
2015 Dejame Soñar Mariana Ferrer

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2003 Corazón de melón Fernanda Montenegro
2003 Naturaleza muerta Ximena
2007 Desafio
2007 Polvo de Angel Bella
2007 Propiedad Ajena Miranda Samano
2008 El libro de piedra Mariana
2010 Megamind Roxanna Ritchie - Voz

Referências

  1. Tv Notas. Ludwika se casa com Emiliano Salinas (em espanhol). Visitado em ABRIL de 2013.
  2. Esmas.com. Tudo sobre a carreira de Ludwika Paleta (em espanhol). Visitado em setembro de 2010.
  3. El Universal. Ludwika e sua irmã atuam em peça teatral (em espanhol). Visitado em maio de 2012.
Ouça o artigo (info)
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 15 de janeiro de 2013 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda com áudio).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]