Santana (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santana
A banda em 1971
Informação geral
Origem São Francisco, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) Chicano rock, latin rock, jazz fusion, blues rock, rock psicodélico, funk rock, hard rock
Período em atividade 1967 - presente
Gravadora(s) Sony Music, Columbia, Polydor, Arista, Starfaith
Página oficial santana.com

Santana é uma banda americana, formada um número variável de músicos que acompanham o guitarrista e compositor mexicano Carlos Santana desde o fim da década de 1960. Como o próprio Santana, a banda é conhecida por ter ajudado a difundir o latin rock por todo o mundo.

A banda foi formada em 1967 em San Francisco. A primeira formação consistia do próprio Santana na guitarra solo, Tom Fraser na guitarra base, Mike Carabello na percussão, Rod Harper na bateria e percussão, Gus Rodriguez no baixo e Gregg Rolie nos vocais e teclados. Nos anos seguintes os membros do grupo foram trocados com frequência, por diversos motivos, e de 1971 a 1972 chegou a ocorrer um breve rompimento entre o grupo e Carlos Santana.[1]

O próprio Santana raramente canta suas canções, apesar de ser o líder da banda; os sucessos mais recentes frequentemente são cantados por um convidado, e não por algum membro da banda.

Em 1998 o grupo foi aceito no Rock & Roll Hall of Fame, com Carlos Santana, Jose Chepito Areas, David Brown, Mike Carabello, Gregg Rolie e Michael Shrieve recebendo a honra.

Discografia[editar | editar código-fonte]

EPs

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pete Prown, Harvey P. Newquist, Jon F. Eiche. Legends of rock guitar (em Inglês).


Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.