Simon & Garfunkel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Simon & Garfunkel
Informação geral
Origem Forest Hills, Queens, Nova York
País  Estados Unidos
Gênero(s) Folk rock, world music, soft rock, folk music
Período em atividade 1957–1970, 1981–1983, 2003–2004, 2009
Gravadora(s) Columbia Records
Página oficial simonandgarfunkel.com
Ex-integrantes Paul Simon
Art Garfunkel

Simon & Garfunkel foi uma dupla norte-americana de folk composta pelos cantores e compositores Paul Simon e Art Garfunkel. Eles formaram o grupo Tom & Jerry em 1957 e emplacaram seu primeiro sucesso com o single "Hey, Schoolgirl". A dupla alçou fama em 1965 como Simon & Garfunkel na esteira do sucesso de "The Sound of Silence".

Eles são mais conhecidos por suas harmonias vocais, e estão entre os artistas mais populares da década de 1960. Seus maiores sucessos – entre eles "The Sound of Silence" (1964), "I Am a Rock" (1965), "Homeward Bound" (1965), "Scarborough Fair/Canticle" (1966), "A Hazy Shade of Winter" (1966), "Mrs. Robinson" (1968), "Bridge over Troubled Water" (1969), "The Boxer" (1969) e "Cecilia" (1969) – alcançaram a primeira colocação em diversas paradas musicais. A dupla foi premiada com vários Grammys, e foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll em 1990, e no Hall da Fama da Música de Long Island em 2007.[1]

Seu relacionamento por vezes conturbado fez com que seu último álbum, Bridge Over Troubled Water, fosse adiado várias vezes devido a desentendimentos artísticos, o que acabou resultando na separação da dupla em 1970. Este foi seu álbum de maior sucesso, alcançando o primeiro lugar de vendas em diversos países, incluindo os Estados Unidos, e recebendo a certificação de platina óctupla da Recording Industry Association of America. Desde então eles têm se reunido esporadicamente, a ocasião mais famosa sendo para um concerto no Central Park que atraiu mais de 500,000 pessoas, fazendo deste o sétimo evento musical mais assistido na história da música.

Sound of Silence[editar | editar código-fonte]

Aproveitando a onda folk da época, lançaram pela gravadora Columbia um álbum acústico em 1964, que não teve repercussão. Reunia canções folk tradicionais como "Pretty Peggie-O", espirituais como "Go tell in the Mountain" e canções de Simon, como a conhecida "The Sound of Silence", já com as belas e características harmonias vocais da dupla. Como venderam muito pouco, Paul Simon foi tentar a sorte no circuito folk inglês e ao retornar à América em 1965, encontrou "The Sound of Silence", lançada em single, com acompanhamento de baixo, guitarra e bateria, agora conhecida no circuito musical.[2] A gravadora acrescentara estes instrumentos à gravação acústica de 1964 e transformou-o num clássico do folk-rock.

Reencontrando-se com Garfunkel, Paul Simon entrou rapidamente em estúdio para gravar um novo álbum, desta vez com instrumentos elétricos e devidamente chamado The Sound of Silence. Aproveitaram canções que Paul Simon vinha compondo de longa data e chegaram ao sucesso. Entre seus hits históricos estão: "I Am A Rock", "Richard Cory", "America", "The boxer", "Cecilia", entre outras. Contribuíram com diversas canções para a trilha sonora do filme A Primeira Noite de um Homem (The Graduate), em 1968, em especial "Mrs.Robinson", que representou o auge do sucesso da dupla.

Separação[editar | editar código-fonte]

Ao mesmo tempo, a relação de Simon & Garfunkel começou a desgastar-se. Seu último álbum, Bridge Over Troubled Water, de 1970, foi marcado por desavenças devido a diferenças artísticas entre ambos. A canção título foi um sucesso espetacular e a separação logo em seguida lamentada pelos fãs. Contudo, em meados dos anos de 1970, reataram a amizade e chegaram a colaborar mutuamente em músicas solo de cada um. Em 1981 reencontraram-se para um mega-concerto no Central Park[2] de Nova York que foi assistido por cerca de 500.000 pessoas, rendendo um álbum duplo ao vivo.[3]

A volta[editar | editar código-fonte]

Segundo a Rádio britânica BBC de Nova York, depois de um show que aconteceu em 13 de fevereiro de 2009 o cantor Garfunkel disse que está planejando uma turnê junto com Simon.

A entrevista aconteceu logo após uma apresentação no Beacon Theatre, onde Simon fez uma entrada surpresa durante a apresentação, a dupla não se reunia desde 2004, cantaram juntos sucessos como: "The Sound of Silence", "The Boxer" e "Old Friends".

Alma artística de Nova York[editar | editar código-fonte]

Em Nova York, os fãs antigos da dupla dizem que eles estão para a cidade como Os Beatles estão para Liverpool e Tom Jobim para o Rio de Janeiro. Simon e Garfunkel são filhos da classe média judaica do Brooklyn, norte-americanos de terceira geração.

Suas canções remetem frequentemente a referências novaiorquinas, como a Ponte da Rua 59 ("Feeling Groove, The 59th Street Bridge", as tortas deliciosas de Mrs Wagner ("America"), a Estátua da Liberdade ("American Tune"), a vida de um batalhador urbano em "The Boxer" e o cebolão rodoviário que interliga NY-New Jersey, em "America".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

  • 1972 Simon and Garfunkel's Greatest Hits
  • 1981 Collected Works
  • 1981 The Simon and Garfunkel Collection
  • 1991 20 Greatest Hits
  • 1992 The Definitive Simon & Garfunkel
  • 1997 Old Friends
  • 1999 The Best of Simon and Garfunkel
  • 2000 Two Can Dream Alone
  • 2000 Tales from New York: The Very Best of Simon & Garfunkel
  • 2002 Tom & Jerry
  • 2002 The Collection
  • 2003 The Essential
  • 2003 Before the Fame
  • 2006 Paul Simon & Art Garfunkel
  • 2008 America: The Simon and Garfunkel Collection

Trilha-sonora[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Simon & Garfunkel". The Rock and Roll Hall of Fame. 1990.
  2. a b Simon and Garfunkel to Tour. Rolling Stone. Página visitada em 18 de abril de 2012.
  3. Richie Unterberger. Simon & Garfunkel - Allmusic. allmusic. Página visitada em 18 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Simon & Garfunkel
Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.