Earth, Wind & Fire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Earth, Wind & Fire
Earth wind and fire.jpg
Informação geral
Origem Chicago, Illinois[1]
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B,[1] disco,[1] soul[1] , funk[1]
Período em atividade 1969[1] - atualmente
Gravadora(s) Warner Bros Records Columbia, Sanctuary
Página oficial www.earthwindandfire.com
Integrantes Maurice White
Verdine White
Ralph Johnson
Philip Bailey
John Paris
B. David Whitworth
Greg"G-Mo" Moore
Morris O' Connor
Gary Bias
BobbyBurns Jr.
Krystal Bailey
Kim Johnson
Reggie Young

O Earth, Wind & Fire é uma banda renomada dos Estados Unidos fundada em 1969 por Maurice White, a banda domina diferentes estilos musicais como Funk, R&B, Disco Music e Soul.

Início[editar | editar código-fonte]

A história do Earth, Wind & Fire começa em Memphis, em 1941, onde nasce Maurice White, fundador da banda. Em plena adolescência, ele e a família se mudam para Chicago, onde Maurice começa a trabalhar como baterista da gravadora Chess Records. Em 1967, passa a integrar o Ramsey Lewis Trio por pouco tempo, pois em 1969 ele se junta a mais dois amigos, Wade Flemons e Don Whitehead, e conseguem assinar contrato com a gravadora Capitol Records, sob o nome de "Salty Peppers". Porém Maurice achou que o nome da banda não caía tão bem, então resolveu mudar o nome de "Salty Peppers" para "Earth, Wind & Fire", nome baseado no signo de Sagitário (signo de Maurice). Na astrologia, o signo de sagitário tem como elemento de regência natural o fogo e regências sazonais em terra e vento. Ainda em 1969, entram na banda o vocalista Sherry Scott e o percussionista Phillard Williams e, em 1970, o irmão mais novo de Maurice, Verdine, entra como baixista, tendo Michael Beale na guitarra, Chester Washington na bateria, Leslie Drayton no trompete e Alex Thomas como trombonista, - que inicialmente era o arranjador da banda - e Flemons nos vibes, piano elétrico e vocais. Já em estúdio, em 1970 lançam o primeiro auto-intitulado disco da carreira e, em 1971, o álbum The Need Is Love, que trazia o single "I Think About Lovin' You".

Após o lançamento de The Need Is Love, a banda se desmanchou, ficando apenas os irmãos White e, imediatamente após a saída dos músicos, Maurice e Verdine começaram a trabalhar numa nova formação. O primeiro membro a entrar na banda foi Jessica Cleaves nos vocais, Ronnie Laws no saxofone, Roland Bautista na guitarra, Larry Dunn nos teclados, Ralph Johnson na percussão e Philip Bailey nos vocais e percussão.

Com uma nova formação e uma nova gravadora, a Columbia CBS, lançam o disco Last Days and Time, que trazia canções como "Where Have All The Flowers", "Make It With You" e a canção Power, onde Maurice introduz pela primeira vez na banda a Kalimba (instrumento musical africano), que é marca registrada do grupo até hoje. Em 1973 sai o álbum Head To The Sky, que rendeu os dois primeiros sucessos, "Evil", co-escrito por Maurice e Philip, e a faixa título "Keep Your Head To The Sky", ambos ficando entre as 30 melhores R&B. No ano seguinte, o álbum "Open Our Eyes" trazia canções como "Mighty Mighty", que ficou entre as 30 primeiras na parada pop americana, e "Devotion", que continha uma mensagem espiritual muito profunda.

O Grande Sucesso[editar | editar código-fonte]

O sucesso internacional só veio em 1975, com a trilha sonora de That's The Way Of The World. Apesar do filme não ter feito grande sucesso, a trilha sonora feita inteiramente pelo Earth Wind & Fire foi um sucesso com canções como "Shining Star", "That's The Way Of The World", "Africano" e "Reasons" que deram ao grupo o Grammy de melhor álbum de funk. No mesmo ano, sai o disco Gratitude, que trazia canções como "Can't Hide Love" e "Sing A Song"; e o Earth, Wind & Fire recebe o disco de platina. Em paralelo à banda, Maurice criou a Kalimba Productions que passou a produzir todos os discos da banda e de artistas como Deniece Williams, Barbra Streisand, e bandas como The Emotions.

Em 1976, sai o álbum Spirit que trouxe canções como "Getaway", "Imagination" e "Saturday Night", foi a partir de Spirit que a banda passou a trabalhar mais as performances ao vivo com lasers, efeitos de luz, violinistas, pirâmides voadoras e roupas coloridas e divertidas que acabaram por se tornar marca registrada da banda.

Em 1977, outro grande sucesso, o álbum All'n'All que trouxe inesquecíveis músicas como "Jupiter", "Be Ever Wonderfull", "Love's Holiday", "I'll Write A Song For You" e "Fantasy", nesta mesma época o Earth Wind & Fire introduziu em suas performances uma mega pirâmide que engolia a banda como num truque de mágica. 1978 foi um ano especial para a banda, pois lançaram o álbum The Best Of EW&F Vol I, que trouxe os grandes sucessos e três inéditas, "Love Music", "Got To Get You Into My Life" (música tema do filme Sgt.Pepper's Lonely Heart's Club Band) e o efêmero sucesso da disco music, "September" (produzida para uma campanha da Unicef), em 1979 outro mega sucesso, o álbum I Am, no auge da era disco o álbum trouxe canções como "In The Stone", "Let Your Feelings Show", "After The Love Has Gone" e "Boogie Wonderland".

A banda entra na década de 80 a toda força com o álbum duplo Faces, em 1981 lançam o álbum Raise!, que levou o disco duplo de platina e trouxe músicas como "My Love", "Wanna Be With You" e "Let's Groove", e em 1983 o álbum Powerlight de grande sucesso, entre 83 e 86 a banda dá uma pisada no freio e uma relaxada rápida, pois em 1987 lançam o single System of Survival que atinge o primeiro lugar na Billboard e "Thinking Of You" que integram o disco Touch The World do mesmo ano, em 1988 sai o álbum The Best Of EW&F VOL II.

Anos 90 e Atualidade[editar | editar código-fonte]

Em 30 de julho de 1993, o saxofonista Don Myrick foi baleado fatalmente pelo Departamento de Polícia de Los Angeles em um caso de erro policial. Cinco anos mais tarde, Maurice White anunciou que ele foi diagnosticado com a Doença de Parkinson. Em 13 de outubro de 1993, o ex-Earth, Wind & Fire, membro de 1970-1972, Wade Flemmons morreu em Battle Creek, Michigan. Em 15 de setembro de 1995, Earth, Wind & Fire foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Mesmo sem fazer turnês devido ao problema de saúde de Maurice, ele continua gravando e produzindo a banda, In The Name Of Love foi lançado em 1997, pela Pyramid Records. Em 2000, a banda foi incluída no Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll, em 2003 foram incluídos no Hollywood's RockWalk e Maurice e Philip no Hall da Fama dos vocalistas. Em 2002 lançam o álbum Live In Rio, gravado em 1980 no ginásio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro, em 2003 colocam no mercado o álbum The Promise que faz grande sucesso e traz a música All In The Way", que entra para a lista de clássicos da banda. Em 2004, a banda lança o disco Illumination que foi indicado ao Grammy na categoria R&B e indicada ao Soul Train Music Award. Nos últimos dois anos, a banda vem realizando shows com a banda Chicago. Em 11 de Dezembro de 2007, a banda realizou um show no prêmio Nobel da Paz em Oslo, Noruega; junto com outros artistas e foi transmitido ao vivo para mais de 100 países, incluindo o Brasil. Em toda a carreira o Earth, Wind & Fire vendeu mais de 80 milhões de discos, ganhou 40 Music American Awards, 7 Grammys, além de 22 indicações ao mesmo prêmio. As canções September" e Boogie Wonderland" integram a Trilha Sonora do filme francês "Intouchables" produzido em 2011 por Olivier Nakache e Éric Toledano, o mais rentável filme francês da história, estrelado por François Cluzet e Omar Sy.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

Referências

  1. a b c d e f Biography - Earth, Wind & Fire (em inglês). allmusic. Página visitada em 21 de Março de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]