Cab Calloway

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Agosto de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cab Calloway
Cab Calloway Gottlieb.jpg
Cab Calloway em 1947.
Informação geral
Nome completo Cabell Calloway III
Nascimento 25 de Dezembro de 1907 Rochester, Nova York
País  Estados Unidos
Data de morte <18 de novembro de 1994 (86 anos) Hockessin, Delaware
Gênero(s) Jazz, blues
Instrumento(s) Vocal
Página oficial http://www.cabcalloway.com/
Minnie the Moocher (1932)

Cabell "Cab" Calloway III (25 de Dezembro de 1907 - 18 de Novembro de 1994) foi um famoso cantor norte-americano de jazz e líder de banda.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em uma família de classe média em Rochester, Nova York, no natal de 1907. Em 1931, gravou a famosa "Minnie the Moocher" (que mais tarde apareceria no famoso desenho da Betty Boop, assim como as músicas "St James Infirmary Blues" e "The Old Man of the Mountain", ambas cantadas por Cab).

Calloway tinha um estilo enérgico de cantar e liderou uma das mais famosas big bands dos Estados Unidos, no começo de 1930 até o final de 1940. A orquestra de Calloway contava com instrumentistas que incluia os trompetistas Dizzy Gillespie e Adolphus "Doc" Cheatham, saxofonista Ben Webster e Leon "Chu" Berry, o violonista de Nova Orleães, Danny Baker, e baixista Milt Hilton.

Gravou inúmeros filmes, onde se mostrava um ótimo ator e cantor, como também um excelente dançarino, misturando elementos de sapateado com passos que remetiam à dança de rua popularizada somente nos anos 70.

Cab Calloway continuou a atuar até sua morte em 1994, com 86 anos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.