Art Blakey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Art Blakey
Art Blakey08.JPG
Art Bakley em concerto, 1985
Informação geral
Nome completo Arthur Blakey
Também conhecido(a) como Abdullah Ibn Buhaina
Nascimento 11 de Outubro de 1919 Pittsburgh, Pensilvânia
País  Estados Unidos
Data de morte 16 de outubro de 1990 (71 anos)
Gênero(s) Bebop
Jazz
Instrumento(s) bateria, percussão
Período em atividade anos 40 a anos 90
Afiliação(ões) Art Blakey & the Jazz Messengers
Art Blakey Quartet
Art Blakey Quintet
Art Blakey & the Afrocuban Boys
Página oficial http://www.artblakey.com/

Arthur (Art) Blakey (Pittsburgh, Pensilvânia 11 de Outubro de 191916 de Outubro de 1990). Também conhecido como Abdullah Ibn Buhaina, foi um baterista e líder de banda americano. Junto com Kenny Clarke e Max Roach, foi um dos inventores do estilo bebop na bateria. É conhecido como um músico enérgico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Art Blakey é o filho adotivo de um homem religioso, pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, o que o influenciou bastante para aprender a tocar. Começou aprendendo na Igreja a tocar piano, mas quando o dono do clube onde Art tocava mandou ele sair do piano e ir tocar a bateria sua carreira no piano acabou de forma drástica. Art foi usurpado pelo exímio pianista Erroll Garner, porém, essa aparente derrota se tornou uma virada do destino que possibilitou a Art se tornar um dos mais memoráveis bateristas da história.

Na juventude, Art Blakey se tornou pupilo do lendário baterista Chick Webb, o que serviu de grande aprendizado para Art.

Em 1937, Art voltou para Pittsburgh, sua cidade natal, e formou sua própria banda junto com a pianista Mary Lou Williams. Com sua banda, Art tornou-se conhecido. Em 1939, começou uma turnê de três anos junto com Fletcher Henderson. Passou alguns anos em turnê, ao lado de vários artistas famosos como Charlie Parker e Sarah Vaughan. Em 1948, Art Blakey visitou a Africa, onde aprendeu a tocar bateria polirrítmica e onde se converteu ao Islamismo, adotando o nome Abdullah Ibn Buhaina.

Em 1954 Art gravou um concerto ao vivo na casa de show Birdland

Art fez incessantes turnês ao longo dos anos, com sua banda, a Jazz Messengers, Art tocou no Jazz Messengers até sua morte em 1990.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.