The Four Tops

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Four Tops
The Four Tops no concerto de New Rochelle (N.Y.) High School circa 1967
Informação geral
Também conhecido(a) como Four Tops, The Four Aims, The Tops
Origem Detroit, Michigan
País  Estados Unidos
Gênero(s) Doo-wop - R&B - Pop- Soul - Disco
Período em atividade 1954 - presente
Gravadora(s) Red Top
Riverside Records
Columbia
Motown
ABC
Casablanca
Arista
Integrantes Abdul "Duke" Fakir
Roquel Payton
Theo Peoples
Ronnie McNeir
Ex-integrantes Levi Stubbs
Renaldo "Obie" Benson
Lawrence Payton

Formado em 1954 por Levi Stubbs, Lawrence Payton, Renaldo Benson e Abdul "Duke" Fakir nascidos e criados em Detroit, Michigan, Estados Unidos, "The Four Tops" foi o único grupo da época de ouro da gravadora Motown a permanecer na ativa e com sucesso. É o único quarteto vocal a permanecer unido com a mesma formação por 40 anos. The Four Tops foi uma das poucas Bandas americanas a ficar em 1.ºlugar nas paradas nos anos 60, por causa do grande sucesso da banda inglesa The Beatles.

História[editar | editar código-fonte]

Stubbs nasceu em 1936 em Detroit e estudou no Pershing High School, onde ele começou a cantar com Fakir. Eles conheceram Payton e Benson quando cantavam na festa de aniversário de um amigo em comum, e então decidiram formar o grupo. Os Four Tops começaram a cantar juntos em 1953 sob o nome de Four Aims e assinaram um contrato com a Chess Records. Mais tarde, mudaram o nome para Four Tops para evitarem ser confundidos com os Ames Brothers.

Também gravaram para outros selos, como Red Top, Riverside e Columbia Records e fizeram turnês tocando em clubes noturnos.

Hits[editar | editar código-fonte]

Os Four Tops foram contratados pela Motown Records em 1963 e produziram 20 hits que chegaram ao Top 40 da Billboard ao longo de 10 anos, marcando a história da música ao lado de outros artistas na Motown de Berry Gordy. Seu primeiro single foi "Baby, I Need Your Loving" (1964), que iniciou uma série de grandes hits compostos pelo time de Brian Holland, Lamond Dozier e Eddie Holland até 1967.

Entre 1964 e 1967 eles tiveram seus maiores hits, com o apoio do time de compositors e produtores formado por Brian Holland, Lamont Dozier e Eddie Holland. Tanto “I can’t help myself” (1965) quanto “Reach out” (1966) chegaram ao primeiro lugar das paradas.

Outros sucessos incluem “Shake Me, Wake Me" (1966), "Bernadette" e "Standing in the Shadows of Love" (ambos de 1967),"I Can't Help Myself" (1965), "It's The Same Old Song" (1965),"Standing in the Shadows of Love" (1966), "Bernadette" (1967), e aquele que talvez seja seu maior sucesso: "Reach Out I'll Be There" (1966).

Eles continuaram realizando turnês durante as décadas seguintes, e em 1988 voltaram às paradas com “Indestructible”, pela Arista Records. Em 1986, Stubbs dublou a voz de Audrey II, a planta devoradora de gente do filme “Pequena Loja de Horrores”.

Em 1982, o álbum "One More Mountain" marcou o vigésimo oitavo aniversário do grupo.

Hall of Fame[editar | editar código-fonte]

O grupo entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 1990, e tem uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood. “Eles são quatro das maiores pessoas que eu já conheci. Eles já eram profissionais mesmo antes de entrarem para a Motown”, disse o presidente do selo, Berry Gordy, quando a estrela do grupo foi inaugurada na Calçada da Fama.

Mortes[editar | editar código-fonte]

O primeiro óbito dos Four Tops foi em 1997, com a morte Lawrence Payton devido a um câncer no fígado. Renaldo “Obie” Benson morreu devido a um câncer de pulmão em 2005 e Levi Stubbs morreu em 17/10/08.Só um membro da formação original dos Four Tops permanece vivo: Abdul “Duke” Fakir.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.