Baixista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Baixista ou contrabaixista é um músico que toca os instrumentos musicais conhecidos como baixo e contrabaixo, tanto em suas versões acústicas quanto elétricas.

Até a década de 1960, apenas os gêneros eruditos utilizam-se deste instrumentista, a maioria dos profissionais contrabaixista encontravam-se apenas em orquestras e tocando o baixo acústico, após a invenção do modelo elétrico, tornou-se acessível a qualquer banda, e outros gêneros como rock, jazz, rhythm and blues e reggae incorporaram estes músicos em seu quadro, atualmente, quase todos gêneros possuem o baixista.

O baixo define a harmonia da música de modo simultâneo, indicando o pulso ritmico. Embora os baixistas não toquem frequentemente acordes (notas de 2 ou mais cordas ao mesmo tempo pressionadas) são usados em alguns estilos, como o jazz, o death metal e o rock progressivo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.