Decca Records

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Decca Records
Parentesco Universal Music Group
Fundação 1929
Fundador(es) Edward Lewis
Distribuidor(es) Decca Music Group (nos Estado Unidos e Reino Unido)
País de origem Reino Unido
Página oficial Decca Records

Decca Records é uma gravadora inglesa, com destaque principalmente no jazz e na música clássica, sendo responsável pela contratação de artistas como Luciano Pavarotti, Joan Sutherland, Renata Tebaldi, Renée Fleming, Cecilia Bartoli, Juan Diego Flórez, Andrea Bocelli e Sir Georg Solti. Posteriormente, foi comprada pelo selo Universal e agora faz parte do mesmo grupo a que pertence a também tradicional Deutsche Grammophon.

Foi a Decca que negou aos Beatles uma chance de gravar, quando estes apresentaram algumas canções para testes, no início da carreira da banda. Posteriormente, as gravações do malfadado teste do quarteto inglês (num total de 15 músicas) no selo, conhecido como Decca Tapes, tornaria-se um bootleg bastante difundido entre fãs do conjunto. Por outro lado, a Decca foi a primeira gravadora dos Rolling Stones, tendo lançado todos os discos da banda entre 1963 e 1970, incluindo o clássico "Satisfaction", de Mick Jagger e Keith Richards, foi lançado pela Decca.

A Decca foi responsável por várias gravações clássicas da discografia operística, tais como:

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.