Cabo Cod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Baía de Cape Cod

Cabo Cod (em inglês Cape Cod ou The Cape) é uma península que forma a Baía de Cape Cod, localizada no extremo leste do estado de Massachusetts. É um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos durante os meses de verão, por causa de suas praias, o que aumenta significativamente sua população de 230 mil habitantes para um número flutuante superior a meio milhão neste período.

Antes ligada ao continente, o canal de Cape Cod, aberto em 1914, transformou a área numa verdadeira ilha ligada ao território continental de Massachusetts por três modernas pontes, duas delas abertas ao trânsito de veículos comuns, a ponte de Sagamore e a ponte de Bourne, a outra destinada ao transporte por via férrea. A ponte de Sagamore conecta a Rodovia 3 Sul, que vem de Boston, à Rodovia 6, conhecida como Mid-Cape Highway, que vai até Provincetown no extremo norte do Cabo Cod.

História[editar | editar código-fonte]

Em 11 de novembro de 1620, o navio Mayflower, que trouxe os "primeiros peregrinos", grupo formado por separatistas religiosos europeus, aportou em Provincetown, na extremidade norte do Cabo Cod. Não encontrando água potável suficiente, por se tratar de uma região basicamente plana e com solo arenoso, para que ali pudesse ser instalado um acampamento, o grupo seguiu em direção oeste cruzando o que hoje é conhecida como Baía do Cape Cod até o continente. Lá fundaram a colônia de Plymouth (ou Plimoth), considerada o berço da colonização européia nos Estados Unidos.

Algumas cidades do Cabo Cod, como Barnstable, Falmouth, Yarmouth, Harwich, receberam nomes de cidades da Inglaterra. Os ingleses, talvez para diminuir o sentimento de perda e de alguma forma manter uma ligação com suas origens, deram nomes a várias cidades da América do Norte.

Ao sul, próximas de Cape Cod, ficam as ilhas de Martha's Vineyard e Nantucket. Martha´s Vineyards esteve em destaque há alguns anos por ser o local onde o ex-presidente americano Bill Clinton passava suas férias de verão. Nantucket, que no idioma indígena local, o Wampanoag, quer dizer "a ilha que fica distante", foi um grande centro da indústria baleeira nos séculos XVIII e XIX. Esta atividade, que gerou naquela época um grande fluxo de dinheiro na ilha, inspirou escritores como Nathaniel Philbrick - No Coração do Mar – e, talvez, o mais famoso Herman Melville, que escreveu Moby Dick.

Outro fa(c)to interessante, que marcou a história de Cape Cod, foi a construção da estação experimental para rádio transmissão de Guglielmo Marconi em Wellfleet. Foi desta estação que a primeira mensagem transatlântica de rádio, em 18 de janeiro de 1903, originada nos Estados Unidos, foi enviada do presidente Theodore Roosevelt para o rei Eduardo VII do Reino Unido. Esta estação foi também uma das primeiras a receber os sinais de socorro do navio Titanic.

A península de Cape Cod também é conhecido por ser o local onde a família Kennedy tem sua casa de verão, localizada em Hyannisport.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.