Estádio de Wembley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estádio de Wembley
Wembley Stadium interior.jpg
interior do Wembley.
Nomes
Nome Wembley Stadium
Apelido "Wembley", "The Venue of Legends"
Características
Local Wembley, Grande Londres, Inglaterra
 Reino Unido
Gramado Grama natural
Capacidade 90 000
Construção
Data 2003-2007
Custo 798 milhões de libras esterlinas
Inauguração
Data Março de 2007
Partida inaugural Partida Privada
Outras informações
Competições Copa da Inglaterra
Football League
Proprietário FA
Arquiteto Norman Foster
Populous
Mandante Inglaterra Seleção Inglesa

O Estádio de Wembley (em inglês: Wembley Stadium) é o estádio nacional da Inglaterra, localizado no subúrbio londrino de Wembley Park. Com capacidade para abrigar 90 000 espectadores, é o maior estádio do Reino Unido e 2º maior estádio da Europa, sendo ultrapassado somente pelo Camp Nou, em Barcelona. É administrado pela Football Association, a entidade máxima do futebol inglês.

Projetado pela parceria HOK Sport-Foster and Partners, foi construído entre 2003 e 2007 no local do antigo Estádio de Wembley, do qual herdou o nome e notoriedade. Sua construção teve como objetivo abrigar maior público em competições de futebol, rúgbi e atletismo, bem como acolher espetáculos musicais. A primeira etapa da construção foi o fechamento do antigo estádio em 2000, sendo seguida pela demolição do mesmo em 2002 (com atraso de meses no cronograma oficial). Originalmente, esperava-se que o Novo Wembley fosse inaugurado a tempo da final da Copa da Inglaterra de 2005-2006, mas devido aos atritos entre as construtoras, foi concluído em em março de 2007 ainda em tempo de sediar a final daquele ano. Por seu perfil sustentável e moderno e infraestrutura funcional, Wembley é classificado como estádio 4 estrelas da UEFA, podendo sua capacidade ser estendida para 105 000 espectadores.

O estádio de Wembley abrigou a final da Liga dos Campeões da UEFA em 2011 e em 2013. A primeira atuação musical que lotou por completo o estádio foi da cantora Tina Turner com recorde de bilheteria até hoje, outros shows de grande publico foram da banda Queen ,Bon Jovi e Muse em 2007. A terceira banda citada possui um dvd deste concerto. Hospedou parte dos jogos do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.[1]

Recordes[editar | editar código-fonte]

O estádio possui 2 618 banheiros, mais do que em qualquer outro estádio do mundo.[2]

Foram utilizados mais de 56 quilômetros de fios elétricos na construção, 2300 mil metros cúbicos de concreto e 23 mil toneladas de aço.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. London2012
  2. "Doors finally open at new Wembley", BBC News, 2007-03-17. Página visitada em 2007-03-19.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]