Estádio Olímpico de White City

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Estádio Olímpico de White City foi o primeiro estádio construído com o propósito exclusivo de sediar os Jogos Olímpicos. Erguido em dez meses onde antes era um fazenda na área de White City, em Londres, Inglaterra, o estádio foi inaugurado em abril de 1908 por Sua Majestade o Rei Eduardo VII e serviu de palco para as principais competições dos Jogos Olímpicos de 1908[1] .

Com capacidade para 68 mil espectadores sentados e uma capacidade total de 110 mil com a instalação de arquibancadas móveis extras, o estádio foi palco tanto do atletismo quanto de provas como arco e flecha e ginástica durante os Jogos.

Visão panorâmica do estádio de White City durante a realização dos Jogos Olímpicos de 1908.

Com o correr dos anos, ele foi sendo usado para diversas outras atividades como futebol, rugbi, corrida de cachorros e de velocidade. Demolido em 1985 para a construção do novo complexo de prédios da BBC, a televisão estatal britânica, o local onde se localizava a linha de chegada na pista de atletismo ainda existe demarcado e conservado como relíquia - ali aconteceu a mais dramática chegada da maratona na história dos Jogos [1] e é a distância exata de 42,195m desde a linha de partida, marcando pela primeira vez esta distância para a maratona - numa praça existente hoje no local.

Referências