Fazenda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Fazenda em São Paulo, Brasil.

Uma fazenda (português brasileiro) ou quinta (português europeu) ou machamba (português moçambicano), é um imóvel ou terreno básico para a prática da agricultura e da pecuária. Fazenda e herdade são também termos comuns para este tipo de terrenos.

A propriedade geralmente inclui diversas estruturas, com o objetivo primário de produção e gerenciamento de alimentos, como também de gado (veja também rancho). Fazendas podem ser dirigidas por simples indivíduos, famílias, ou comunidades, ou por corporações e companhias. Uma fazenda pode ser de uma fração de hectare até milhares de hectares.

Tipos de fazendas[editar | editar código-fonte]

As produções de frutas e castanhas são chamadas de pomar; vinhedos produzem uvas. O estábulo é usado para operações que envolvem equinos e outros animais como também gado. O termo fazenda pode ainda ser aplicado a fazendas de aquacultura, para produção de peixes visando o mercado alimentício ou ornamentário. Eventualmente o termo fazenda pode ainda ser usado para terrenos de produção florestal, que visam a produção de árvores para madeireiras, reflorestamento ou uso decorativo. Uma plantação geralmente utiliza grande espaço de terra em que algodão, tabaco, café e cana de açúcar são cultivados, usualmente por trabalhadores residentes na própria fazenda.

Fazendas urbanas[editar | editar código-fonte]

Cidades nos EUA, com decréscimo no total de habitantes, apresentam grandes quantidades de edificações abandonadas e uma proposta é transformar estas áreas em grandes fazendas no território urbano.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fazendas urbanas. Scientific American Brasil (8 de setembro de 2011). Página visitada em 8 de setembro de 2011.


Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fazenda