Agrometeorologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A agrometeorologia (ou meteorologia agrícola) é o ramo da meteorologia que estuda as relações de causa e efeito das condições meteorológicas com o meio rural e a produção agrícola. [1]

A agrometeorologia é uma das atribuições no âmbito da Engenharia Florestal.

Usos[editar | editar código-fonte]

A horticultura é fortemente influenciada pelas variaçãos climáticas, mesmo que pequenas.

A quantidade e qualidade de muitos produtos de agricultura, da horticultura, a silvicultura e da pecuária são intimamente dependente das condições climáticas. Além disso, a proliferação de pragas, doenças de plantas e fungos depende do tempo.

Tendo as estações de medições em vários locais em uma área agrícola, é possível realizar medições de gradientes de temperatura e ponto de orvalho em cada estação e entre as estas. Outro instrumento importante é o medidor de fluxo é então utilizada para calcular em tempo real os termos do equilíbrio de energia que dá a evapotranspiração das plantas.

O conhecimento de precipitação e avaliação da umidade do solo, também conhecido como cálculo do balanço hídrico, isto leva à descrição num dado tempo, do estado de uma cultura que maximizam a produção agrícola.

Mudanças nas condições entre as diferentes parcelas de terreno é chamado o microclima (todas as condições climáticas específicas sobre uma pequena área). Cada um destes climas cria diferenças na produção agrícola. O agro-meteorologista, portanto, olhar para cada fatores microclima e se preocupam com a melhoria quantitativa e qualitativa da produção agrícola no aconselhamento aos agricultores sobre as medidas para melhorar as condições de cada um.

Referências

  1. Institut für Agrarmeteorologische Forschung des. Was ist Agrarmeteorologie? (em Alemão).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.