Estádio Olímpico de Berlim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exterior do Olympiastadion
Interior do Olympiastadion

O Estádio Olímpico (Alemão: Olympiastadion) em Charlottenburg, distrito de Berlim, desenhado pelo arquiteto alemão Werner March, foi construído entre 1934 e 1936 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1936.

Substituiu o Estádio Alemão (Deutsche Stadion) desenhado pelo pai de Werner, Otto March, construído entre 1912 e 1913 para ser sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1916 que acabariam por ser cancelados devido à Primeira Guerra Mundial. Foi restaurado para a Copa do Mundo de 2006 até meados de 2004 (projeto: gmp).

Foi palco de 6 Jogos, incluindo a estréia do Brasil conta a Croácia, vencida pelos brasileiros por 1 a 0 e a Grande Final entre Itália e a França, com a vitória italiana nos pênaltis por 5 a 3. Em 2009 sediou o Campeonato do Mundo de Atletismo. A capacidade atual é de 74.220 pessoas.

É atualmente a casa do Hertha BSC Berlin.

Fatos históricos[editar | editar código-fonte]

  • Em 9 de Janeiro de 2002, trabalhadores encontraram durante a reforma do estádio uma bomba da Segunda Guerra Mundial não detonada enterrada abaixo do setor da arquibancada. A bomba foi detonada no exterior pela polícia.
  • Entre 1951 e 2005, havia na Olympischer Platz (A Praça Olímpica localizada em frente ao estádio) uma grande antena que transmitia para todos os rádios portáteis de Berlim.

Principais Partidas[editar | editar código-fonte]

Copa do Mundo de 1974[editar | editar código-fonte]

Copa do Mundo de 2006[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Estádio Olímpico de Berlim
Precedido por
Estádio Internacional de Yokohama
Yokohama
Copa do Mundo FIFA
Final

2006
Sucedido por
FNB Stadium
Johannesburgo
Precedido por
Estádio Nagai
Osaka
Campeonato Mundial de Atletismo
2009
Sucedido por
Daegu World Cup Stadium
Daegu