Estádio Olímpico de Munique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Olympiastadion München
Estádio Olímpico de Munique
Olympiastadion Muenchen.jpg
Nome Olympiastadion
Características
Local Munique,  Alemanha
Capacidade 69.250 espectadores
Construção
Inauguração
Data 26 de maio de 1972
Partida inaugural Alemanha Ocidental x União Soviética
Primeiro gol Gerd Müller (4 gols)
Último Jogo
Outras informações
Proprietário Governo do Estado da Baviera
Mandante Bayern de Munique (1972–2005) e TSV 1860 Munique (1972–2005)

O Estádio Olímpico (em alemão Olympiastadion) em Munique, desenhado pelo arquiteto alemão Günter Behnisch e seus sócios, foi construído entre 1966 e 1972 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1972.

Inaugurado em 26 de maio de 1972, 80 mil espectadores puderam ver o futebolista alemão Gerd Müller, "Der Bomber" ("O Bombardeiro") marcar quatro gols numa partida contra a União Soviética. Três meses depois, em 26 de agosto, ocorreu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos.

O estádio também foi importante na Copa do Mundo de 1974, sendo sede de 8 jogos, entre eles a Grande Final entre a Alemanha Ocidental e a Holanda (a "Laranja Mecânica"), vencida pelos alemães por 2 a 1 e a Decisão de 3º Lugar entre o Brasil e a Polônia, vencida pelos poloneses por 1 a 0.

Outra competição importante entre Seleções cuja decisão ocorreu no Olympiastadion foi em 1988, a Eurocopa (Torneio com as principais Seleções européias), vencida pela Holanda por 2 a 0 sobre a União Soviética, com um belo gol do atacante Marco van Basten.

O estádio também foi palco de três decisões da Liga dos Campeões da UEFA: em 1979 o Nottingham Forest FC venceu o Malmö, em 1993 o Olympique de Marselha venceu o AC Milan e em 1997 o Borussia Dortmund venceu a Juventus.

A principal característica do estádio é o teto retrátil, com 75.000 metros quadrados, um marco na Arquitetura esportiva. O campo tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura e um sistema de irrigação e aquecimento sob a terra.

O estádio, que atualmente tem capacidade para 69.250 espectadores, foi casa dos Principais Clubes da Cidade, o Bayern de Munique e o TSV 1860 Munique até 2005, quando foi concluído o Allianz Arena.

Fatos históricos[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O sistema de iluminação de 1,875 lux do Estádio Olímpico de Munique é um dos mais poderosos na Europa.
  • Diego Maradona encantou em duas ocasiões o público de Munique. A primeira foi na semifinal da Copa da UEFA em 1988/1989 quando o FC Bayern Munique empatou por 2 a 2 com o Nápoles e a segunda foi em 2000 na partida de homenagem a Lothar Matthäus.
  • Franz Beckenbauer disse sobre o lugar: “Ainda é um obra de arte arquitectónica, mas a pista de corrida significa que os espectadores estão muito distantes da acção. Isso é, de alguma forma, meio ultrapassado."
  • A Banda australiana AC/DC gravou um DVD em 2001 no estádio, que foi chamado de Stiff Upper Lip Live, DVD que teve 21 músicas e foi lançado em dezembro do mesmo ano.
  • O famosa cantor e compositor Michael Jackson foi o artista internacional que mais se apresentou no estádio, totalizando cinco shows durante sua carreira solo. A primeira delas foi em 1988, durante a Bad World Tour, sua turnê na época, em que Jackson se apresentou para um público esgotado de 72 mil pessoas em 8 de julho daquele ano; A segunda vez que o local abrigou um show do cantor foi em 1992, quatro anos depois, quando Michael iniciou a sua Dangerous World Tour por lá, diante de um público esgotado de 72 mil fãs. Os dois shows seguintes ocorreram ambos em 1997, durante a turnê seguinte do cantor, a HIStory World Tour, em que ele se apresentou para um total de cerca de 145 mil pessoas em dois shows de ingressos esgotados (72 mil por show), nos dias 4 e 6 de julho de 1996. A quinta e última performance do astro no estádio foi em 27 de junho de 1999, mais uma vez para 72 mil fãs, quando Jackson se apresentou ao lado de vários outros artistas e bandas renomadas a fim de levantar fundos em prol de milhões de crianças famintas e necessitadas em várias partes do mundo, num projeto que ficou conhecido na época como Michael Jackson and His Friends.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Estádio Olímpico de Munique