Camp Nou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Camp Nou
Barcelona 296.JPG
UEFA: Nuvola apps mozilla.pngNuvola apps mozilla.pngNuvola apps mozilla.pngNuvola apps mozilla.pngNuvola apps mozilla.png
Nome Camp Nou
Características
Local Barcelona, Flag of Spain.svg Espanha
Gramado (105 x 68)
Capacidade 99.786
Construção
Inauguração
Data 27 de Setembro de 1957 (55 anos)
Partida inaugural Barcelona x Seleção Varsoviana de Futebol
Recordes
Público recorde 120.000
Data recorde 5 de março de 1986[1]
Partida com mais público Barcelona-Juventus
Outras informações
Proprietário Fútbol Club Barcelona
Mandante Fútbol Club Barcelona

O Camp Nou (traduzido do catalão, "Campo Novo"[2] ) é um estádio de futebol localizado na cidade de Barcelona, na Catalunha, na Espanha.

Seu nome oficial era Estadi del Fútbol Club Barcelona até 2000/2001, quando uma votação realizada entre os torcedores oficializou a sua denominação popular, Camp Nou[3] . Desde 1998/1999, é um estádio 5 estrelas segundo a União das Federações Europeias de Futebol.

É o terceiro estádio que o Fútbol Club Barcelona possuiu ao longo da história, posterior aos antigos Camp del Carrer Indústria e Camp de les Corts. Por este motivo, na ocasião de sua inauguração, foi apelidado de Camp Nou ("Campo Novo").[4]

Em termos de capacidade está entre os maiores estádios do mundo.

Inauguração[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em 24 de Setembro de 1957, quando o Fútbol Club Barcelona abandonou seu antigo Estádio de Les Corts por este ser muito pequeno, a primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre o clube e uma seleção de Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2. No primeiro jogo oficial, válido pela segunda rodada do Campeonato Espanhol de Futebol da temporada 1957-1958, entre Fútbol Club Barcelona e Real Jaén, com uma vitória de 6 a 1 para a equipa catalã.

Foi projetado por Francesc Mitjans (1909-2006), nascido na cidade de Barcelona. O arquiteto é figura-chave para interpretar a renovação da arquitetura catalã a partir da década de 1950.

Instalações[editar | editar código-fonte]

O Camp Nou passou por algumas reformas. Em 1981, o estádio foi ampliado para 150.000 lugares para a Copa do Mundo FIFA de 1982, disputada na Espanha. Em 1998, visando a obedecer as normas da União das Federações Europeias de Futebol, substituiu as áreas onde torcedores ficavam de pé por assentos, diminuindo sua capacidade para exatamente 99. 786 lugares. É o 5º maior estádio de clubes do mundo e o maior do continente[5] .

O Camp Nou, em Barcelona.

O Camp Nou é um dos estádios espanhóis catalogados com "Cinco Estrelas" pela União das Federações Europeias de Futebol. No estádio, estão localizados a sede social e administrativa do FC Barcelona e o museu do clube. Fora isso, o complexo esportivo conta com um outro estádio, o "Mini Estadi" (com 20 000 lugares); o estádio da equipe-base do "Barça"; o do Barça B; um ginásio multiuso para 8 000 pessoas e dormitórios para os jogadores das categorias de base do clube.

Cenário de importantes eventos desportivos[editar | editar código-fonte]

Camp Nou visto de dentro.

Além de ser cenário de todas as partidas locais do time principal do Fútbol Club Barcelona, o Camp Nou tem sido cenário de diversos eventos, tanto desportivos como sociais e culturais.

Principais partidas[editar | editar código-fonte]

O Camp Nou visto de fora.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Camp Nou

Eurocopa 1964[editar | editar código-fonte]

Finais de Liga dos Campeões da UEFA[editar | editar código-fonte]

Copa do Mundo de 1982[editar | editar código-fonte]


Panorama do Estádio Camp Nou.

Localização[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Aristides Mallol, 175 - Distrito de Les Corts - Barcelona
  • Localização Google Earth: 41 22 51.52 N 2 07 20.86 E

Visitas[editar | editar código-fonte]

Mais de 1. 300. 000 pessoas visitaram em 2010 o Camp Nou fora dos dias dos jogos da equipa catalã[6] .

Fotos[editar | editar código-fonte]

Referências