Estádio Olímpico de Seul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Seoul Olympic Stadium
Seoulolympicstadium2005.JPG
Fachada do Estádio Olímpico de Seul.
Nome Estádio Olímpico de Seul
Características
Local Seul,  Coreia do Sul
Gramado Gramado natural
Capacidade 69 950
Construção
Data 1977-1984
Inauguração
Data 29 de setembro de 1984
Outras informações
Proprietário Seul
Mandante Seoul United

O Estádio Olímpico de Seul (ou Jamsil Olympic Stadium) é um estádio localizado em Seul, Coreia do Sul. Foi a principal obra construída para os Jogos Asiáticos de 1986 e para os Jogos Olímpicos de 1988.È atualmente o Centro do Complexo de Esportes Jamsil no distrito de Songpa-gu,no sudeste da cidade,as margens do Rio Han.

O arquiteto do estadio foi Kim Swoo Geun. As linhas do estádio são baseadas nos traços de um vaso de porcelana da Dinastia Joseon.Os locais dos espectadores estão separados em duas partes, nas quais estão cobertas por uma cobertura retrátil instalada após as Olimpíadas. Inicialmente com a capacidade de aproximadamente 100 mil pessoas,a sua capacidade foi progressivamente reduzida para 69,950 espectadores.

Antes da sua construção,os maiores estádios da cidade eram o Estádio Dongdaemun com capacidade para 30 mil pessoas e o Estádio Hyochang com capacidade de 20 mil pessoas.No período eles eram pequenos demais para chamar a atenção para sediar eventos esportivos de grande porte.A construção do estádio começou em 1977 com a discreta meta da cidade sediar os Jogos Asiáticos de 1986.Mas,no embalo desse evento,Seul decidiu se candidatar para os Jogos Olímpicos de 1988,e eventualmente a cidade foi escolhida como sede do evento em Setembro de 1981 e o estádio se tornou também o centro do evento.

O estádio foi inaugurado em 29 de Setembro de 1984 e foi usado para os Jogos Asiáticos de 1986 e dois anos depois, para as Olimpíadas e Paraolímpiadas de 1988.E desde então não é usado para um evento global.Seu último uso foi pelo Seoul United FC ,um time da terceira divisão do futebol coreano que mandava os Jogos no estádio até 2009.

O estádio também está na lista dos estádios propostos pela candidatura sul-coreana para a Copa do Mundo FIFA de 2018.Já que não foi usado quando o país sediou juntamente com o Japão a Copa do Mundo FIFA de 2002 por estar fora dos padrões exigidos pela FIFA na época.

Shows[editar | editar código-fonte]

O Estádio Olímpico também sedia ocasionalmente shows de grande porte.Visto que na cidade não há outro lugar que suporte logisticamente shows de grande porte.

Alguns artistas que tocaram no estádio são:Lady Gaga, Bon Jovi, Roger Waters, Michael Jackson, Pussycat Dolls, Backstreet Boys, Linkin Park, Metallica, Tommy Lee, Celine Dion, TVXQ!, JYJ, H.O.T, JTL, SS501, Super Junior, Girls' Generation, Lee Hyori e SHINee entre outros.

Links[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estádio Olímpico de Seul