Estádio Jalisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Jalisco
Estádio Jalisco

Nome Estadio Jalisco
Características
Local Guadalajara, Jalisco,  México
Capacidade 56.713
Inauguração
Data 1960 (64 anos)

O Estádio Jalisco é um estádio de futebol localizado em Guadalajara, no México. É o terceiro maior estádio do país, perdendo apenas para o Estádio Azteca e o Estádio Olímpico Universitário.

Inaugurado em 20 de novembro de 1952, tem capacidade para 56.713 torcedores.[1] É a casa do Atlas de Guadalajara e do Leones Negros e foi durante muito tempo, do Chivas de Guadalajara.

Foi palco de cinco dos seis jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 1970 (além de outros três jogos) e os cinco jogos do Brasil na Copa do Mundo de 1986 (além de um jogo). Com isso, o Jalisco se tornou o estádio mais utilizado pelo Brasil em Copas do Mundo.

Também recebeu alguns jogos da Copa das Confederações de 1999.

História[editar | editar código-fonte]

Inauguração[editar | editar código-fonte]

O estádio foi inaugurado a 24 de janeiro de 1959. No entanto, o jogo inaugural só teve lugar a 31 de janeiro de 1960 e foi disputado entre a equipe argentina San Lorenzo de Almagro e o Atlas.

O primeiro jogador a pisar o relvado foi Alfredo Torres, e o primeiro golo foi marcado por Norberto Boggio, jogador do El Cyclone. Cinquenta mil espectadores assistiram ao jogo, que gerou uma receita de bilheteira de cerca de 465.000 pesos.

Eventos internacionais[editar | editar código-fonte]

O México sediou a Copa do Mundo da FIFA de 1970, e Guadalajara foi escolhida como cidade anfitriã do Mundial, pelo que foi acrescentado um primeiro andar ao estádio, bem como estendida a cobertura a todas as bancadas. Em 1986, o evento voltou a realizar-se em Guadalajara e procedeu-se a uma remodelação geral e à modernização do equipamento técnico.

Em 1999, o estádio acolheu a Copa das Confederações de 1999. Foram acrescentados camarotes VIP na parte oriental do estádio e os vestiários e a zona comum foram completamente remodelados, com uma nova cabine de imprensa, localizada na parte superior do estádio, conhecida como Zona "B".

Jogos da Copa do Mundo de 1970[editar | editar código-fonte]

Jogos da Copa do Mundo de 1986[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Estadio Jalisco». www.atlasfc.com.mx. Consultado em 13 de outubro de 2016