Autódromo Enzo e Dino Ferrari
O Autódromo Enzo e Dino Ferrari é um circuito próximo à cidade italiana de Imola, 40 km a leste de Bolonha e 80 km a leste da fábrica da Ferrari, em Maranello.
Este Autódromo recebeu etapas Fórmula 1 continuadamente, entre as temporadas de 1980 até 2006. Em 1980 sediou como Grande Prêmio da Itália e nos demais anos como sede do Grande Prêmio de San Marino.
No Sábado, 30 de Abril de 1994, no treino de qualificação, o austríaco Roland Ratzenberger morreu quando a asa dianteira do Simtek se soltou, fazendo com que o piloto perdesse o controle do carro indo bater forte no muro da curva Villeneuve. Ratzenberger morreu na pista, embora tenham anunciado que tenha sido no hospital.
No Domingo, 1º de Maio, no início do Grande Prêmio de San Marino, um acidente na curva Tamburello matou o tricampeão mundial Ayrton Senna. Sucessivamente, a pista passou por modificações de segurança.
O circuito deve o nome a Enzo Ferrari o lendario fundador da marca Ferrari e a seu filho Alfredino Ferrari, mais conhecido por Dino, que morreu em 1956 por doença (distrofia muscular) filho este que veio a dar nome a um dos famosos modelos da marca, o Ferrari Dino.
[editar] Vencedores de Grande Prêmios de Fórmula 1 em Ímola
Em 1980 a corrida sediou como Grande Prêmio da Itália está com o fundo de azul claro.